Avançar para o conteúdo principal

Sequestro de casas

Sai de férias, a sua casa é ocupada e tem que pagar ao criminoso o que ele quiser para sair de sua casa!
Se o dono tentar entrar em sua casa é o dono quem vai preso! a Lei protege o criminoso.

Entraram na casa que tinha para vender e mudaram-lhe a fechadura? Temos pena!
Em Espanha, vários grupos criminosos têm ocupado casas não habitadas, que estão para vender ou para arrendar, e mudam as fechaduras, exigindo milhares de euros aos proprietários para as abandonarem.

A lei espanhola não permite que os donos entrem na própria casa se a fechadura foi mudada sem que estejam a cometer um crime – facto que os criminosos aproveitam para pedir dinheiro aos proprietários que queiram voltar para a moradia.

“Na verdade, se o legítimo proprietário entrasse na casa iria ser culpado de um possível roubo, e até o corte da água e eletricidade poderia ser considerado um crime também”, diz o advogado Toni Garriga, citado pelo El País.

O fenómeno acontece por toda a Espanha, mas a Catalunha tornou-se no epicentro destas práticas, nos últimos anos.

O jornal espanhol relata a história de Bruno, um indivíduo que passou um mês a viver com a família e os amigos numa casa que não era sua, em Catelldefels, perto de Barcelona.

Bruno terá mudado a fechadura da moradia e não saiu de lá sem que os proprietários lhe pagassem milhares de euros.

Os criminosos aproveitam as lacunas na lei espanhola que fazem com que, para os proprietários, seja mais rentável pagar aos “sequestradores de casas” do que esperar por um processo judicial – e há casos em que a própria polícia recomenda as vítimas a negociarem.

O presidente da Associação de Propriedade Imobiliária, Joan Ollé, afirma que estes crimes são “altamente preocupantes” porque os ocupantes já têm o processo todo estudado.

“Isso já está organizado, os grupos já têm os seus advogados e sabem que tipo de casa devem ocupar e quem são os proprietários. No fim, o legítimo dono não tem direitos – sai de férias, a casa é ocupada e tem de provar que é sua”, sublinhou.

As autoridades têm alertado para o facto de este tipo de criminalidade estar a aumentar cerca de 15% em Espanha, todos os anos.


Em: http://zap.aeiou.pt/sequestro-de-casas-um-crime-cada-vez-mais-rentavel-em-espanha-130061

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di