Avançar para o conteúdo principal

Android vai detetar roubo de telemóvel e bloquear acesso de forma imediata



 Google cita Brasil como inspiração para a funcionalidade, que tem uma margem de falsos positivos “muito baixa.”


A próxima atualização do sistema operativo Android irá introduzir uma funcionalidade que permitirá defender melhor os utilizadores do roubo dos seus smartphones. Chama-se Theft Lock, na designação inglesa, e foi inspirada pelo crescente problema de roubo de telefones Android no Brasil, segundo explicou o vice-presidente de engenharia do sistema, Dave Burke, numa mesa redonda onde o Dinheiro Vivo participou. 


“O roubo de smartphones é um problema sério”, declarou o executivo, que falava à margem do evento anual da empresa Google I/O, em Mountain View. Burke referiu que, em São Paulo, é roubado um telefone a cada cinco minutos. “Desenvolvemos uma forma de detetar um roubo e bloqueamos o telefone para manter os dados seguros”, resumiu. 


Sameer Samat, presidente do ecossistema Android, passou algum tempo a discutir o tema com consumidores brasileiros e disse, na mesa redonda, que o Brasil “foi muito influente na criação da funcionalidade.” Samat manteve até conversações com o governo do país, que salientou a gravidade do problema. De tal forma que muitos utilizadores andam com dois telefones, um contendo dados sensíveis (por exemplo para pagamentos) e outro que usam para falar na rua, correndo o risco de que seja roubado. 


Burke explicou que é a Inteligência Artificial embebida no Android que vai identificar uma sequência como sendo um roubo e ativar a proteção de forma automática. 


“Deteta se o telefone está desbloqueado e há um impacto repentino seguido de uma fuga”, descreveu Burke. Muitos roubos acontecem quando a pessoa está a usar o telefone na rua e alguém se aproxima de bicicleta ou mota e agarra o dispositivo de repente. Como está desbloqueado, o ladrão consegue acesso imediato aos dados mais sensíveis, causando danos imediatos. 


“Esta é a aplicação perfeita da IA”, considerou Burke, referindo que a margem de falsos positivos é “muito baixa.” Será ainda possível bloquear o telefone mesmo offline e de forma remota. 


Esta atualização vai beneficiar todas as versões de Android, mas há funcionalidades que serão exclusivas da nova iteração Android 15. Uma delas é a criação do Private Space, um telefone virtual dentro do telefone que só pode ser acedido mediante verificação do dono. 


E há outras: por exemplo, a deteção de ameaças em tempo real no Google Play (Live Threat Detection), que analisa e deteta aplicações suspeitas num “sistema anti-malware muito sofisticado”, segundo Dave Burke. O Android 15 irá também esconder notificações e palavras-passe temporárias para que não apareçam em partilhas de ecrã que possam ser usadas em ataques fraudulentos. 


O Google I/O decorre no anfiteatro Shoreline em Mountain View, Califórnia, onde a empresa está sediada. 


Android vai detetar roubo de telemóvel e bloquear acesso de forma imediata (dinheirovivo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook

Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin

 Em 2010, o criador do Bitcoin antecipou os perigos que a computação quântica poderia trazer para o futuro da criptomoeda e apresentou sugestões para lidar com uma possível quebra do algoritmo de criptografia SHA-256. Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin Um novo avanço no campo da computação quântica deixou a comunidade de criptomoedas em alerta sobre a possibilidade de quebra do algoritmo de criptografia SHA-256 do Bitcoin BTC, comprometendo a integridade das chaves privadas e colocando os fundos dos usuários em risco. Em 9 de dezembro, o Google apresentou ao mundo o Willow, um chip de computação quântica capaz de resolver, em menos de cinco minutos, problemas computacionais insolúveis para os supercomputadores mais avançados em uso nos dias de hoje. Apesar do alarde, Satoshi Nakamoto, o visionário criador do Bitcoin, já antecipara a ameaça quântica e sugerira duas medidas para mitigá-la. Em uma postagem no fórum Bitcoin Talk em junho de 2010, Sa...