Avançar para o conteúdo principal

Bateria que carrega em 3 minutos já existe e foi criada em Harvard



 As baterias têm sido alvo de grande atenção nesta última década. São o calcanhar de Aquiles no novo paradigma da eletrificação. Contudo, grandes avanços podem estar a mudar este cenário. A Adden Energy, apoiada por Harvard, está a desenvolver uma bateria de estado sólido para veículos elétricos que carrega totalmente em 3 minutos.


As baterias de estado sólido são mais seguras, permitem aumentar a densidade de energia e diminuir o tempo de carga. Este parece ser o caminho.



Bateria que carrega em 3 minutos

A bateria de estado sólido, para além de um dos aspetos mais importantes, a alta densidade de energia, tem também um nível de estabilidade material que supera os desafios de segurança colocados por algumas outras baterias de lítio. A Adden Energy, está a desenvolver uma bateria de estado sólido que dá uma "nova" visão de utilidade e usabilidade a este componente.


Os VE precisam de recarregar em tempos comparáveis aos veículos de combustão interna, essencialmente no tempo que atualmente passaria na bomba de combustível.


Disse William Fitzhugh, CEO da Adden Energy num lançamento.


Fitzhug acrescentou também que a adoção generalizada de veículos elétricos requer baterias como esta. De acordo com as características dadas a conhecer, a bateria terá 10.000 ciclos de carga numa vida útil, em comparação com 2.000 a 3.000 ciclos de carga para mesmo as melhores baterias disponíveis atualmente no mercado.


Isto poderá ser uma mudança radical na indústria

Segundo Xin Li, co-fundador da Adden Energy, os veículos elétricos não podem continuar a ser uma moda de luxo, literalmente o "1%" dos veículos na estrada, se quisermos progredir em direção a um futuro de energia limpa. A tecnologia tem de ser acessível a todos.


O prolongamento da vida útil das baterias, conforme se está a demonstrar, é sem dúvida uma parte importante deste processo de evolução.


A bateria também tem uma alta densidade energética e um nível de estabilidade material que supera os desafios de segurança colocados por outras baterias de lítio. Pode oferecer outras vantagens cruciais, de acordo com o lançamento.


Os ânodos de lítio-metal noutros desenhos de estado sólido desenvolvem dendritos, ou crescimentos semelhantes a galhos que podem penetrar gradualmente através do eletrólito até ao catódico e danificar a bateria. A nova bateria, contudo, para o crescimento dos dendritos antes que estes possam causar danos. Assim, o dispositivo pode manter o seu alto desempenho durante uma longa vida útil, disse Luhan Ye, CTO da Adden Energy.


A empresa pretende escalar a bateria até uma célula de bolso do tamanho da palma da mão, e depois, nos próximos três a cinco anos, até uma bateria de veículo em escala real.


Bateria que carrega em 3 minutos já existe e foi criada em Harvard - Pplware (sapo.pt)

Comentários

Notícias mais vistas:

Governo abre cordões à bolsa e sobe apoio para comprar gás: Quem recebe?

 O Governo já publicou a portaria que permite aumentar de 10 para 15 euros o apoio à compra de botijas de gás. Afinal, quem tem direito? Notícia Notícias ao Minuto O apoio de 10 euros para comprar botijas de gás 'engordou' para 15 euros, sendo que o Governo até já publicou a portaria que permite este acréscimo, bem como prorrogar até 2026 a dotação de 2,5 milhões da Bilha Solidária caso não seja esgotada. Quem pode receber este apoio? São elegíveis para este apoio os consumidores domésticos beneficiários de tarifa social de energia elétrica (TSEE), residentes em Portugal continental, com contrato de fornecimento de eletricidade, lembra a DECO PROTeste. E há mais. Além destes, podem também recorrer a este apoio os consumidores domésticos com contrato de fornecimento de eletricidade em que pelo menos um dos membros do agregado familiar usufrua de uma das seguintes prestações sociais mínimas: complemento solidário para idosos; rendimento social de inserção; pensão social de invali...

Taxa de desemprego em Portugal atinge o nível mais baixo em mais de dois anos

 A taxa de desemprego desceu para 6,2% em Portugal em janeiro de 2025, face a 6,4% em dezembro de 2024, de acordo com as estimativas provisórias do INE. A taxa de desemprego tem vindo a diminuir gradualmente desde novembro passado. A taxa é ligeiramente superior à média da UE. De acordo com os últimos dados publicados pelo Eurostat, a taxa de desemprego era de 6,3% na zona euro em dezembro e de 5,9% na União Europeia. Em janeiro de 2025, a população empregada, estimada em 5,167 milhões, atingiu o valor mais elevado desde o início da série de dados, em fevereiro de 1998. No mesmo mês, a taxa de desemprego das trabalhadoras do sexo feminino foi de 6,5%, ultrapassando a dos homens (6%). A taxa de desemprego entre os jovens, que mede os candidatos a emprego com idades entre 16 e 24 anos, caiu para 19,5%, face a 20,4% em dezembro de 2024, e atingiu o nível mais baixo desde junho de 2023 (18,7%). A taxa de emprego aumentou, assim, ligeiramente, de 64,5% para 64,6%. A economia está a cres...

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...