Avançar para o conteúdo principal

É portuguesa uma das 7 Maravilhas da Europa

Uma vez mais, o nosso ‘pequenino’ país mostrou-se grande. Neste grupo exclusivo de sete, há uma maravilha portuguesa. Conheça as 7 Maravilhas da Europa.

O European Best Destinations, site que elege os melhores destinos europeus, por categorias, elegeu as 7 Maravilhas da Europa.

Sediado em Bruxelas, este organismo europeu tem como objetivo principal promover a Europa como destino cultural e turístico, em parceria com a Eden Network (uma plataforma de boas práticas entre destinos premiados) e as Agências de Turismo.

Uma vez mais, o nosso ‘pequenino’ país mostrou-se grande. Neste grupo exclusivo de sete, há uma maravilha portuguesa.


1 – Torre Eiffel, Paris



Torre Eiffel, Paris – © Iakov Kalinin

A Torre Eiffel foi construída por Gustave Eiffel para a Exposição Universal de Paris de 1889, que celebraria o 100º aniversário da Revolução Francesa.

A sua construção, que demorou 2 anos, 2 meses e 5 dias, foi uma verdadeira proeza técnica e arquitectónica.

Foi uma demonstração da engenharia francesa personificada por Gustave Eiffel, no final do século XIX, e um momento decisivo da era industrial. Foi um tremendo sucesso.

2 – Sagrada Família, Barcelona



Sagrada Família, Barcelona – © Kemal Taner

A igreja expiatória de La Sagrada Família é uma obra em grande escala, iniciada a 19 de março de 1882 a partir de um projeto do arquiteto diocesano Francisco de Paula del Villar (1828-1901).

No final de 1883, Gaudí foi contratado para continuar as obras, uma tarefa que não abandonou até à sua morte, em 1926. Desde aí, diferentes arquitetos continuam o seu trabalho seguindo a sua ideia original.

O edifício fica no centro de Barcelona e, ao longo dos anos, tornou-se um dos sinais mais universais de identidade da cidade e do país. É visitado por milhões de pessoas todos os anos e muitos mais estudam o seu conteúdo arquitetónico e religioso.

3 – Ponte da Torre, Londres



A Tower Bridge (construída entre 1886 e 1894) é uma ponte basculante e suspensa, em Londres, que atravessa o rio Tamisa. Fica perto da Torre de Londres, daí o seu nome, e tornou-se um símbolo icónico da capital inglesa.

Ao contrário da crença popular, a música “London Bridge Is Falling Down” não tem nada a ver com Tower Bridge, em vez disso, refere-se aos colapsos de outras pontes de Londres.

4 – Coliseu, Roma



O Coliseu, também conhecido como o Anfiteatro Flaviano, é um anfiteatro elíptico no centro da cidade de Roma, em Itália.

Construído em betão e pedra, foi o maior anfiteatro do Império Romano e é considerado uma das maiores obras de arquitetura e engenharia romana. É o maior anfiteatro do mundo.


5 – The Grand Place, Bruxelas



A Grand Place, com suas casas barrocas e góticas ornamentadas, é considerada património mundial da UNESCO e uma das praças mais bonitas da Europa.

Construída como mercado para comerciantes no século 13, ela é hoje o centro da cidade e um ótimo lugar para desfrutar da hospitalidade belga num dos muitos cafés e esplanadas.

É também um local para muitos concertos e eventos, durante todo o ano, e durante os meses mais quentes tem diariamente um vibrante mercado de flores.


6 – Ponte D. Luís, Porto



Ponte D. Luís, Porto – © Sean Pavone

Este é verdadeiramente o emblema do Porto. Recomendamos que faça um passeio de barco sob esta incrível ponte ou dê um passeio a pé para apreciar este grande feito da engenharia.

Projetada pelo engenheiro Teófilo Seyrig, sim, um discípulo de Eiffel (da Torre Eiffel), foi inaugurada em 1886 e compreende dois tabuleiros de ferro sobrepostos.

Tem 395 metros de comprimento e 8 metros de largura e o seu arco, em ferro forjado, ainda é considerado o maior do mundo.

Atualmente o tabuleiro superior é utilizado pelo Metro do Porto, ligando a zona da Sé do Porto ao Jardim do Morro e à Avenida da República, em Vila Nova de Gaia.


7 – Acrópole, Atenas



Acrópole, Atenas – © milosk50

Coloque os seus sapatos mais confortáveis e suba até à colina sagrada da Acrópole, o maior e mais importante santuário da Atenas antiga, dedicado principalmente à deusa Atena.

Para uma compreensão holística de todo o local, visite o impressionante Museu da Acrópole, que abriga mais de 3.000 artefactos famosos da Acrópole.

A Acrópole é definitivamente a atração mais famosa da Grécia, um marco na história da humanidade e na Lista do Património Mundial da UNESCO.


https://ncultura.pt/e-portuguesa-uma-das-7-maravilhas-da-europa/

Comentários

Notícias mais vistas:

EUA criticam prisão domiciliária de Bolsonaro e ameaçam responsabilizar envolvidos

 Numa ação imediatamente condenada pelos Estados Unidos, um juiz do Supremo Tribunal do Brasil ordenou a prisão domiciliária de Jair Bolsonaro por violação das "medidas preventivas" impostas antes do seu julgamento por uma alegada tentativa de golpe de Estado. Os EUA afirmam que o juiz está a tentar "silenciar a oposição", uma vez que o ex-presidente é acusado de violar a proibição imposta por receios de que possa fugir antes de se sentar no banco dos réus. Numa nota divulgada nas redes sociais, o Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos Estados Unidos recorda que, apesar do juiz Alexandre de Morais "já ter sido sancionado pelos Estados Unidos por violações de direitos humanos, continua a usar as instituições brasileiras para silenciar a oposição e ameaçar a democracia". Os Estados Unidos consideram que "impor ainda mais restrições à capacidade de Jair Bolsonaro de se defender publicamente não é um serviço público...

Aníbal Cavaco Silva

Diogo agostinho  Num país que está sem rumo, sem visão e sem estratégia, é bom recordar quem já teve essa capacidade aliada a outra, que não se consegue adquirir, a liderança. Com uma pandemia às costas, e um país político-mediático entretido a debater linhas vermelhas, o que vemos são medidas sem grande coerência e um rumo nada perceptível. No meio do caos, importa relembrar Aníbal Cavaco Silva. O político mais bem-sucedido eleitoralmente no Portugal democrático. Quatro vezes com mais de 50% dos votos, em tempos de poucas preocupações com a abstenção, deve querer dizer algo, apesar de hoje não ser muito popular elogiar Cavaco Silva. Penso que é, sem dúvida, um dos grandes nomes da nossa Democracia. Nem sempre concordei com tudo. É assim a vida, é quase impossível fazer tudo bem. Penso que tem responsabilidade na ascensão de António Guterres e José Sócrates ao cargo de Primeiro-Ministro, com enormes prejuízos económicos, financeiros e políticos para o país. Mas isso são outras ques...

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...