Avançar para o conteúdo principal

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel



S58 BMW

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel.

© BMW

O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas: V12V16 e um V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm… As novidades não vão ficar por aí.

Recentemente, demos a conhecer uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota, com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos.

Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento.

O que está a BMW a desenvolver?

Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela Auto Motor und Sport), sabemos o que têm andado a «cozinhar» nos bastidores. Se no caso da Toyota temos motores 100% novos, na BMW o desenvolvimento é mais específico, concentrando-se na tecnologia de combustão.

A grande novidade está na adição de uma pré-câmara de combustão e para quem tenha conhecimento das tecnologias usadas em motores, esta era bastante comum… nos motores Diesel.

Antes da introdução e vulgarização da injeção direta de combustível nos motores Diesel, o recurso a uma pré-câmara de combustão (injeção indireta) era a tecnologia mais usada. A ignição da mistura ar-combustível tinha início na pré-câmara de combustão (montada na cabeça do motor), passando depois por uns orifícios que a ligavam à câmara de combustão principal no cilindro.

Isto resultava não só numa combustão mais eficiente (melhor controlo da detonação e temperatura), como dava ao motor Diesel um funcionamento mais suave, reduzindo em simultâneo o seu ruído. Nos motores a gasolina, esta tecnologia promete outro tipo de benefícios.

Como funciona?

Tal como nos motores Diesel, a pré-câmara de combustão nos futuros motores a gasolina da BMW está ligada à câmara de combustão principal (no cilindro) através de orifícios.

Dentro da pré-câmara de combustão (muito mais pequena em volume) existe apenas uma vela de ignição com uma configuração única, ao só ter o elétrodo de ignição. O elétrodo de massa está fixo no motor. De acordo com a patente, esta separação estrutural permite uma melhor dissipação de calor, evitando pré-ignições indesejadas.


Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel (razaoautomovel.com)


Comentários

Notícias mais vistas:

China desmantela 300 barragens para restaurar ecossistema do Yangtsé

 Foram removidas 300 das 357 barragens e desativadas 342 das 373 pequenas centrais hidroelétricas no rio Chishui, permitindo que espécies raras de peixes retomassem os ciclos naturais de reprodução. A China desmantelou 300 barragens e encerrou a maioria das centrais hidroelétricas no Chishui — um importante afluente do rio Yangtsé — para proteger espécies de peixes ameaçadas e restaurar o ecossistema, informou esta sexta-feira a imprensa oficial. De acordo com a agência noticiosa oficial Xinhua, até dezembro foram removidas 300 das 357 barragens existentes no Chishui, também conhecido como rio Vermelho. Além disso, foram desativadas 342 das 373 pequenas centrais hidroelétricas, permitindo que várias espécies raras de peixes retomassem os ciclos naturais de reprodução. Com mais de 400 quilómetros de extensão, o Chishui atravessa as províncias de Yunnan, Guizhou e Sichuan, no sudoeste da China, sendo considerado pelos ecologistas como um dos últimos refúgios para espécies raras e end...

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)