Avançar para o conteúdo principal

Android também vai permitir ligações de emergência por satélite



 O tema das ligações por satélite tem ganho uma relevância elevada nas últimas semanas. Com cada vez mais serviços destes acessíveis, é hora de garantir que a cobertura dos utilizadores é total e acessível em qualquer ponto do planeta.


Se sabemos que temos parcerias já firmadas, há outras que ainda não passam de rumores que ainda têm de ser confirmados. A Google veio agora garantir que está ativamente a trabalhar neste futuro e que vai chegar muito em breve ao Android.


Android Google ligações satélite cobertura


Garantia de cobertura em todo o lado

A criação de redes de satélites como a da Starlink vieram criar novas oportunidades, não apenas para o acesso à Internet. Com a sua cobertura global, dão aos utilizadores o acesso a serviços em qualquer lugar, complementando a oferta que existe nos operadores tradicionais.


É com vista a reforçar estas propostas atuais que surgem agora acordos como os que a T-Mobile e a SpaceX criaram recentemente. Desta forma (relativamente) simples, os utilizadores garantem facilmente que não deixam de ter cobertura, graças às ligações por satélite, ainda que para serviços básicos.


Wild to think about user experiences for phones that can connect to satellites. When we launched G1 in '08 it was a stretch to get 3G + Wifi working. Now we're designing for satellites. Cool! Excited to support our partners in enabling all of this in the next version of Android!


— Hiroshi Lockheimer (@lockheimer) September 1, 2022

Google trabalha na novidade para o Android

A Google quer estar presente neste momento e nesta novidade, assumindo assim uma posição de liderança e de inovação para o Android. A mais recente novidade veio de Hiroshi Lockheimer, Vice-Presidente Sénior da Google, focado em áreas como o Android, Chrome, Chrome OS, Play e Photos.


Do que este revelou este responsável da Google, a gigante das pesquisas está já a trabalhar para permitir ao seu sistema fazer ligações por satélite. Esta novidade deverá chegar com a próxima versão do Android, para assim dar esta liberdade e esta ligação constante aos utilizadores deste sistema operativo.


Outros fabricantes querem ligações por satélite

Esta novidade vem na linha dos mais recentes rumores que surgiram sobre o iPhone 14. Este novo smartphone da Apple deverá ter esta capacidade, sendo apresentada já na próxima semana na keynote. Há ainda informações de que o Apple Watch e o modelo anterior do iPhone poderão também suportar estas ligações por satélite.


Ainda que com algumas limitações em termos de serviços, apena com SMS ou MMS, esta é uma novidade importante. A Google garante assim que todos podem ter cobertura total e ter acesso a serviços de emergência em zonas em que os operadores atuais não conseguem garantir o seu serviço.


Android também vai ter ligações por satélite e Google já trabalhar nisso (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

OE2026: 10 medidas com impacto (in)direto na carteira dos portugueses

  O Governo entregou e apresentou a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano, mas com poucas surpresas. As mudanças nos escalões de IRS já tinham sido anunciadas, bem como o aumento nas pensões. Ainda assim, há novidades nos impostos, alargamento de isenções, fim de contribuições extraordinárias e mais despesa com Defesa, 2026 vai ser “um ano orçamental exigente” e a margem disponível para deslizes está “próxima de zero”. A afirmação em jeito de aviso pertence ao ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e foi proferida na  apresentação da proposta de Orçamento do Estado  para o próximo ano. O excedente é de cerca de 230 milhões de euros, pelo que se o país não quer voltar a entrar num défice, a margem para mais medidas é "próxima de zero". "Os números são o que são, se não tivéssemos os empréstimos do PRR não estaríamos a fazer alguns projetos", apontou, acrescentando que não vai discutir o mérito da decisão tomada relativamente à 'bazuca europ...

Governo altera regras de ISV para híbridos plug-in

  Híbridos plug-in vão continuar a pagar menos ISV, mas o Governo alterou as regras para evitar agravamento fiscal. Saiba o que está em causa. Atualmente, os  híbridos  plug-in  (que ligam à tomada) têm uma redução de 75% no ISV (Imposto Sobre Veículos), caso tenham uma autonomia mínima elétrica de 50 km e emissões de dióxido de carbono oficiais inferiores a 50 g/km. A partir de 2026, o Governo mantém a redução de 75% do ISV, mas vai aumentar o limite de 50 g/km de CO 2  para 80 g/km, de acordo com o que foi divulgado pela ACAP (Associação Automóvel de Portugal) ao  Expresso . © Volvo A razão para elevar o limite mínimo de emissões deve-se à entrada em vigor, a partir de janeiro de 2026, da norma Euro 6e-bis. Entre várias alterações, a norma vai alterar também a forma como são certificados os consumos e emissões dos híbridos  plug-in , refletindo melhor o uso real destes veículos. Resultado? A maioria dos valores de CO 2  homologados vão subir. Ca...