O GPS do avião onde viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi afetado por uma interferência que as autoridades suspeitam ser de origem russa, no domingo, forçando uma aterragem com mapas analógicos. Não é claro se o avião seria o alvo deliberado.
A aeronave aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Plovdiv, no sul da Bulgária, sem ter de alterar a rota. "Podemos de facto confirmar que houve bloqueio do GPS", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, numa conferência de imprensa em Bruxelas. "Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que se deveu a uma interferência flagrante da Rússia".
A região tem sofrido muitas destas atividades, afirmou o executivo comunitário, acrescentando que sancionou várias empresas que se acredita estarem envolvidas. O governo búlgaro confirmou o incidente.
"Durante o voo que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para Plovdiv, o sinal de satélite que transmitia informação para o sistema de navegação GPS da aeronave foi neutralizado", referiu um comunicado do governo búlgaro.
"Para garantir a segurança do voo, os serviços de controlo aéreo ofereceram imediatamente um método alternativo de aterragem utilizando ferramentas de navegação terrestre", acrescentou.
O jornal "Financial Times", que avançou a notícia, disse que o avião foi forçado a aterrar usando mapas em papel.
Ursula von der Leyen, de 66 anos, estava na Bulgária no âmbito de uma viagem por sete países da "linha da frente" da União Europeia, que, por estarem no flanco leste do bloco, estão mais expostos às ameaças híbridas russas.
A Comissão Europeia disse estar "ciente de que as ameaças e a intimidação são uma componente habitual das ações hostis" de Moscovo. Esta ação "só reforça o compromisso inabalável de aumentar as capacidades de defesa e o apoio à Ucrânia", salientou.
Ursula von der Leyen sentiu "na primeira pessoa a ameaça diária que a Rússia e os seus 'proxies' [intermediários] representam", afirmou a mesma fonte.
Avião onde viajava Von der Leyen afetado por interferência de GPS da Rússia - JN
Comentários
Enviar um comentário