Avançar para o conteúdo principal

A quem pertencem as operadoras em Portugal? Woo, Nowo, Amigo e outras



Para diversificar a oferta de internet, as empresas de telecomunicações começaram a lançar novas operadoras. Enquanto algumas oferecem pacotes com internet fixa e móvel, serviços de telefonia e até televisão, outras se concentram apenas em oferecer internet. Por esse motivo, o mercado já está cheio de novos nomes. Mas a quem pertence cada uma dessas operadoras?

Woo

Woo

A quem pertence: NOS

Eleita o Produto do Ano 2023 na categoria Tarifários à Medida e Escolha do Consumidor 2023 na categoria Tarifários Móveis, a Woo foi a primeira operadora 100% digital. Propriedade da NOS, trata-se de uma aplicação para smartphone para clientes que precisam apenas de internet.

Na aplicação, é possível aderir facilmente em apenas três minutos, alterar ou desativar a subscrição, consultar saldos, configurar o router (no caso da internet fixa) e a velocidade da internet, sem fidelização. Inclusive, é possível aderir à Woo mesmo que já tenhas contrato com outra operadora. A Woo pode ser usada em território nacional e em mais de 120 países com os quais Portugal tem acordos de roaming.

Amigo

Amigo

A quem pertence: Vodafone Portugal

A Amigo foi lançada pela Vodafone Portugal em novembro de 2023 para ser a principal concorrente da Woo. A operadora oferece vários planos móveis e de internet fixa por fibra. Embora exista a opção de combinar um plano de internet fixa por fibra a um plano móvel, também é possível optar apenas pela rede móvel a preços bem competitivos.

Assim como na Woo, nenhum dos planos exige fidelização e a Amigo conta com uma aplicação na qual o tarifário pode ser alterado facilmente e sem custos. A principal diferença entre as duas é que a Amigo trabalha apenas com planos móveis pós-pagos, enviando a fatura por e-mail.

Nowo

Nowo

A quem pertence: MásMóvil

Propriedade da espanhola MásMovil, a Nowo tem pacotes de Net+TV+Voz+Móvel, Net+TV+Voz, apenas de internet fixa e apenas de internet móvel, conforme o interesse do cliente. A operadora foi lançada em setembro de 2016 como resultado do rebranding da marca Cabovisão, pertencendo, na época, aos fundos Apax France e Fortino Capital. Um acordo MVNO (operador móvel virtual) com a MEO permitiu a oferta de serviço móvel a nível nacional.

Apesar da sua forte presença principalmente nos mercados rurais e em cidades mais pequenas de Portugal, a Nowo passa por um momento de incerteza no país. Em março de 2024, a Autoridade da Concorrência (AdC) travou o processo pelo qual a Vodafone Portugal compraria a Nowo. Até o momento, a permanência da operadora no país segue incerta.

LigaT

ligaT

A quem pertence: LigaT

Mais uma operadora que oferece pacotes apenas de internet, sem fidelização e sem custos extremamente elevados, a LigaT chegou ao mercado português em junho de 2023. A operadora apresenta-se como sendo de "cariz regional, com implantação local, e pretende democratizar o acesso à Internet, sem barreiras ou limites, sem mais tretas".

Já presente em zonas como Venda do Pinheiro, Malveira, Mafra, Ericeira, Caldas da Rainha, Bombarral e Montijo - mas com o objetivo de atingir a cobertura nacional - a LigaT chegou com preços competitivos para uma internet de qualidade. Para isso, a LigaT implementa e utiliza a sua própria rede de fibra ótica e não depende de terceiros.

Uzo

Uzo

A quem pertence: Altice Portugal

A UZO foi lançada em 2005 pela TMN, operadora do então Grupo Portugal Telecom (Grupo PT), hoje denominado Altice Portugal. Além da UZO, o Altice Portugal tem como subsidiárias a MEO, a MOCHE, o Altice Labs, o PT Contact e o Multicert.

Trata-se de mais uma opção de operadora que oferece planos de internet móvel sem fidelização, com total liberdade para o cliente, a preços mais competitivos.

WTF

WTF

A quem pertence: NOS

Uma das operadoras mais populares de Portugal, a WTF pertence ao grupo NOS em Portugal e foi lançada em 2015. A empresa oferece serviços de telefonia e rede móvel com valores competitivos e excelente cobertura.

Também fortaleceu-se no mercado por meio de suas parcerias, proporcionando aos seus clientes descontos mensais em empresas como Cinema NOS, Uber Eats, Uber, Adidas, FlixBus, Taco Bell, Pizza Hut, Poke House e Element.

Yorn

Yorn

A quem pertence: Vodafone Portugal

Parte do grupo Vodafone, a Yorn oferece planos pré-pagos e pós-pagos com diversos benefícios, como pacotes de dados, minutos e SMS. Já oferta planos, inclusive, como o Yorn Z. De adesão exclusiva para sub 25 ou estudantes, o pacote inclui 50GB/mês e subscrições do Disney+, da HBO Max e da Amazon Prime por apenas 3,50€ por semana.

Também traz promoções a partir do jogo Shake It, que convida o utilizador a colecionar cromos e disputar prémios. Também tem parcerias com os Cinemas UCI e com o Subway.

Moche

Moche

A quem pertence: Altice Portugal / MEO

Assim como WTF (NOS) e Yorn (Vodafone), a Moche (MEO) é uma operadora com tarifários de internet móvel e chamadas focados no público mais jovem.

Conta com parcerias com empresas como Zumub, Sanjo, FlixBus, Domino's Pizza, Cinema City e CinePlace, British Council, Bolt, Moey!, Wook, Livensa Living, Fitness Up, Uniplaces, Pousadas da Juventude e MEO Cloud.

LycaMobile

Lyca Mobile

A quem pertence: Independente

Esta operadora de telefonia móvel oferece planos pré-pagos focados em dados móveis. A empresa britânica é conhecida por oferecer tarifas competitivas para chamadas nacionais e internacionais e já está no mercado português há mais de 10 anos, já tendo acumulado mais de 200 mil clientes mensais no país.

A Lycamobile não pertence a uma operadora, é independente. Contudo, utiliza as redes da Vodafone Portugal para fornecer os seus próprios serviços.

Digi

Digi

A quem pertence: Dixarobil Telecom (Roménia)

A expetativa em torno da chegada da DIGI a Portugal é grande. A operadora promete revolucionar o mercado das telecomunicações em Portugal, repetindo a atuação com preços baixos já vista noutros mercados.

Confirmada para lançar a qualquer momento de 2024, a DIGI já conta com mais 3 mil antenas espalhadas no país. A empresa romena conta com 15 milhões de subscrições de Internet, TV e telemóvel na Roménia e foi eleita a velocidade de Internet mais rápida em Espanha, de acordo com o Ookla Speed Index 2022. 


A quem pertencem as operadoras em Portugal? Woo, Nowo, Amigo e outras - 4gnews


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di