Avançar para o conteúdo principal

Android vai detetar roubo de telemóvel e bloquear acesso de forma imediata



 Google cita Brasil como inspiração para a funcionalidade, que tem uma margem de falsos positivos “muito baixa.”


A próxima atualização do sistema operativo Android irá introduzir uma funcionalidade que permitirá defender melhor os utilizadores do roubo dos seus smartphones. Chama-se Theft Lock, na designação inglesa, e foi inspirada pelo crescente problema de roubo de telefones Android no Brasil, segundo explicou o vice-presidente de engenharia do sistema, Dave Burke, numa mesa redonda onde o Dinheiro Vivo participou. 


“O roubo de smartphones é um problema sério”, declarou o executivo, que falava à margem do evento anual da empresa Google I/O, em Mountain View. Burke referiu que, em São Paulo, é roubado um telefone a cada cinco minutos. “Desenvolvemos uma forma de detetar um roubo e bloqueamos o telefone para manter os dados seguros”, resumiu. 


Sameer Samat, presidente do ecossistema Android, passou algum tempo a discutir o tema com consumidores brasileiros e disse, na mesa redonda, que o Brasil “foi muito influente na criação da funcionalidade.” Samat manteve até conversações com o governo do país, que salientou a gravidade do problema. De tal forma que muitos utilizadores andam com dois telefones, um contendo dados sensíveis (por exemplo para pagamentos) e outro que usam para falar na rua, correndo o risco de que seja roubado. 


Burke explicou que é a Inteligência Artificial embebida no Android que vai identificar uma sequência como sendo um roubo e ativar a proteção de forma automática. 


“Deteta se o telefone está desbloqueado e há um impacto repentino seguido de uma fuga”, descreveu Burke. Muitos roubos acontecem quando a pessoa está a usar o telefone na rua e alguém se aproxima de bicicleta ou mota e agarra o dispositivo de repente. Como está desbloqueado, o ladrão consegue acesso imediato aos dados mais sensíveis, causando danos imediatos. 


“Esta é a aplicação perfeita da IA”, considerou Burke, referindo que a margem de falsos positivos é “muito baixa.” Será ainda possível bloquear o telefone mesmo offline e de forma remota. 


Esta atualização vai beneficiar todas as versões de Android, mas há funcionalidades que serão exclusivas da nova iteração Android 15. Uma delas é a criação do Private Space, um telefone virtual dentro do telefone que só pode ser acedido mediante verificação do dono. 


E há outras: por exemplo, a deteção de ameaças em tempo real no Google Play (Live Threat Detection), que analisa e deteta aplicações suspeitas num “sistema anti-malware muito sofisticado”, segundo Dave Burke. O Android 15 irá também esconder notificações e palavras-passe temporárias para que não apareçam em partilhas de ecrã que possam ser usadas em ataques fraudulentos. 


O Google I/O decorre no anfiteatro Shoreline em Mountain View, Califórnia, onde a empresa está sediada. 


Android vai detetar roubo de telemóvel e bloquear acesso de forma imediata (dinheirovivo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Governo vai apoiar reconstrução de casas até 10.000 euros sem necessidade de documentação

 O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O mesmo montante estará disponível para situações relacionadas com agricultura e floresta exatamente no mesmo montante. Luís Montenegro falava no final da reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que durou cerca de três horas e decorreu na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento (Lisboa). De acordo com o primeiro-ministro, esses apoios para a reconstrução de casas serão acompanhados de vistorias das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e das Câmaras Municipais. "O mesmo procedimento tam...

Isenção de portagens por uma semana para quem entra e sai em 4 nós de acesso da A8, A17, A14 e A19

  Isenção nas autoestradas A8, A17, A14 e A19 só se aplica a quem entra ou sai em quatro nós e não ao tráfego que atravessa as vias. Brisa vai acomodar 30% da receita perdida. Estado paga o resto. O Governo anunciou a isenção de portagens durante uma semana nos nós que servem as zonas afetadas pela depressão Kristin. Estas isenções vão abranger troços da A8, A17, A14 e A19 e vão começar a ser aplicadas à meia noite e estender-se até às 24 horas do dia 10 de fevereiro, a próxima terça-feira. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, durante uma visita a uma empresa de Pombal. O Ministério das Infraestruturas e Habitação esclareceu entretanto, em comunicado que troços vão ficar isentos de portagens até 10 de fevereiro. E acrescentou que o tráfego que atravesse as autoestradas entre os nós acima referidos não será isentado. Fica isento todo o tráfego que tenha origem ou destino: Na A8, entre o nó de Valado de Frades e o nó de Leiria Nascente (COL); Na A17, entre o n...

Tempestade "Kristin": Conselho de Ministros adota medidas no montante de 2,5 mil milhões de euros

Conselho de Ministros, Lisboa, 1 fevereiro 2026 (Gonçalo Borges Dias/GPM)  O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, anunciou hoje, dia 1 de fevereiro, a adoção, pelo Conselho de Ministros, de um pacote de medidas destinado a apoiar as populações e as empresas na recuperação dos efeitos da tempestade "Kristin", que atingiu o território nacional na noite de 27 para 28 de janeiro. Além do prolongamento do estado de calamidade até 8 de fevereiro, foi apresentado um conjunto de medidas de emergência e de recuperação, num valor global de 2,5 mil milhões de euros, dirigido ao apoio aos cidadãos, às empresas e à recuperação de infraestruturas públicas e privadas. Aprovou uma Resolução do Conselho de Ministros (RCM) que alargou temporal e territorialmente a situação de calamidade em resultado da tempestade "Kristin", decretada pela RCM n.º 15-B/2026, nos seguintes termos: a) A situação de calamidade é prolongada até Às 23h59 do dia 8 de fevereiro de 2026,considerando as persist...