Os automóveis das marcas japonesas são os mais fiáveis para os automobilistas europeus, com a Lexus, Suzuki e Subaru a liderarem a classificação, segundo revela estudo da OCU.
A Lexus, a Suzuki e a Subaru são as três marcas mais fiáveis para os automobilistas europeus, segundo revela um estudo de fiabilidade da OCU – Organização de Consumidores e Utilizadores, a congénere da Deco do país vizinho.
De acordo com os resultados a um inquérito feito a 29 873 de automobilistas de nove países acerca do número de avarias ocorridas no seu veículo, a classificação é liderada por aquelas três marcas e entre as dez primeiras apenas duas não são asiáticas: Cupra e Smart.
Em geral, os resultados obtidos foram globalmente positivos. Praticamente todas as marcas obtiveram notas elevadas em fiabilidade, com pequenas diferenças entre elas. No fundo da tabela está a Land Rover, que, mesmo assim, consegue uma boa nota. Nos lugares imediatamente acima encontram-se marcas populares como a Opel, Peugeot, Citroën e Volkswagen.
Híbridos avariam menos
O inquérito veio demonstrar que os veículos híbridos a gasolina são aqueles menos propícios a avarias, com 17 modelos a obterem um índice de fiabilidade igual ou superior a 95. Dos dez modelos mais fiáveis, seis pertencem a essa tipologia e dois são elétricos a bateria. Os primeiros automóveis a gasolina surgem no nono e décimo lugares.
Por categoria, os automóveis híbridos a gasolina que menos avariam são o Fiat Panda 1000 (2012-) e o Suzuki Ignis (2017-), nos elétricos é o Tesla Model Y (2021-), nos híbridos plug-in o Ford Kuga PHEV 2500 (2019-). Quanto aos de combustão tradicionais, os mais fiáveis a gasolina são o Audi A1 (2018-), o Volkswagen T-Cross (2018-), Mazda CX-5 (2017-), enquanto nos diesel o melhor é o Audi Q5 (2016-).
Entre os automóveis que já não estão à venda nos concessionários, mas podem ser comprados em segunda mão os mais fiáveis são o Lexus NX (2014-2021) nos híbridos a gasolina, o BMW iX3 (2014-2023) nos elétricos a bateria, o Mitsubishi Outlander (2013-2022) nos híbridos plug-in, o Suzuki S-Cross / SX4 (2013-2021) nos gasolina e BMW Série 2 (2013-2021) nos diesel.
Problemas elétricos são mais comuns
As avarias mais frequentes são causadas por componentes elétricos – baterias, fusíveis, testemunhos, fechos, elevadores vidros, cablagens – representando 13% do total. As marcas com mais problemas são a Alfa Romeo, Fiat, Opel, Dacia, Renault e Skoda.
Seguem-se os problemas de travões, com 9% devido a anomalias nas bombas, tubos, discos, tambores ou cabos de travagem. As marcas mais afetadas são a Citroën, Ford, Lancia, Mazda, Opel, Skoda, Volkswagen, Volvo. Igual percentagem de avarias tem origem no motor e esse problema atinge mais a Citroën, Land Rover, Opel e Peugeot
A eletrónica é responsável por 8% das avarias declaradas pelos entrevistados e as marcas que mais aborrecimentos apresentam nesta matéria são a Alfa Romeo, Citroën, Fiat, Lancia, Opel, Peugeot, Renault.
O sistema de alimentação (carburadores, bombas de combustível, sistemas de injeção) e de direção (amortecedores, direção, eixos e pneus) e climatização são responsáveis por 7% dos problemas. No primeiro caso, as marcas mais afetadas são a Citroën, Land Rover, Opel e Peugeot; no segundo, a Fiat, Subaru e Tesla; e no último, Alfa Romeo, Citroën, Ford, Nissan, Opel, Renault.
Motor elétrico é fiável
Curiosamente, as baterias dos híbridos, híbridos plug-in e elétricos representam apenas 5% das avarias, sendo a Peugeot e a Volkswagen as mais afetadas.
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O motor elétrico, por sua vez, ainda apresenta menos problemas, apenas 3% do total, sendo Audi, a Peugeot e a Volkswagen as marcas mais referidas
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