Avançar para o conteúdo principal

A quem pertencem as operadoras em Portugal? Woo, Nowo, Amigo e outras



Para diversificar a oferta de internet, as empresas de telecomunicações começaram a lançar novas operadoras. Enquanto algumas oferecem pacotes com internet fixa e móvel, serviços de telefonia e até televisão, outras se concentram apenas em oferecer internet. Por esse motivo, o mercado já está cheio de novos nomes. Mas a quem pertence cada uma dessas operadoras?

Woo

Woo

A quem pertence: NOS

Eleita o Produto do Ano 2023 na categoria Tarifários à Medida e Escolha do Consumidor 2023 na categoria Tarifários Móveis, a Woo foi a primeira operadora 100% digital. Propriedade da NOS, trata-se de uma aplicação para smartphone para clientes que precisam apenas de internet.

Na aplicação, é possível aderir facilmente em apenas três minutos, alterar ou desativar a subscrição, consultar saldos, configurar o router (no caso da internet fixa) e a velocidade da internet, sem fidelização. Inclusive, é possível aderir à Woo mesmo que já tenhas contrato com outra operadora. A Woo pode ser usada em território nacional e em mais de 120 países com os quais Portugal tem acordos de roaming.

Amigo

Amigo

A quem pertence: Vodafone Portugal

A Amigo foi lançada pela Vodafone Portugal em novembro de 2023 para ser a principal concorrente da Woo. A operadora oferece vários planos móveis e de internet fixa por fibra. Embora exista a opção de combinar um plano de internet fixa por fibra a um plano móvel, também é possível optar apenas pela rede móvel a preços bem competitivos.

Assim como na Woo, nenhum dos planos exige fidelização e a Amigo conta com uma aplicação na qual o tarifário pode ser alterado facilmente e sem custos. A principal diferença entre as duas é que a Amigo trabalha apenas com planos móveis pós-pagos, enviando a fatura por e-mail.

Nowo

Nowo

A quem pertence: MásMóvil

Propriedade da espanhola MásMovil, a Nowo tem pacotes de Net+TV+Voz+Móvel, Net+TV+Voz, apenas de internet fixa e apenas de internet móvel, conforme o interesse do cliente. A operadora foi lançada em setembro de 2016 como resultado do rebranding da marca Cabovisão, pertencendo, na época, aos fundos Apax France e Fortino Capital. Um acordo MVNO (operador móvel virtual) com a MEO permitiu a oferta de serviço móvel a nível nacional.

Apesar da sua forte presença principalmente nos mercados rurais e em cidades mais pequenas de Portugal, a Nowo passa por um momento de incerteza no país. Em março de 2024, a Autoridade da Concorrência (AdC) travou o processo pelo qual a Vodafone Portugal compraria a Nowo. Até o momento, a permanência da operadora no país segue incerta.

LigaT

ligaT

A quem pertence: LigaT

Mais uma operadora que oferece pacotes apenas de internet, sem fidelização e sem custos extremamente elevados, a LigaT chegou ao mercado português em junho de 2023. A operadora apresenta-se como sendo de "cariz regional, com implantação local, e pretende democratizar o acesso à Internet, sem barreiras ou limites, sem mais tretas".

Já presente em zonas como Venda do Pinheiro, Malveira, Mafra, Ericeira, Caldas da Rainha, Bombarral e Montijo - mas com o objetivo de atingir a cobertura nacional - a LigaT chegou com preços competitivos para uma internet de qualidade. Para isso, a LigaT implementa e utiliza a sua própria rede de fibra ótica e não depende de terceiros.

Uzo

Uzo

A quem pertence: Altice Portugal

A UZO foi lançada em 2005 pela TMN, operadora do então Grupo Portugal Telecom (Grupo PT), hoje denominado Altice Portugal. Além da UZO, o Altice Portugal tem como subsidiárias a MEO, a MOCHE, o Altice Labs, o PT Contact e o Multicert.

Trata-se de mais uma opção de operadora que oferece planos de internet móvel sem fidelização, com total liberdade para o cliente, a preços mais competitivos.

WTF

WTF

A quem pertence: NOS

Uma das operadoras mais populares de Portugal, a WTF pertence ao grupo NOS em Portugal e foi lançada em 2015. A empresa oferece serviços de telefonia e rede móvel com valores competitivos e excelente cobertura.

Também fortaleceu-se no mercado por meio de suas parcerias, proporcionando aos seus clientes descontos mensais em empresas como Cinema NOS, Uber Eats, Uber, Adidas, FlixBus, Taco Bell, Pizza Hut, Poke House e Element.

