Avançar para o conteúdo principal

Nissan cria solução que usa espécies catalisadoras ativas para inativar vírus



 A Nissan anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia que consegue inativar vírus através da oxidação, desnaturação e degradação de proteínas e outras substâncias na superfície dos vírus

A Nissan Motor Co e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Tohoku desenvolveram uma solução tecnológica que usa espécies catalisadoras ativas para oxidação aeróbica capaz de inativar vírus, incluindo o novo coronavírus. A tecnologia pode inativar agentes patogénicos, como fungos e bactérias, e pode vir a ser aplicada em materiais base antibacterianos e antivirais em filtros para equipamentos de ar condicionado e purificadores de ar, bem como em máscaras e produtos têxteis médicos.


A solução desenvolvida atua através da oxidação, desnaturação e degradação de proteínas e outras substâncias na superfície dos vírus para os inativar. A tecnologia “utiliza catalisadores de oxidação de radical nitroxilo orgânico (catalisadores radicais)” e “oxida compostos orgânicos na presença de co-catalisadores apropriados usando as moléculas de oxigénio do ar ambiente como um oxidante terminal”, explica o comunicado de imprensa.


A investigação mostrou que os sais de oxoamónio produzidos a partir de catalisadores radicais através da oxidação aeróbica oxidam e inativam as proteínas superficiais dos vírus, reduzindo a sua capacidade de ligação às células-alvo. Com o processamento da capacidade de ligação recetora da proteína de pico do SARS-CoV2, é reduzida significativamente a ligação da proteína ao recetor. Em testes laboratoriais, usando um coronavírus felino, em alternativa ao SARS-CoV2, a atividade infeciosa nas células renais felinas foi avaliada e observou-se uma inibição notável das alterações morfológicas relacionadas com a infeção das células.


O desenvolvimento da tecnologia foi possível aproveitando os conhecimentos especializados da Nissan no desenvolvimento automóvel e as tecnologias da Faculdade relacionadas com o desenvolvimento de compostos químicos, avaliação de fármacos e outras ciências farmacêuticas, preparações catalisadores e avaliação de desempenho catalisador.


Exame Informática | Nissan cria solução que usa espécies catalisadoras ativas para inativar vírus (sapo.pt)

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...