Segundo o fabricante, os tubos coletores de vácuo são quatro vezes mais eficiente do que os painéis solares fotovoltaicos tradicionais.
Por: Mayra Rosa
A empresa britânica Naked Energy desenvolveu um tubo coletor capaz de gerar energia e calor ao mesmo tempo. Os tubos de vácuo solar VirtuPVT combinam a tecnologia solar fotovoltaica e a solar térmica em um sistema que pode ser instalado em telhados planos, inclinados e até mesmo em fachadas de edifícios.
Como funciona o tubo coletor
Os tubos coletores possuem duas camadas de vidro com um vácuo entre elas, funcionando basicamente como uma garrafa térmica. A vantagem do sistema é que ele minimiza as perdas térmicas para a atmosfera, resultando em uma maior eficiência, mesmo em climas frios.
As placas absorventes nos tubos são inclinadas em um ângulo ideal para que possam ser usadas em telhados planos ou inclinados, e também em fachadas verticais. Segundo a empresa, o produto chega a ser até quatro vezes mais eficiente do que os painéis solares fotovoltaicos tradicionais.
O VirtuPVT possui um sistema modular e utiliza um espaço muito menor do que se houvessem sistemas térmicos e fotovoltaicos sendo usados separadamente. Desta forma, é possível maximizar o potencial do espaço do telhado, gerando mais energia por metro quadrado do que qualquer outra tecnologia solar.
A Naked Energy diz que o produto é ideal para edifícios com alta demanda de água quente e calor, como hotéis, hospitais, edifícios de apartamentos, centros de lazer e fábricas.
O fabricante também explica que, por possuírem baixa estatura, os coletores resistem melhor ao vento quando comparados às instalações de placas convencionais.
Confira mais detalhes do funcionamento no vídeo abaixo (em inglês):
Tubos de vácuo solar produzem eletricidade e calor ao mesmo tempo (ciclovivo.com.br)
Comentários
Enviar um comentário