Avançar para o conteúdo principal

Dinossauro encontrado em quintal português é notícia na CNN Internacional



"Podemos encontrar vestígios de dinossauros em qualquer lugar". Esqueleto encontrado em quintal português é notícia na CNN Internacional


 Quando se fazem remodelações em casa, podem descobrir-se todos os tipos de objetos inesperados. No entanto, um português descobriu um tesouro escondido, quando tropeçou naqueles que poderão ser os maiores vestígios de um dinossauro da Europa.


Segundo um comunicado de imprensa, no início de agosto, uma equipa de investigadores portugueses e espanhóis exumaram partes daquilo que acreditam ser um esqueleto fossilizado de um braquiossauro saurópode, em Monte Agudo, Pombal.


Os Saurópodes, que incluíam os maiores dinossauros do mundo, eram dinossauros herbívoros reconhecidos pelos pescoços longos, bem como pelas suas caudas. Com base nos vestígios descobertos, os investigadores calculam que o dinossauro media cerca de 12 metros de altura e 25 metros de comprimento.


Até agora, a equipa descobriu partes importantes do esqueleto, como as vértebras e costelas.


"Não é comum encontrar-se todas as costelas de um animal como este, muito menos nesta posição, que mantém a sua postura anatómica original", disse, num comunicado, Elisabete Malafaia, investigadora de pós-doutoramento na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.


"Esta forma de preservação é relativamente incomum em termos de registo fóssil de dinossauros, sobretudo dos Saurópodes da fase Jurássica portuguesa.


Os investigadores acreditam que os vestígios podem ter cerca de 12 metros de altura e 25 metros de comprimento

A descoberta faz parte de um projeto contínuo, que começou em 2017.


De acordo com o comunicado de imprensa, nesse ano, enquanto se faziam obras naquela propriedade, o dono reparou em vários fragmentos de osso fossilizados no seu quintal.


Entrou em contacto com a equipa de investigação, que iniciou a primeira escavação naquele ano.


Steve Brusatte, paleontólogo e professor da Universidade de Edimburgo, na Escócia, não estava envolvido no projeto. No entanto, ele considerou "surpreendente surgir um esqueleto de dinossauro no jardim de alguém".


"Isto mostra que, possivelmente, uma pessoa pode encontrar vestígios de dinossauros em qualquer lugar onde haja rocha da idade certa e do tipo certo. Desta forma, os ossos jurássicos envelhecidos ficam preservados. Tal pode acontecer quer seja em terrenos baldios ou no quintal de alguém", disse o paleontólogo à CNN. Ele acrescentou, de igual forma, que encontrar os vestígios de dinossauros pode ser mero acaso ou dever-se às circunstâncias. Em terrenos secos, a erosão provocada pelo vento e pela água expõe a rocha. Por essa razão, a topografia é um ponto de acesso para os fósseis.


A pesquisa sublinha a importância do registo fóssil de vertebrados na região de Pombal

O comunicado de imprensa acrescentou que os dinossauros do grupo Brachiosauridae, ao qual se acredita que o esqueleto pertença, viveram entre os períodos Jurássico Superior e Cretáceo Inferior, há cerca de 160 a 100 milhões de anos.


Nos últimos tempos, esta não foi a primeira descoberta de dinossauros fossilizados na Europa. Em junho, foi relatado que os vestígios de um Espinossauro - um dinossauro predador bípede com mandíbulas semelhantes a um crocodilo - tinham sido encontrados na Ilha de Wight, uma ilha a sul de Inglaterra.


Os cientistas anunciaram, no mês passado, que foi descoberta no norte da Patagónia, na Argentina, uma nova espécie de dinossauro carnívoro. Esta espécie tinha 11 metros de comprimento e possuía braços semelhantes aos do Tiranossauro Rex.


A preservação do esqueleto encontrado em Pombal indica que, caso houvesse mais escavações no local planeado, poderiam descobrir-se mais partes do mesmo.


"Podemos encontrar vestígios de dinossauros em qualquer lugar". Esqueleto encontrado em quintal português é notícia na CNN Internacional - CNN Portugal (iol.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Canais SIC, CMTV e Now chegam à amigo

 A amigo é, das três operadoras low-cost, a única a ter, para já, os canais do grupo MediaLivre. A amigo não parece andar totalmente segura do que tem estado a fazer. Nos primeiros dias deste mês, o Echo Boomer reparou que o canal da SIC, o principal, estava disponível na grelha de canais da operadora, apesar de não existir, na altura, qualquer referência ao canal na lista disponível no site oficial da amigo. Cerca de duas semanas depois – e provavelmente devido ao nosso artigo e de outros colegas -, a SIC voltava a desaparecer da grelha de canais na app amigo. E não, não estava sequer disponível noutra qualquer posição do serviço de tv da operadora low-cost da Vodafone. Ora, estamos agora em março… e eis que há novidades. Primeiro, não só o canal da SIC voltou a estar disponível, como todos os outros canais SIC podem agora ser vistos na amigo, como a SIC Notícias, SIC Caras, SIC Mulher, SIC Novelas, SIC Radical e SIC K. Mas isto não é só. É que, agora, também os dois canais da Med...

Novo passo na guerra: soldados norte-coreanos preparam tudo para entrar na Ucrânia

 A chegar às fileiras de Moscovo estão também mais armas e munições A guerra na Ucrânia pode estar prestes a entrar numa nova fase e a mudar de tom. Segundo a emissora alemã ZDF, a Rússia começou a transferir sistemas de artilharia de longo alcance fornecidos pela Coreia do Norte para a Crimeia, território ucraniano anexado pela Federação Russa em 2014. Trata-se de uma escalada significativa da colaboração militar entre Moscovo e Pyongyang, e um indício claro de que o envolvimento norte-coreano no conflito pode estar prestes a expandir-se dramaticamente. Imagens divulgadas online no dia 26 de março mostram canhões autopropulsados norte-coreanos Koksan a serem transportados por comboio através do norte da Crimeia. Estes canhões de 170 milímetros são considerados dos mais potentes do mundo em termos de alcance: conseguem atingir alvos a 40 quilómetros com munições convencionais e até 60 quilómetros com projéteis assistidos por foguete. Até agora, os militares norte-coreanos só tinham...