Avançar para o conteúdo principal

A quem pertencem as operadoras em Portugal? Woo, Nowo, Amigo e outras



Para diversificar a oferta de internet, as empresas de telecomunicações começaram a lançar novas operadoras. Enquanto algumas oferecem pacotes com internet fixa e móvel, serviços de telefonia e até televisão, outras se concentram apenas em oferecer internet. Por esse motivo, o mercado já está cheio de novos nomes. Mas a quem pertence cada uma dessas operadoras?

Woo

Woo

A quem pertence: NOS

Eleita o Produto do Ano 2023 na categoria Tarifários à Medida e Escolha do Consumidor 2023 na categoria Tarifários Móveis, a Woo foi a primeira operadora 100% digital. Propriedade da NOS, trata-se de uma aplicação para smartphone para clientes que precisam apenas de internet.

Na aplicação, é possível aderir facilmente em apenas três minutos, alterar ou desativar a subscrição, consultar saldos, configurar o router (no caso da internet fixa) e a velocidade da internet, sem fidelização. Inclusive, é possível aderir à Woo mesmo que já tenhas contrato com outra operadora. A Woo pode ser usada em território nacional e em mais de 120 países com os quais Portugal tem acordos de roaming.

Amigo

Amigo

A quem pertence: Vodafone Portugal

A Amigo foi lançada pela Vodafone Portugal em novembro de 2023 para ser a principal concorrente da Woo. A operadora oferece vários planos móveis e de internet fixa por fibra. Embora exista a opção de combinar um plano de internet fixa por fibra a um plano móvel, também é possível optar apenas pela rede móvel a preços bem competitivos.

Assim como na Woo, nenhum dos planos exige fidelização e a Amigo conta com uma aplicação na qual o tarifário pode ser alterado facilmente e sem custos. A principal diferença entre as duas é que a Amigo trabalha apenas com planos móveis pós-pagos, enviando a fatura por e-mail.

Nowo

Nowo

A quem pertence: MásMóvil

Propriedade da espanhola MásMovil, a Nowo tem pacotes de Net+TV+Voz+Móvel, Net+TV+Voz, apenas de internet fixa e apenas de internet móvel, conforme o interesse do cliente. A operadora foi lançada em setembro de 2016 como resultado do rebranding da marca Cabovisão, pertencendo, na época, aos fundos Apax France e Fortino Capital. Um acordo MVNO (operador móvel virtual) com a MEO permitiu a oferta de serviço móvel a nível nacional.

Apesar da sua forte presença principalmente nos mercados rurais e em cidades mais pequenas de Portugal, a Nowo passa por um momento de incerteza no país. Em março de 2024, a Autoridade da Concorrência (AdC) travou o processo pelo qual a Vodafone Portugal compraria a Nowo. Até o momento, a permanência da operadora no país segue incerta.

LigaT

ligaT

A quem pertence: LigaT

Mais uma operadora que oferece pacotes apenas de internet, sem fidelização e sem custos extremamente elevados, a LigaT chegou ao mercado português em junho de 2023. A operadora apresenta-se como sendo de "cariz regional, com implantação local, e pretende democratizar o acesso à Internet, sem barreiras ou limites, sem mais tretas".

Já presente em zonas como Venda do Pinheiro, Malveira, Mafra, Ericeira, Caldas da Rainha, Bombarral e Montijo - mas com o objetivo de atingir a cobertura nacional - a LigaT chegou com preços competitivos para uma internet de qualidade. Para isso, a LigaT implementa e utiliza a sua própria rede de fibra ótica e não depende de terceiros.

Uzo

Uzo

A quem pertence: Altice Portugal

A UZO foi lançada em 2005 pela TMN, operadora do então Grupo Portugal Telecom (Grupo PT), hoje denominado Altice Portugal. Além da UZO, o Altice Portugal tem como subsidiárias a MEO, a MOCHE, o Altice Labs, o PT Contact e o Multicert.

Trata-se de mais uma opção de operadora que oferece planos de internet móvel sem fidelização, com total liberdade para o cliente, a preços mais competitivos.

WTF

WTF

A quem pertence: NOS

Uma das operadoras mais populares de Portugal, a WTF pertence ao grupo NOS em Portugal e foi lançada em 2015. A empresa oferece serviços de telefonia e rede móvel com valores competitivos e excelente cobertura.

Também fortaleceu-se no mercado por meio de suas parcerias, proporcionando aos seus clientes descontos mensais em empresas como Cinema NOS, Uber Eats, Uber, Adidas, FlixBus, Taco Bell, Pizza Hut, Poke House e Element.

