Avançar para o conteúdo principal

Som misterioso que sai do fundo do mar está a assustar população do canadá

Um misterioso som que emerge do fundo do mar, numa zona do Árctico que pertence ao Canadá, está a intrigar as comunidades locais e até o Exército já está a investigar o caso. E não foi ainda possível explicar o que causa o som que afastou os animais da zona.

Descrito como uma espécie de assobio ou de zumbido, este som misterioso sente-se há vários meses no Estreito de Fury e Hecla, em Nunavut, uma região do Árctico que faz parte do território do Canadá.

O som que é definido como algo que nunca ninguém ouviu antes está a deixar os habitantes da área assustados, até porque dizem que já afugentou a fauna autóctone da zona.

“É uma das maiores áreas de caça no Inverno e no Verão porque é uma zona de águas abertas, rodeada de gelo, onde se encontram mamíferos marinhos em abundância”, refere à CBC canadiana um membro da Assembleia Legislativa de Nunavut, Paul Quassa.

“E neste Verão, quase não havia animais”, acrescenta Quassa, realçando que por isso se tornou “uma coisa suspeita”.

O Exército do Canadá já está a investigar o fenómeno mas, até agora, nem com os múltiplos sensores usados, foi possível identificar a origem do som misterioso.

“A única coisa que a equipa encontrou na área de interesse foram dois grupos de baleias e seis morsas”, referem fontes militares canadianas à BBC.

A CBC cita testemunhas que o ouviram para notar que o som parece “emanar do leito do mar” e que pode “ser ouvido através dos cascos dos barcos”.

Entretanto, têm surgido diversas teses quanto à origem do fenómeno, especulando-se que pode ser causado por submarinos militares, por sonares de empresas mineiras ou até por culpa da Greenpeace que estará a afugentar a vida selvagem do local, com o intuito de evitar que seja caçada.

Mas tanto a Greenpeace como as empresas mineiras já vieram desmentir qualquer intervenção no local e as fontes militares negam a existência de submarinos canadianos ou de outros países na zona. Pelo que o mistério continua…


Em: http://zap.aeiou.pt/som-misterioso-sai-do-fundo-do-mar-esta-assustar-populacao-do-canada-136799

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di