Avançar para o conteúdo principal

Norte-americana condenada a 12 anos de prisão na Rússia - o crime: doar 46 euros à Ucrânia


 Ksenia Khavana foi detida e condenada por traição depois de ter ajudado a juntar dinheiro para o exército de Kiev

Um tribunal russo condenou esta quinta-feira Ksenia Khavana, de dupla nacionalidade norte-americana e russa, a uma pena de prisão de 12 anos.


Em causa, segundo a sentença, está uma condenação por traição, depois de a mulher ter ajudado a juntar dinheiro para dar ao exército ucraniano.


O grupo de direitos humanos First Department indica que as acusações se referem a uma doação de 46 euros destinada a um fundo de caridade norte-americano que ajuda a Ucrânia.


Khavana, que foi identificada pelas autoridades russas pelo nome de nascimento Karelina, foi detida na cidade de Ekaterinburg em fevereiro. Declarou-se inocente das acusações no julgamento que decorreu à porta fechada na semana passada, mas o tribunal não teve o mesmo entendimento.


A mulher obteve nacionalidade norte-americana depois de ter casado com um cidadão dos Estados Unidos, com quem foi viver para Los Angeles. Regressou depois à Rússia para ver a família, mas não voltou a sair.


Os serviços federais de segurança da Rússia indicaram que a mulher “recolheu, proactivamente, dinheiro em benefício de organizações ucranianas”, acrescentando que esse dinheiro foi depois utilizado para comprar mantimentos médicos, equipamento militar, armas e munições para as forças armadas ucranianas.


A Rússia tem encontrado diversas formas de penalizar cidadãos que ajudem de alguma forma a Ucrânia desde o início da invasão em fevereiro de 2022. As autoridades norte-americanas estão preocupadas que casos deste género, por envolverem cidadãos com passaporte dos Estados Unidos, possam aumentar.


Basta ver o que aconteceu com Evan Gershkovich, jornalista do Wall Street Journal detido sob acusações de espionagem que foi recentemente libertado na maior troca de prisioneiros desde a Guerra Fria.


Norte-americana condenada a 12 anos de prisão na Rússia - o crime: doar 46 euros à Ucrânia - CNN Portugal (iol.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Um novo visitante interestelar está a caminho do nosso Sistema Solar

O cometa 3I/ATLAS é o terceiro  destes raros visitantes que oferece aos cientistas   uma rara oportunidade de estudar algo fora do nosso Sistema Solar. U m novo objeto vindo do espaço interestelar está a entrar no nosso Sistema Solar. É apenas o terceiro alguma vez detetado e, embora não represente perigo para a Terra, está a aproximar-se - e poderá ser o maior visitante extrassolar de sempre. A  NASA confirmou  esta quarta-feira a descoberta de um novo objeto interestelar que passará pelo nosso Sistema Solar. Não representa qualquer ameaça para a Terra, mas passará relativamente perto: dentro da órbita de Marte. Trata-se apenas do   terceiro objeto interestelar   alguma vez detetado pela humanidade. E este, além de estar a mover-se mais depressa do que os anteriores, poderá ser o maior. Um brilho vindo de Sagitário A 1 de julho, o telescópio  ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) , instalado em Rio Hurtado, no Chile, registou um brilho...

A otimização de energia do Paquistão via mineração de bitcoin recebe 3 meses de teste após a rejeição parcial do FMI

  FMI rejeita parcialmente proposta do Paquistão para mineração de Bitcoin com eletricidade subsidiada O Fundo Monetário Internacional (FMI) recusou-se a endossar totalmente a proposta do Paquistão para uma tarifa de eletricidade subsidiada destinada a impulsionar operações de mineração de Bitcoin, segundo noticiou o portal local Lucro a 3 de julho. De acordo com o relatório, Fakhray Alam Irfan, presidente do Comité Permanente de Energia do Senado do Paquistão, revelou que o FMI aprovou apenas um período de alívio de três meses — metade dos seis meses inicialmente propostos — alegando riscos de distorção do mercado e pressão adicional sobre o já sobrecarregado setor energético do país. Esta rejeição parcial reflete o ceticismo mais amplo do FMI relativamente à adoção de criptomoedas a nível nacional. Alertas semelhantes foram dirigidos a outros países, como El Salvador, onde o FMI desaconselhou o envolvimento direto do governo na mineração e acumulação de Bitcoin. Importa referir ...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook