Avançar para o conteúdo principal

É portuguesa uma das 7 Maravilhas da Europa

Uma vez mais, o nosso ‘pequenino’ país mostrou-se grande. Neste grupo exclusivo de sete, há uma maravilha portuguesa. Conheça as 7 Maravilhas da Europa.

O European Best Destinations, site que elege os melhores destinos europeus, por categorias, elegeu as 7 Maravilhas da Europa.

Sediado em Bruxelas, este organismo europeu tem como objetivo principal promover a Europa como destino cultural e turístico, em parceria com a Eden Network (uma plataforma de boas práticas entre destinos premiados) e as Agências de Turismo.

Uma vez mais, o nosso ‘pequenino’ país mostrou-se grande. Neste grupo exclusivo de sete, há uma maravilha portuguesa.


1 – Torre Eiffel, Paris



Torre Eiffel, Paris – © Iakov Kalinin

A Torre Eiffel foi construída por Gustave Eiffel para a Exposição Universal de Paris de 1889, que celebraria o 100º aniversário da Revolução Francesa.

A sua construção, que demorou 2 anos, 2 meses e 5 dias, foi uma verdadeira proeza técnica e arquitectónica.

Foi uma demonstração da engenharia francesa personificada por Gustave Eiffel, no final do século XIX, e um momento decisivo da era industrial. Foi um tremendo sucesso.

2 – Sagrada Família, Barcelona



Sagrada Família, Barcelona – © Kemal Taner

A igreja expiatória de La Sagrada Família é uma obra em grande escala, iniciada a 19 de março de 1882 a partir de um projeto do arquiteto diocesano Francisco de Paula del Villar (1828-1901).

No final de 1883, Gaudí foi contratado para continuar as obras, uma tarefa que não abandonou até à sua morte, em 1926. Desde aí, diferentes arquitetos continuam o seu trabalho seguindo a sua ideia original.

O edifício fica no centro de Barcelona e, ao longo dos anos, tornou-se um dos sinais mais universais de identidade da cidade e do país. É visitado por milhões de pessoas todos os anos e muitos mais estudam o seu conteúdo arquitetónico e religioso.

3 – Ponte da Torre, Londres



A Tower Bridge (construída entre 1886 e 1894) é uma ponte basculante e suspensa, em Londres, que atravessa o rio Tamisa. Fica perto da Torre de Londres, daí o seu nome, e tornou-se um símbolo icónico da capital inglesa.

Ao contrário da crença popular, a música “London Bridge Is Falling Down” não tem nada a ver com Tower Bridge, em vez disso, refere-se aos colapsos de outras pontes de Londres.

4 – Coliseu, Roma



O Coliseu, também conhecido como o Anfiteatro Flaviano, é um anfiteatro elíptico no centro da cidade de Roma, em Itália.

Construído em betão e pedra, foi o maior anfiteatro do Império Romano e é considerado uma das maiores obras de arquitetura e engenharia romana. É o maior anfiteatro do mundo.


5 – The Grand Place, Bruxelas



A Grand Place, com suas casas barrocas e góticas ornamentadas, é considerada património mundial da UNESCO e uma das praças mais bonitas da Europa.

Construída como mercado para comerciantes no século 13, ela é hoje o centro da cidade e um ótimo lugar para desfrutar da hospitalidade belga num dos muitos cafés e esplanadas.

É também um local para muitos concertos e eventos, durante todo o ano, e durante os meses mais quentes tem diariamente um vibrante mercado de flores.


6 – Ponte D. Luís, Porto



Ponte D. Luís, Porto – © Sean Pavone

Este é verdadeiramente o emblema do Porto. Recomendamos que faça um passeio de barco sob esta incrível ponte ou dê um passeio a pé para apreciar este grande feito da engenharia.

Projetada pelo engenheiro Teófilo Seyrig, sim, um discípulo de Eiffel (da Torre Eiffel), foi inaugurada em 1886 e compreende dois tabuleiros de ferro sobrepostos.

Tem 395 metros de comprimento e 8 metros de largura e o seu arco, em ferro forjado, ainda é considerado o maior do mundo.

Atualmente o tabuleiro superior é utilizado pelo Metro do Porto, ligando a zona da Sé do Porto ao Jardim do Morro e à Avenida da República, em Vila Nova de Gaia.


7 – Acrópole, Atenas



Acrópole, Atenas – © milosk50

Coloque os seus sapatos mais confortáveis e suba até à colina sagrada da Acrópole, o maior e mais importante santuário da Atenas antiga, dedicado principalmente à deusa Atena.

Para uma compreensão holística de todo o local, visite o impressionante Museu da Acrópole, que abriga mais de 3.000 artefactos famosos da Acrópole.

A Acrópole é definitivamente a atração mais famosa da Grécia, um marco na história da humanidade e na Lista do Património Mundial da UNESCO.


https://ncultura.pt/e-portuguesa-uma-das-7-maravilhas-da-europa/

Comentários

Notícias mais vistas:

Arrendamento. Senhorio pode dar preferência a inquilino português?

  Segundo a DECO PROteste, o "direito à habitação está consagrado na Constituição Portuguesa" e a "lei do arrendamento define que nenhum inquilino pode ser discriminado no acesso ao arrendamento" por este motivo. N ão,  um senhorio não pode dar preferência a inquilino português , porque o direito à habitação está consagrado na Constituição, esclarece a  DECO PROteste .    " Não. O direito à habitação está consagrado na Constituição Portuguesa. A lei do arrendamento define que nenhum inquilino pode ser discriminado no acesso ao arrendamento por motivos de sexo, ascendência ou origem étnica, língua, território de origem, nacionalidade, religião, crença, convicções políticas ou ideológicas, género, orientação sexual, idade ou deficiência ", adianta a organização de defesa do consumidor.  Mais: "Os  anúncios de imóveis para arrendamento não podem conter qualquer restrição, especificação ou preferência baseada em categorias discriminatórias ".  Arrend...

Linhas brancas que os aviões deixam no céu têm consequências graves. E Portugal pode ter um papel importante

 A aviação precisa de acelerar a descarbonização (foto: Freepik) Os rastos de condensação dos aviões, as linhas brancas que deixam no céu, provocam o aquecimento do planeta, mas é possível preveni-los e Portugal pode dar um contributo importante, indica um estudo divulgado hoje. Da responsabilidade da Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E), que defende transportes sem emissões e acessíveis, o estudo foi divulgado pela associação portuguesa Zero, que faz parte da T&E. Alertando que os rastos de condensação também são responsáveis pelo aquecimento global, o estudo indica que eles se podem evitar e que tal é essencial para reduzir o impacto climático da aviação. Segundo o documento, o aquecimento causado por rastos de condensação na Europa é sazonal e concentrado no tempo. Em 2019, 75% do aquecimento causado por rastos de condensação ocorreu em voos entre janeiro e março e outubro e dezembro, e 40% em voos ao final da tarde e à noite. A associação Zero diz em comun...

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16