Avançar para o conteúdo principal

Pode desligar o controle de tração? Muitos não sabem para que serve



Apesar de ser importante para a segurança, esse controle pode ser desligado por um motivo que também pode salvar a pele do motorista

Botão do controle eletrônico de estabilidade do carro, mais conhecido como ESC
O controle de tração é identificado pelo botão com o desenho de um carro derrapando (Foto: Porsche | Divulgação)

O controle de tração e o de estabilidade se tornaram obrigatórios em todos os carros vendidos no Brasil a partir do início de 2024. O equipamento é importante para a segurança, porém existem situações onde é mais seguro desligar esse assistente.

O controle de tração tem função de evitar que as rodas patinem, evitando perder tração em acelerações e curvas. Já o controle eletrônico de estabilidade atua em curvas e em manobras de emergência evitando que o motorista perca o controle do carro.

VEJA TAMBÉM:

Em vias de asfalto, seja seco ou molhado, o ideal é sempre manter o controle de tração e o de estabilidade ligados. Ele só atuará em situações extremas e ajudarão na segurança.

Só é recomendável desligar esses assistentes em estradas de terra ou de cascalho solto. Nessas situações, principalmente em arrancadas, é preciso deixar o carro patinar um pouco para encontrar aderência e iniciar o movimento.

Com o controle de tração ligado, o computador entende que o carro está destracionando e corta a aceleração. Em carros com câmbio manual o motor pode até morrer.

volkswagen saveiro extreme 2024 cinza oliver frente em estrada de terra
Desligar o assistente ajuda a arrancar em pisos de baixa aderência, principalmente em subidas (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Esse comportamento depende também da programação da montadora. Os carros da Volkswagen, por exemplo, possuem um programação conservadora que corta a aceleração assim que os sensores notam que a rod girou em falso. Já nos carros da Stellantis, a programação permite patinar um pouco antes do assistente atuar.

Se o seu carro tiver programação que segue esse segundo caso, só é preciso desligar os assistentes caso essa patinada seja mais breve que o necessário. Porém em veículos com a programação mais conservadora é preciso desligar para não passar raiva.

Independente da programação dos controles de tração e estabilidade de seu carro, é importante ativá-los assim que ele entre em movimento nesses pisos soltos.

Controle de tração aumenta o consumo?

Como de costume, toda vez que algum equipamento se torna obrigatório vêm junto as fake news criando terror com isso. Com o controle de tração veio o mito de que o assistente aumenta o consumo do carro.

Essa informação é falsa. O controle de tração só atua em situações onde é detectada a perda de tração, ou seja, em acelerações fortes ou em curvas.

No uso comum, o assistente não é acionado. Quando ele entra em cena, uma luz amarela se acende no painel. Como seu funcionamento tem como base cortar a aceleração, ele até ajuda a reduzir o consumo. Mas é uma diferença muito baixa para ser mensurada e só seria notada caso o motorista dirija de forma perigosa com frequência.

Como funciona o controle de tração

esc controle de estabilidade renault portal 1
Com o controle desligado, as rodas patinam e o carro pode ir reto em uma curva (Foto: Bosch | Divulgação)

Esse assistente trabalha em conjunto com os sensores do ABS, sistema que evita o travamento dos freios. Esses sensores comparam as velocidades de cada roda, caso haja uma diferença grande, com as de tração girando mais que as outras, é detectada a patinação e perda de tração.

Para resolver isso, o computador do carro corta a aceleração. Alguns sistemas também atuam nos freios de forma individual ou reduz a pressão do turbo para acabar com a falta de tração.

Em carros com pretensão esportiva, o sistema de controle de tração pode também simular um diferencial de deslizamento limitado. Ele aplica o freio na roda interna durante uma curva, obrigando a força ir para a roda externa e contornar melhor.

Existe também um uso similar do controle de tração para ajudar no fora de estrada, freando a roda sem tração para sair de atoleiros. A Fiat criou isso com o Locker da linha adventure e hoje está na segunda geração com o TC+, que é usado na Strada, no Pulse, no Fastback, na Toro e no Jeep Renegade 4×2.

