Avançar para o conteúdo principal

Está farto de chamadas comerciais ‘spam’? Decore estas três frases ‘mágicas’ que o podem safar



 As chamadas comerciais, muitas vezes referidas como chamadas spam, são aquelas em que empresas contactam os consumidores para tentar vender produtos ou serviços. Estas chamadas tornaram-se uma das maiores fontes de irritação para os utilizadores, principalmente porque, na maioria das vezes, os produtos oferecidos não são do interesse de quem atende. Além disso, essas chamadas tendem a acontecer nos momentos mais inconvenientes, como quando acabamos de fechar os olhos para uma sesta ou enquanto estamos a pagar as compras no supermercado.

Pior ainda, não se trata apenas de uma única chamada por dia; há casos em que os consumidores recebem várias dessas chamadas indesejadas em poucas horas, o que aumenta o nível de frustração. Com o crescimento da cibercriminalidade, as chamadas telefónicas tornaram-se também uma via popular para fraudes, o que faz com que os consumidores queiram eliminar este tipo de contactos para evitar confusões entre chamadas legítimas e tentativas de burla.

Apesar de em Portugal, como em Espanha, recorda o El Economista já haver regulamentação para estas chamadas, o spam telefónico continua a ser uma praga que pode ser enfrentada com a utilização de algumas frases específicas.


Como Acabar com as Chamadas Spam

Antes de mais, é importante assegurar que não subscreveu ou deu consentimento para receber este tipo de comunicações. Se tiver a certeza de que não autorizou estas chamadas, as seguintes frases podem ser eficazes para acabar com este incómodo:


1. “Removam o meu número da vossa base de dados”

Independentemente de ter dado ou não consentimento para comunicações comerciais, esta é a frase mais eficaz para pôr fim a estas chamadas. Tem o direito de desistir destas comunicações a qualquer momento, e as empresas são obrigadas a cumprir a sua solicitação durante a chamada.


2. “Não solicitei nenhum contacto comercial”

As empresas frequentemente encontram maneiras de contactar os consumidores, seja por chamada, SMS ou email. Se tiver a certeza de que não deu autorização para ser contactado, deve deixar claro que não deseja ser incomodado e lembrar a empresa de que estão a infringir a lei ao contactá-lo sem consentimento.


3. “É ilegal que me contactem a esta hora”

De acordo com a legislação de defesa dos consumidores, as chamadas comerciais só podem ser realizadas dentro de horários específicos. Fora destes horários, é proibido contactar os consumidores.

As chamadas só podem ser feitas de segunda a sexta-feira, excluindo feriados, entre as 9:00 e as 21:00. No entanto, as companhias telefónicas seguem um horário ainda mais restrito: podem ligar de segunda a sexta-feira, mas apenas entre as 10:00 e as 15:00, e novamente das 16:00 às 21:00.


Está farto de chamadas comerciais ‘spam’? Decore estas três frases ‘mágicas’ que o podem safar – Executive Digest (sapo.pt)


Comentários

Enviar um comentário

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

TAP: quo vadis?

 É um erro estratégico abismal decidir subvencionar uma vez mais a TAP e afirmar que essa é a única solução para garantir a conectividade e o emprego na aviação, hotelaria e turismo no país. É mentira! Nos últimos 20 anos assistiu-se à falência de inúmeras companhias aéreas. 11 de Setembro, SARS, preço do petróleo, crise financeira, guerras e concorrência das companhias de baixo custo, entre tantos outros fatores externos, serviram de pano de fundo para algo que faz parte das vicissitudes de qualquer empresa: má gestão e falta de liquidez para enfrentar a mudança. Concentremo-nos em três casos europeus recentes de companhias ditas “de bandeira” que fecharam as portas e no que, de facto, aconteceu. Poucos meses após a falência da Swissair, em 2001, constatou-se um fenómeno curioso: um número elevado de salões de beleza (manicure, pedicure, cabeleireiros) abriram igualmente falência. A razão é simples, mas só mais tarde seria compreendida: muitos desses salões sustentavam-se das assi...

Novo passo na guerra: soldados norte-coreanos preparam tudo para entrar na Ucrânia

 A chegar às fileiras de Moscovo estão também mais armas e munições A guerra na Ucrânia pode estar prestes a entrar numa nova fase e a mudar de tom. Segundo a emissora alemã ZDF, a Rússia começou a transferir sistemas de artilharia de longo alcance fornecidos pela Coreia do Norte para a Crimeia, território ucraniano anexado pela Federação Russa em 2014. Trata-se de uma escalada significativa da colaboração militar entre Moscovo e Pyongyang, e um indício claro de que o envolvimento norte-coreano no conflito pode estar prestes a expandir-se dramaticamente. Imagens divulgadas online no dia 26 de março mostram canhões autopropulsados norte-coreanos Koksan a serem transportados por comboio através do norte da Crimeia. Estes canhões de 170 milímetros são considerados dos mais potentes do mundo em termos de alcance: conseguem atingir alvos a 40 quilómetros com munições convencionais e até 60 quilómetros com projéteis assistidos por foguete. Até agora, os militares norte-coreanos só tinham...