Avançar para o conteúdo principal

Detetada nova fraude para roubar informações pessoais e criptomoedas. É uma “operação bem organizada”, alertam especialistas



 Há uma nova e sofisticada campanha de fraude online, denominada “Tusk”, que tem como alvo utilizadores de Windows e macOS em todo o mundo. Esta operação criminosa procura roubar criptomoedas e informações pessoais, utilizando tópicos populares como web3, moedas digitais, inteligência artificial (IA) e jogos online para enganar as suas vítimas.


De acordo com a Equipa de Resposta a Emergências Globais (GERT) da Kaspersky, os cibercriminosos por trás da campanha têm criado sites falsos que imitam plataformas legítimas de criptomoedas, jogos de role-playing online e tradutores baseados em IA. Esses sites são projetados para parecer autênticos e atraentes, aumentando a probabilidade de que as vítimas sejam enganadas.


Os atacantes utilizam esquemas de phishing para direcionar os utilizadores para esses sites falsos, onde são induzidos a fornecer informações sensíveis, como credenciais de carteiras de criptomoedas, ou a baixar malware. Os malware incluídos, como o Danabot e o Stealc, são projetados para roubar dados pessoais e informações financeiras. Além disso, o uso de clippers permite que os cibercriminosos substituam endereços de carteira de criptomoeda copiados pela vítima por endereços maliciosos.


A Kaspersky identificou que o código malicioso utilizado na campanha contém cadeias de caracteres em russo. A empresa de segurança também observou que os arquivos do malware são frequentemente hospedados no Dropbox, onde os utilizadores são induzidos a baixá-los e a interagir com interfaces que disfarçam o verdadeiro propósito malicioso.


“A correlação entre as diferentes partes desta campanha e a sua infraestrutura partilhada sugere uma operação bem organizada, possivelmente ligada a um único interveniente ou grupo com motivos financeiros específicos”, afirma Ayman Shaaban, Chefe da Unidade de Resposta a Incidentes, Equipa Global de Resposta a Emergências, Kaspersky.


“Para além das três subcampanhas que visam as criptomoedas, a IA e jogos, o nosso Portal de Informações sobre Ameaças ajudou a identificar infraestruturas para outros 16 tópicos – quer subcampanhas mais antigas e retiradas, quer novas subcampanhas ainda não lançadas. Isto demonstra a capacidade dos cibercriminosos para se adaptar rapidamente aos tópicos populares e implementar novas operações maliciosas em resposta. Também sublinha a necessidade crítica de os utilizadores implementarem soluções de segurança robustas e de investirem na literacia digital para proteger contra ameaças em evolução”.


Detetada nova fraude para roubar informações pessoais e criptomoedas. É uma “operação bem organizada”, alertam especialistas – Executive Digest (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

China desmantela 300 barragens para restaurar ecossistema do Yangtsé

 Foram removidas 300 das 357 barragens e desativadas 342 das 373 pequenas centrais hidroelétricas no rio Chishui, permitindo que espécies raras de peixes retomassem os ciclos naturais de reprodução. A China desmantelou 300 barragens e encerrou a maioria das centrais hidroelétricas no Chishui — um importante afluente do rio Yangtsé — para proteger espécies de peixes ameaçadas e restaurar o ecossistema, informou esta sexta-feira a imprensa oficial. De acordo com a agência noticiosa oficial Xinhua, até dezembro foram removidas 300 das 357 barragens existentes no Chishui, também conhecido como rio Vermelho. Além disso, foram desativadas 342 das 373 pequenas centrais hidroelétricas, permitindo que várias espécies raras de peixes retomassem os ciclos naturais de reprodução. Com mais de 400 quilómetros de extensão, o Chishui atravessa as províncias de Yunnan, Guizhou e Sichuan, no sudoeste da China, sendo considerado pelos ecologistas como um dos últimos refúgios para espécies raras e end...

ET15 é o novo drone português para «missões de emergência médica, defesa nacional e resposta a crises humanitárias em zonas de guerra»

  Na lista de características técnicas deste drone português estão «sensores de navegação avançados e georreferenciação em tempo real». Consegue transportar um máximo de quinze quilos e tem autonomia para cem quilómetros: o ET15 é um drone com o aspecto de um avião, com dois motores a hélice e capacidade VTOL, desenvolvido pela startup nacional Eliot, em parceria com a Rangel Logistics Solutions. A empresa descreve-o como uma «solução logística aérea de baixo custo» preparada para aterrar em «zonas de acesso limitado». Entre as principais aplicações do ET15 estão missões de «emergência médica, defesa nacional e resposta a crises humanitárias em zonas de guerra», com a Eliot a garantir que consegue operar de «forma rápida, segura e silenciosa». Na lista de características técnicas deste drone português estão «sensores de navegação avançados, georreferenciação em tempo real, compartimentos dedicados a transportes de carga sensível [como “sangue, tecidos, medicamentos ou órgãos para t...

Condomínio condenado a pagar 450 mil euros pela morte de três alunos esmagados por um muro em Braga

 A Câmara de Braga, que também era ré no processo, foi absolvida. O muro em questão era uma estrutura que, desde 1996, acolhera as caixas de correio de um prédio ali existente, mas que, em 2012, deixou de ter qualquer utilidade. A administração do condomínio tinha sido alertada para o estado de degradação O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga fixou em 150 mil euros o valor da indemnização a pagar aos pais de cada um dos três estudantes da Universidade do Minho que morreram esmagados por um muro, em 2014. Por sentença de 18 de junho, a que a Lusa teve acesso esta quinta-feira e que surge mais de um ano depois do início do julgamento, o tribunal determinou que a indemnização seja paga pela empresa administradora de condomínio responsável pela construção, sem licenciamento camarário, do referido muro, para acolher as caixas de correio de um prédio. O pagamento será assegurado pelo condomínio e respetivas seguradoras. A Câmara de Braga, que também era ré no processo, foi absolvid...