Avançar para o conteúdo principal

Álvaro Santos Pereira dispensa o Álvaro de Centeno: chefe de gabinete será Filipa Santos



 Álvaro Santos Pereira não vai manter o chefe de gabinete do Banco de Portugal, Álvaro Novo, cujo mandato foi renovado por Mário Centeno na reta final do seu contrato.


Ouvido na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, o ainda economista-chefe da OCDE anunciou que Filipa Santos será a substituta de Álvaro Novo no cargo.


Questionado sobre a nomeação de Álvaro Novo para chefe de gabinete, o economista chefe da OCDE, indigitado para governar o Banco de Portugal, assegura que “durante o meu mandato quero que o banco seja mais presente, mais inovador e mais ativo”. E neste contexto anuncia para as dúvidas se dissipem: “O meu chefe de gabinete vai ser a Filipa Santos, e não Álvaro Novo”. “Um chefe de gabinete é alguém que trabalha muito perto do governador e é por isso da sua confiança total”, justificou.


Filipa Santos foi sua chefe de gabinete no ministério da Economia e do Emprego, quanto Santos Pereira exercia as funções de ministro. Antes tinha estado na consultora Deloitte para onde regressou quando saiu do Governo. Segundo o seu Linkedin, está há 12 anos na empresa.


Licenciada em Economia e pós-graduada em Análise Financeira pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), chegou à Deloitte em 2004. Depois, na sua passagem pelo ministério da Economia e do Trabalho (entre 2011 e 2013) começou como adjunta e passou à chefia do gabinete, menos de 2 anos depois. Mais recentemente, assumiu funções como Senior Manager de Marketing, Communications & Business Development da Deloitte Portugal.


Álvaro Novo, que foi colega de faculdade de Álvaro Santos Pereira, é desde setembro de 2020 chefe de gabinete do Banco de Portugal, tendo visto o seu mandato renovado na semana em que o mandato de Mário Centeno terminou.


Foi técnico do Banco de Portugal desde 2001, tendo estado no Governo entre 2015 e 2020, primeiro como economista chefe das Finanças e, depois, como secretário do Estado do Tesouro. É licenciado em em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde se cruzou com Álvaro Santos Pereira. Depois segue-se um percurso pelos Estados Unidos, com o mestrado em Economia na Southern Illinois University, e em Estatística Aplicada, na University of Illinois, Urbana-Champaign, e o doutoramento em Economia, na mesma instituição.


Em 2013, escreveu em conjunto com Centeno o ensaio “O Trabalho, uma visão de mercado”, da Fundação Francisco Manuel dos Santos.


Na audição da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, Álvaro Santos Pereira promete independência, rigor e sobretudo uma “maior abertura e transparência”, um Banco de Portugal “mais presente nas diversas regiões e mais ativo na batalha contra a iliteracia financeira e o branqueamento de capitais”.


Sobre as polémicas em torno da nova sede, diz que terá de se informar, mas refere que se fosse ele o governador, não teria tomado a decisão em fim de mandato. “Decisões desta não se tomam em fim do mandato”, disse, escusando-se a mais explicações.


Álvaro Santos Pereira dispensa o Álvaro de Centeno: chefe de gabinete será Filipa Santos - Expresso


Comentários

Notícias mais vistas:

Governo vai apoiar reconstrução de casas até 10.000 euros sem necessidade de documentação

 O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O mesmo montante estará disponível para situações relacionadas com agricultura e floresta exatamente no mesmo montante. Luís Montenegro falava no final da reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que durou cerca de três horas e decorreu na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento (Lisboa). De acordo com o primeiro-ministro, esses apoios para a reconstrução de casas serão acompanhados de vistorias das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e das Câmaras Municipais. "O mesmo procedimento tam...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...