O controle de estabilidade tem funcionamento similar. Os sensores do ABS podem detectar também que o carro está saindo da trajetória em uma curva. Nesse caso o sistema freia individualmente as rodas para apontar o veículo para o rumo certo.

A luz do controle de tração

shutterstock luz do controle de tracao acesa no painel de um carro
Se essa luz ficar acesa de forma contínua, significa que o sistema está inoperante (Foto: Shutterstock)

O controle de tração é um dos equipamentos que faz uma luz acender no painel quando está funcionando. Sua cor é amarelo, indicativo de que o motorista deve prestar atenção.

Quando há alguma perda de tração, ela pisca no painel como aviso de que o motorista está exagerando no uso do acelerador. Ela apaga assim que tudo volta ao normal.

Essa luz pode também ficar acesa de forma contínua. Isso ocorre quando o controle de tração está desligado. Isso ocorre tanto quando o motorista aciona o botão ou quando há algum problema com o sistema. 


Pode desligar o controle de tração? Muitos não sabem para que serve (uol.com.br)


Comentários

Notícias mais vistas:

Como uma entrevista matou João Rendeiro

João Rendeiro, após ser acusado de irregularidades no banco que fundou e presidia, o BPP, fugiu, não para um país que não tivesse acordo de extradição com Portugal mas para África do Sul onde tinha negócios. Acreditando na privacidade concedida por uma VPN, deu uma entrevista à CNN Portugal (TVI), via VPN. A partir dessa entrevista as autoridades portuguesas identificaram a localização de João Rendeiro que nunca acreditou que as autoridades sul-africanas o prendessem pois considerava as acusações infundadas e não graves ao ponto de dar prisão. No entanto João Rendeiro foi preso e, não acreditando na justiça portuguesa, recusou a extradição para Portugal acreditando que seria libertado, o tempo foi passando e ele teve de viver numa das piores prisões do mundo acabando por ter uma depressão que o levou ao suicídio. Portanto, acreditando no anonimato duma VPN, deu uma entrevista que o levou à morte. Este foi o meu comentário, agora o artigo da Leak: A falsa proteção da VPN: IPTV pode pôr-...

"Assinatura" típica do Kremlin: desta vez foi pior e a Rússia até atacou instalações da UE

Falamos de "um dos maiores ataques combinados" contra a Ucrânia, que também atingiu representações de países da NATO Kiev foi novamente bombardeada durante a noite. Foi o segundo maior ataque aéreo da Rússia desde a invasão total à Ucrânia. Morreram pelo menos 21 pessoas, incluindo quatro crianças, de acordo com as autoridades. Os edifícios da União Europeia e do British Council na cidade foram atingidos pelos ataques, o que levou a UE e o Reino Unido a convocarem os principais diplomatas russos. Entre os mortos encontram-se crianças de 2, 17 e 14 anos, segundo o chefe da Administração Militar da cidade de Kiev. A força aérea ucraniana afirmou que o Kremlin lançou 629 armas de ataque aéreo contra o país durante a noite, incluindo 598 drones e 31 mísseis. Yuriy Ihnat, chefe de comunicações da Força Aérea, disse à CNN que os foi “um dos maiores ataques combinados” contra o país. O ministério da Defesa da Rússia declarou que atacou “empresas do complexo militar-industrial e base...

Avião onde viajava Von der Leyen afetado por interferência de GPS da Rússia

 O GPS do avião onde viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi afetado por uma interferência que as autoridades suspeitam ser de origem russa, no domingo, forçando uma aterragem com mapas analógicos. Não é claro se o avião seria o alvo deliberado. A aeronave aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Plovdiv, no sul da Bulgária, sem ter de alterar a rota. "Podemos de facto confirmar que houve bloqueio do GPS", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, numa conferência de imprensa em Bruxelas. "Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que se deveu a uma interferência flagrante da Rússia". A região tem sofrido muitas destas atividades, afirmou o executivo comunitário, acrescentando que sancionou várias empresas que se acredita estarem envolvidas. O governo búlgaro confirmou o incidente. "Durante o voo que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para Plovdiv, o s...