Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel.
O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas: V12, V16 e um V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm… As novidades não vão ficar por aí.
Recentemente, demos a conhecer uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota, com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos.
Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento.
O que está a BMW a desenvolver?
Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela Auto Motor und Sport), sabemos o que têm andado a «cozinhar» nos bastidores. Se no caso da Toyota temos motores 100% novos, na BMW o desenvolvimento é mais específico, concentrando-se na tecnologia de combustão.
A grande novidade está na adição de uma pré-câmara de combustão e para quem tenha conhecimento das tecnologias usadas em motores, esta era bastante comum… nos motores Diesel.
Antes da introdução e vulgarização da injeção direta de combustível nos motores Diesel, o recurso a uma pré-câmara de combustão (injeção indireta) era a tecnologia mais usada. A ignição da mistura ar-combustível tinha início na pré-câmara de combustão (montada na cabeça do motor), passando depois por uns orifícios que a ligavam à câmara de combustão principal no cilindro.
Isto resultava não só numa combustão mais eficiente (melhor controlo da detonação e temperatura), como dava ao motor Diesel um funcionamento mais suave, reduzindo em simultâneo o seu ruído. Nos motores a gasolina, esta tecnologia promete outro tipo de benefícios.
Como funciona?
Tal como nos motores Diesel, a pré-câmara de combustão nos futuros motores a gasolina da BMW está ligada à câmara de combustão principal (no cilindro) através de orifícios.
Dentro da pré-câmara de combustão (muito mais pequena em volume) existe apenas uma vela de ignição com uma configuração única, ao só ter o elétrodo de ignição. O elétrodo de massa está fixo no motor. De acordo com a patente, esta separação estrutural permite uma melhor dissipação de calor, evitando pré-ignições indesejadas.
Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel (razaoautomovel.com)
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