Avançar para o conteúdo principal

Pensões baixas terão suplemento de 200 euros em outubro



 Os reformados e pensionistas com pensões mais baixas - até 509,26 euros, valor do indexante dos apoios sociais (IAS) - irão receber, em outubro, um “suplemento extraordinário” único de 200 euros, anunciou ontem o primeiro-ministro, Luís Montenegro, na Festa do Pontal, no Algarve. No mesmo mês, serão também pagos 150 euros aos reformados e pensionistas que recebem entre um e dois IAS (ou seja, até 1018,82 euros) e 100 euros a quem recebe até três IAS (1527,78 euros).


Montenegro disse estar a cumprir o prometido na campanha eleitoral, quando anunciou o reforço dos apoios aos reformados e pensionistas. Deixou a promessa de voltar a tomar uma medida extraordinária semelhante em 2025, se a situação financeira do país for “igual ou melhor” à de hoje.


Esta foi uma de três medidas ontem reveladas no Calçadão de Quarteira. A segunda prendeu-se com a ferrovia, com Montenegro a anunciar a criação de um passe, com o custo de 20 euros por mês, que “dará acesso a todos os comboios urbanos, regionais e inter-regionais e, também, à rede do Intercidades”. Sustentou que não se trata de uma “benesse”, mas sim de um “investimento” no ambiente e na população.


Mais vagas em medicina

Em terceiro lugar, o chefe do Governo disse que fará “tudo” para que o país passe a formar mais médicos. Frisando que este ano abriram 1684 vagas em Medicina e que, a cada ano, estão a reformar-se cerca de 1500 médicos, Montenegro expressou o desejo de acelerar a criação de cursos de Medicina nas universidades de Évora e de Trás-os-Montes e Alto Douro.


Antes de elencar estas medidas, o primeiro-ministro afirmou que o Governo está “a transformar o país nos planos estratégico e estrutural”. Apontando a mira ao PS, criticou os que passam a imagem de que é “fácil” resolver os problemas do país: “As pessoas acham que os portugueses são estúpidos?”. Sobre o Orçamento do Estado, insistiu que não abrirá mão dos “princípios” do PSD.


Em reação, a líder parlamentar do PS, Alexandra Leitão, disse que os números provam o “quase descalabro” do SNS, que “está pior” do que há um ano: há “mais 40%” de urgências fechadas do que em igual período de 2023 e as grávidas têm hoje mais “imprevisibilidade” nas urgências, argumentou.


Pensões baixas terão suplemento de 200 euros em outubro (jn.pt)

Comentários

Notícias mais vistas:

"Assinatura" típica do Kremlin: desta vez foi pior e a Rússia até atacou instalações da UE

Falamos de "um dos maiores ataques combinados" contra a Ucrânia, que também atingiu representações de países da NATO Kiev foi novamente bombardeada durante a noite. Foi o segundo maior ataque aéreo da Rússia desde a invasão total à Ucrânia. Morreram pelo menos 21 pessoas, incluindo quatro crianças, de acordo com as autoridades. Os edifícios da União Europeia e do British Council na cidade foram atingidos pelos ataques, o que levou a UE e o Reino Unido a convocarem os principais diplomatas russos. Entre os mortos encontram-se crianças de 2, 17 e 14 anos, segundo o chefe da Administração Militar da cidade de Kiev. A força aérea ucraniana afirmou que o Kremlin lançou 629 armas de ataque aéreo contra o país durante a noite, incluindo 598 drones e 31 mísseis. Yuriy Ihnat, chefe de comunicações da Força Aérea, disse à CNN que os foi “um dos maiores ataques combinados” contra o país. O ministério da Defesa da Rússia declarou que atacou “empresas do complexo militar-industrial e base...

Avião onde viajava Von der Leyen afetado por interferência de GPS da Rússia

 O GPS do avião onde viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi afetado por uma interferência que as autoridades suspeitam ser de origem russa, no domingo, forçando uma aterragem com mapas analógicos. Não é claro se o avião seria o alvo deliberado. A aeronave aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Plovdiv, no sul da Bulgária, sem ter de alterar a rota. "Podemos de facto confirmar que houve bloqueio do GPS", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, numa conferência de imprensa em Bruxelas. "Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que se deveu a uma interferência flagrante da Rússia". A região tem sofrido muitas destas atividades, afirmou o executivo comunitário, acrescentando que sancionou várias empresas que se acredita estarem envolvidas. O governo búlgaro confirmou o incidente. "Durante o voo que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para Plovdiv, o s...

Como uma entrevista matou João Rendeiro

João Rendeiro, após ser acusado de irregularidades no banco que fundou e presidia, o BPP, fugiu, não para um país que não tivesse acordo de extradição com Portugal mas para África do Sul onde tinha negócios. Acreditando na privacidade concedida por uma VPN, deu uma entrevista à CNN Portugal (TVI), via VPN. A partir dessa entrevista as autoridades portuguesas identificaram a localização de João Rendeiro que nunca acreditou que as autoridades sul-africanas o prendessem pois considerava as acusações infundadas e não graves ao ponto de dar prisão. No entanto João Rendeiro foi preso e, não acreditando na justiça portuguesa, recusou a extradição para Portugal acreditando que seria libertado, o tempo foi passando e ele teve de viver numa das piores prisões do mundo acabando por ter uma depressão que o levou ao suicídio. Portanto, acreditando no anonimato duma VPN, deu uma entrevista que o levou à morte. Este foi o meu comentário, agora o artigo da Leak: A falsa proteção da VPN: IPTV pode pôr-...