Avançar para o conteúdo principal

Eis os automóveis mais fiáveis na Europa



Os automóveis das marcas japonesas são os mais fiáveis para os automobilistas europeus, com a Lexus, Suzuki e Subaru a liderarem a classificação, segundo revela estudo da OCU. 

A Lexus, a Suzuki e a Subaru são as três marcas mais fiáveis para os automobilistas europeus, segundo revela um estudo de fiabilidade da OCU – Organização de Consumidores e Utilizadores, a congénere da Deco do país vizinho.

De acordo com os resultados a um inquérito feito a 29 873 de automobilistas de nove países acerca do número de avarias ocorridas no seu veículo, a classificação é liderada por aquelas três marcas e entre as dez primeiras apenas duas não são asiáticas: Cupra e Smart.

Lexus NX 2016
Lexus NX é o usado mais fiável

Em geral, os resultados obtidos foram globalmente positivos. Praticamente todas as marcas obtiveram notas elevadas em fiabilidade, com pequenas diferenças entre elas. No fundo da tabela está a Land Rover, que, mesmo assim, consegue uma boa nota. Nos lugares imediatamente acima encontram-se marcas populares como a Opel, Peugeot, Citroën e Volkswagen.

Híbridos avariam menos

O inquérito veio demonstrar que os veículos híbridos a gasolina são aqueles menos propícios a avarias, com 17 modelos a obterem um índice de fiabilidade igual ou superior a 95. Dos dez modelos mais fiáveis, seis pertencem a essa tipologia e dois são elétricos a bateria. Os primeiros automóveis a gasolina surgem no nono e décimo lugares.

Suzuki Ignis lidera nos híbridos a gasolina

Por categoria, os automóveis híbridos a gasolina que menos avariam são o Fiat Panda 1000 (2012-) e o Suzuki Ignis (2017-),  nos elétricos é o Tesla Model Y (2021-), nos híbridos plug-in o Ford Kuga PHEV 2500 (2019-). Quanto aos de combustão tradicionais, os mais fiáveis a gasolina são o Audi A1 (2018-), o Volkswagen T-Cross (2018-), Mazda CX-5 (2017-), enquanto nos diesel o melhor é o Audi Q5 (2016-).

Entre os automóveis que já não estão à venda nos concessionários, mas podem ser comprados em segunda mão os mais fiáveis são o Lexus NX (2014-2021) nos híbridos a gasolina, o BMW iX3 (2014-2023) nos elétricos a bateria, o Mitsubishi Outlander (2013-2022) nos híbridos plug-in, o Suzuki S-Cross / SX4 (2013-2021) nos gasolina e BMW Série 2 (2013-2021) nos diesel.

Problemas elétricos são mais comuns

As avarias mais frequentes são causadas por componentes elétricos – baterias, fusíveis, testemunhos, fechos, elevadores vidros, cablagens – representando 13% do total. As marcas com mais problemas são a Alfa Romeo, Fiat, Opel, Dacia, Renault e Skoda.

Seguem-se os problemas de travões, com 9% devido a anomalias nas bombas, tubos, discos, tambores ou cabos de travagem. As marcas mais afetadas são a Citroën, Ford, Lancia, Mazda, Opel, Skoda, Volkswagen, Volvo. Igual percentagem de avarias tem origem no motor e esse problema atinge mais a Citroën, Land Rover, Opel e Peugeot

Ford Kuga PHEV vence na categoria dos híbridos com bateria recarregável

A eletrónica é responsável por 8% das avarias declaradas pelos entrevistados e as marcas que mais aborrecimentos apresentam nesta matéria são a Alfa Romeo, Citroën, Fiat, Lancia, Opel, Peugeot, Renault.


O sistema de alimentação (carburadores, bombas de combustível, sistemas de injeção) e de direção (amortecedores, direção, eixos e pneus) e climatização são responsáveis por 7% dos problemas. No primeiro caso, as marcas mais afetadas são a Citroën, Land Rover, Opel e Peugeot; no segundo, a Fiat, Subaru e Tesla; e no último, Alfa Romeo, Citroën, Ford, Nissan, Opel, Renault.

Motor elétrico é fiável

Curiosamente, as baterias dos híbridos, híbridos plug-in e elétricos representam apenas 5% das avarias, sendo a Peugeot e a Volkswagen as mais afetadas. 

LEIA TAMBÉM
Estudo J.D. Power. Toyota e Lexus continuam a ser as marcas mais fiáveis


O motor elétrico, por sua vez, ainda apresenta menos problemas, apenas 3% do total, sendo Audi, a Peugeot e a Volkswagen as marcas mais referidas 


Eis os automóveis mais fiáveis para os europeus (turbo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Um novo visitante interestelar está a caminho do nosso Sistema Solar

O cometa 3I/ATLAS é o terceiro  destes raros visitantes que oferece aos cientistas   uma rara oportunidade de estudar algo fora do nosso Sistema Solar. U m novo objeto vindo do espaço interestelar está a entrar no nosso Sistema Solar. É apenas o terceiro alguma vez detetado e, embora não represente perigo para a Terra, está a aproximar-se - e poderá ser o maior visitante extrassolar de sempre. A  NASA confirmou  esta quarta-feira a descoberta de um novo objeto interestelar que passará pelo nosso Sistema Solar. Não representa qualquer ameaça para a Terra, mas passará relativamente perto: dentro da órbita de Marte. Trata-se apenas do   terceiro objeto interestelar   alguma vez detetado pela humanidade. E este, além de estar a mover-se mais depressa do que os anteriores, poderá ser o maior. Um brilho vindo de Sagitário A 1 de julho, o telescópio  ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) , instalado em Rio Hurtado, no Chile, registou um brilho...

A otimização de energia do Paquistão via mineração de bitcoin recebe 3 meses de teste após a rejeição parcial do FMI

  FMI rejeita parcialmente proposta do Paquistão para mineração de Bitcoin com eletricidade subsidiada O Fundo Monetário Internacional (FMI) recusou-se a endossar totalmente a proposta do Paquistão para uma tarifa de eletricidade subsidiada destinada a impulsionar operações de mineração de Bitcoin, segundo noticiou o portal local Lucro a 3 de julho. De acordo com o relatório, Fakhray Alam Irfan, presidente do Comité Permanente de Energia do Senado do Paquistão, revelou que o FMI aprovou apenas um período de alívio de três meses — metade dos seis meses inicialmente propostos — alegando riscos de distorção do mercado e pressão adicional sobre o já sobrecarregado setor energético do país. Esta rejeição parcial reflete o ceticismo mais amplo do FMI relativamente à adoção de criptomoedas a nível nacional. Alertas semelhantes foram dirigidos a outros países, como El Salvador, onde o FMI desaconselhou o envolvimento direto do governo na mineração e acumulação de Bitcoin. Importa referir ...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook