Avançar para o conteúdo principal

Tubos de vácuo solar produzem eletricidade e calor ao mesmo tempo


Imagem: Naked Energy


 Segundo o fabricante, os tubos coletores de vácuo são quatro vezes mais eficiente do que os painéis solares fotovoltaicos tradicionais.


Por: Mayra Rosa


A empresa britânica Naked Energy desenvolveu um tubo coletor capaz de gerar energia e calor ao mesmo tempo. Os tubos de vácuo solar VirtuPVT combinam a tecnologia solar fotovoltaica e a solar térmica em um sistema que pode ser instalado em telhados planos, inclinados e até mesmo em fachadas de edifícios. 


Como funciona o tubo coletor

Os tubos coletores possuem duas camadas de vidro com um vácuo entre elas, funcionando basicamente como uma garrafa térmica. A vantagem do sistema é que ele minimiza as perdas térmicas para a atmosfera, resultando em uma maior eficiência, mesmo em climas frios. 


As placas absorventes nos tubos são inclinadas em um ângulo ideal para que possam ser usadas em telhados planos ou inclinados, e também em fachadas verticais. Segundo a empresa, o produto chega a ser até quatro vezes mais eficiente do que os painéis solares fotovoltaicos tradicionais.


Os tubos coletores também podem ser usados verticalmente em fachadas de edifícios. | Foto: Naked Enegy


O VirtuPVT possui um sistema modular e utiliza um espaço muito menor do que se houvessem sistemas térmicos e fotovoltaicos sendo usados separadamente. Desta forma, é possível maximizar o potencial do espaço do telhado, gerando mais energia por metro quadrado do que qualquer outra tecnologia solar. 


A Naked Energy diz que o produto é ideal para edifícios com alta demanda de água quente e calor, como hotéis, hospitais, edifícios de apartamentos, centros de lazer e fábricas. 


O fabricante também explica que, por possuírem baixa estatura, os coletores resistem melhor ao vento quando comparados às instalações de placas convencionais.


Confira mais detalhes do funcionamento no vídeo abaixo (em inglês):



Tubos de vácuo solar produzem eletricidade e calor ao mesmo tempo (ciclovivo.com.br)


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di