Yorn

Yorn

A quem pertence: Vodafone Portugal

Parte do grupo Vodafone, a Yorn oferece planos pré-pagos e pós-pagos com diversos benefícios, como pacotes de dados, minutos e SMS. Já oferta planos, inclusive, como o Yorn Z. De adesão exclusiva para sub 25 ou estudantes, o pacote inclui 50GB/mês e subscrições do Disney+, da HBO Max e da Amazon Prime por apenas 3,50€ por semana.

Também traz promoções a partir do jogo Shake It, que convida o utilizador a colecionar cromos e disputar prémios. Também tem parcerias com os Cinemas UCI e com o Subway.

Moche

Moche

A quem pertence: Altice Portugal / MEO

Assim como WTF (NOS) e Yorn (Vodafone), a Moche (MEO) é uma operadora com tarifários de internet móvel e chamadas focados no público mais jovem.

Conta com parcerias com empresas como Zumub, Sanjo, FlixBus, Domino's Pizza, Cinema City e CinePlace, British Council, Bolt, Moey!, Wook, Livensa Living, Fitness Up, Uniplaces, Pousadas da Juventude e MEO Cloud.

LycaMobile

Lyca Mobile

A quem pertence: Independente

Esta operadora de telefonia móvel oferece planos pré-pagos focados em dados móveis. A empresa britânica é conhecida por oferecer tarifas competitivas para chamadas nacionais e internacionais e já está no mercado português há mais de 10 anos, já tendo acumulado mais de 200 mil clientes mensais no país.

A Lycamobile não pertence a uma operadora, é independente. Contudo, utiliza as redes da Vodafone Portugal para fornecer os seus próprios serviços.

Digi

Digi

A quem pertence: Dixarobil Telecom (Roménia)

A expetativa em torno da chegada da DIGI a Portugal é grande. A operadora promete revolucionar o mercado das telecomunicações em Portugal, repetindo a atuação com preços baixos já vista noutros mercados.

Confirmada para lançar a qualquer momento de 2024, a DIGI já conta com mais 3 mil antenas espalhadas no país. A empresa romena conta com 15 milhões de subscrições de Internet, TV e telemóvel na Roménia e foi eleita a velocidade de Internet mais rápida em Espanha, de acordo com o Ookla Speed Index 2022. 


A quem pertencem as operadoras em Portugal? Woo, Nowo, Amigo e outras - 4gnews


Comentários

Notícias mais vistas:

Aníbal Cavaco Silva

Diogo agostinho  Num país que está sem rumo, sem visão e sem estratégia, é bom recordar quem já teve essa capacidade aliada a outra, que não se consegue adquirir, a liderança. Com uma pandemia às costas, e um país político-mediático entretido a debater linhas vermelhas, o que vemos são medidas sem grande coerência e um rumo nada perceptível. No meio do caos, importa relembrar Aníbal Cavaco Silva. O político mais bem-sucedido eleitoralmente no Portugal democrático. Quatro vezes com mais de 50% dos votos, em tempos de poucas preocupações com a abstenção, deve querer dizer algo, apesar de hoje não ser muito popular elogiar Cavaco Silva. Penso que é, sem dúvida, um dos grandes nomes da nossa Democracia. Nem sempre concordei com tudo. É assim a vida, é quase impossível fazer tudo bem. Penso que tem responsabilidade na ascensão de António Guterres e José Sócrates ao cargo de Primeiro-Ministro, com enormes prejuízos económicos, financeiros e políticos para o país. Mas isso são outras questões

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging. A

Rendas antigas: Governo vai atribuir compensação a senhorios

 As associações que representam os senhorios mostraram-se surpreendidas com o "volte-face" do Governo. A Associação Lisbonense de Proprietários vai entregar uma petição no Parlamento, que já conta com quase 5.000 assinaturas, para acabar com o congelamento das rendas antigas. O Governo não vai, afinal, descongelar as rendas dos contratos de arrendamento anteriores a 1990, ao contrário do que está escrito na proposta do Orçamento do Estado. Após a polémica, o Ministério das Infraestruturas e da Habitação garantiu a criação de um mecanismo de compensação para os senhorios, mas não explicou como irá funcionar. Desde 2012 que está em vigor o novo regime de arrendamento urbano, que regula o mercado habitacional. Há mais de uma década que está suspensa a transição dos contratos anteriores a 1990 para o novo regime desde que os inquilinos cumpram um dos três critérios: terem 65 ou mais anos; incapacidade igual ou superior a 60%; ou um rendimento anual bruto corrigido inferior a cinc