Yorn

Yorn

A quem pertence: Vodafone Portugal

Parte do grupo Vodafone, a Yorn oferece planos pré-pagos e pós-pagos com diversos benefícios, como pacotes de dados, minutos e SMS. Já oferta planos, inclusive, como o Yorn Z. De adesão exclusiva para sub 25 ou estudantes, o pacote inclui 50GB/mês e subscrições do Disney+, da HBO Max e da Amazon Prime por apenas 3,50€ por semana.

Também traz promoções a partir do jogo Shake It, que convida o utilizador a colecionar cromos e disputar prémios. Também tem parcerias com os Cinemas UCI e com o Subway.

Moche

Moche

A quem pertence: Altice Portugal / MEO

Assim como WTF (NOS) e Yorn (Vodafone), a Moche (MEO) é uma operadora com tarifários de internet móvel e chamadas focados no público mais jovem.

Conta com parcerias com empresas como Zumub, Sanjo, FlixBus, Domino's Pizza, Cinema City e CinePlace, British Council, Bolt, Moey!, Wook, Livensa Living, Fitness Up, Uniplaces, Pousadas da Juventude e MEO Cloud.

LycaMobile

Lyca Mobile

A quem pertence: Independente

Esta operadora de telefonia móvel oferece planos pré-pagos focados em dados móveis. A empresa britânica é conhecida por oferecer tarifas competitivas para chamadas nacionais e internacionais e já está no mercado português há mais de 10 anos, já tendo acumulado mais de 200 mil clientes mensais no país.

A Lycamobile não pertence a uma operadora, é independente. Contudo, utiliza as redes da Vodafone Portugal para fornecer os seus próprios serviços.

Digi

Digi

A quem pertence: Dixarobil Telecom (Roménia)

A expetativa em torno da chegada da DIGI a Portugal é grande. A operadora promete revolucionar o mercado das telecomunicações em Portugal, repetindo a atuação com preços baixos já vista noutros mercados.

Confirmada para lançar a qualquer momento de 2024, a DIGI já conta com mais 3 mil antenas espalhadas no país. A empresa romena conta com 15 milhões de subscrições de Internet, TV e telemóvel na Roménia e foi eleita a velocidade de Internet mais rápida em Espanha, de acordo com o Ookla Speed Index 2022. 


A quem pertencem as operadoras em Portugal? Woo, Nowo, Amigo e outras - 4gnews


Comentários

Notícias mais vistas:

Esta cidade tem casas à venda por 12.000 euros, procura empreendedores e dá cheques bebé de 1.000 euros. Melhor, fica a duas horas de Portugal

 Herreruela de Oropesa, uma pequena cidade em Espanha, a apenas duas horas de carro da fronteira com Portugal, está à procura de novos moradores para impulsionar sua economia e mercado de trabalho. Com apenas 317 habitantes, a cidade está inscrita no Projeto Holapueblo, uma iniciativa promovida pela Ikea, Redeia e AlmaNatura, que visa incentivar a chegada de novos residentes por meio do empreendedorismo. Para atrair interessados, a autarquia local oferece benefícios como arrendamento acessível, com valores médios entre 200 e 300 euros por mês. Além disso, a aquisição de imóveis na região varia entre 12.000 e 40.000 euros. Novas famílias podem beneficiar de incentivos financeiros, como um cheque bebé de 1.000 euros para cada novo nascimento e um vale-creche que cobre os custos da educação infantil. Além das vantagens para famílias, Herreruela de Oropesa promove incentivos fiscais para novos moradores, incluindo descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IBI) e benefícios par...

"A NATO morreu porque não há vínculo transatlântico"

 O general Luís Valença Pinto considera que “neste momento a NATO morreu” uma vez que “não há vínculo transatlântico” entre a atual administração norte-americana de Donald Trump e as nações europeias, que devem fazer “um planeamento de Defesa”. “Na minha opinião, neste momento, a menos que as coisas mudem drasticamente, a NATO morreu, porque não há vínculo transatlântico. Como é que há vínculo transatlântico com uma pessoa que diz as coisas que o senhor Trump diz? Que o senhor Vance veio aqui à Europa dizer? O que o secretário da Defesa veio aqui à Europa dizer? Não há”, defendeu o general Valença Pinto. Em declarações à agência Lusa, o antigo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, entre 2006 e 2011, considerou que, atualmente, ninguém “pode assumir como tranquilo” que o artigo 5.º do Tratado do Atlântico Norte – que estabelece que um ataque contra um dos países-membros da NATO é um ataque contra todos - “está lá para ser acionado”. Este é um dos dois artigos que o gener...

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...