Aprendemos que 120 km/h era o limite máximo nas auto-estradas européias, no entanto, alguns países estão a aumentar os limites de velocidade e a experimentar novas medidas para que possas conduzir mais rápido legalmente.
De acordo com o site espanhol autopista, nos Países Baixos, as auto-estradas A6 e A7 já passaram a ter limites de 130 km/h. Na República Checa, a auto-estrada D3, que liga Praga a Budweiser, encontra-se em fase de testes com troços onde o limite foi elevado para 150 km/h. E a Áustria não quis ficar atrás: no estado da Estíria, o limite de 100 km/h foi abolido em algumas auto-estradas e substituído por 130 km/h para todos os veículos, não apenas elétricos ou a hidrogénio.
O objetivo destes países é, segundo os governos, descongestionar o trânsito e até melhorar a qualidade do ar, sem recorrer a proibições, mas sim oferecendo “medidas de alívio para quem depende do carro”, como explicou o governador da Estíria, Mario Kunasek.
Mas nem todos concordam. A oposição austríaca alerta que o aumento da velocidade pode ser pouco eficaz, trazer riscos à saúde e agravar o desgaste dos pneus, sem grandes ganhos de tempo nos trajetos.
Em Espanha, a Direção-Geral de Tráfego garante que não há planos para aumentar os limites e continua a reforçar os radares nas estradas, lembrando que a velocidade é um dos principais fatores em acidentes mortais. O diretor da DGT alerta que partilhar carro é uma das formas mais eficazes de reduzir o trânsito nas grandes cidades, já que até 85% dos veículos circulam com apenas um ocupante.
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