Avançar para o conteúdo principal

Pontos coloridos não estão nos pneus ao acaso. O que significam?



 Na produção de pneus, os fabricantes têm de obedecer a várias regras e colocar vários números e letras, correspondentes à data da produção, ao tamanho ou à velocidade máxima. No entanto, um pneu novo pode ter também um ponto colorido e este tem uma razão para existir.

 

Pode ser amarelo, vermelho, em forma de circulo ou até de triângulo. Seja  como ou de cor for, este pequeno ponto colorido no pneu indica o ponto de equilíbrio do pneu ou, por outras palavras, o ponto de união do pneu.


Por norma, este ponto está identificado para que na sua montagem seja fácil de identificar o ponto mais leve do pneu que, por uma questão de equilíbrio, deve coincidir com a montagem da válvula.


Os fabricantes das jantes também podem colocar um ponto de equilíbrio da mesma. Nestes casos, um e outro devem coincidir na montagem. Para que a não exista necessidade de equilibrar a roda, ou para facilitar o trabalho de a equilibrar que, por vezes, pode ser ainda necessário.


Tudo isto só se aplica à primeira montagem do pneu ou a uma jante nova.


O equilíbrio correto dos pneus é muito importante para a sua circulação porque podem eliminar possíveis vibrações que afetam o conforto de condução e provocam um desgaste anormal e prematuro dos pneus. Por outro lado podem ainda tornar a rotação defeituosa e afetar o movimento do veículo a partir de uma determinada velocidade, o que até pode danificar a suspensão e amortecedores.


Pontos coloridos não estão nos pneus ao acaso. O que significam? (noticiasaominuto.com)


Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Novo passo na guerra: soldados norte-coreanos preparam tudo para entrar na Ucrânia

 A chegar às fileiras de Moscovo estão também mais armas e munições A guerra na Ucrânia pode estar prestes a entrar numa nova fase e a mudar de tom. Segundo a emissora alemã ZDF, a Rússia começou a transferir sistemas de artilharia de longo alcance fornecidos pela Coreia do Norte para a Crimeia, território ucraniano anexado pela Federação Russa em 2014. Trata-se de uma escalada significativa da colaboração militar entre Moscovo e Pyongyang, e um indício claro de que o envolvimento norte-coreano no conflito pode estar prestes a expandir-se dramaticamente. Imagens divulgadas online no dia 26 de março mostram canhões autopropulsados norte-coreanos Koksan a serem transportados por comboio através do norte da Crimeia. Estes canhões de 170 milímetros são considerados dos mais potentes do mundo em termos de alcance: conseguem atingir alvos a 40 quilómetros com munições convencionais e até 60 quilómetros com projéteis assistidos por foguete. Até agora, os militares norte-coreanos só tinham...

TAP: quo vadis?

 É um erro estratégico abismal decidir subvencionar uma vez mais a TAP e afirmar que essa é a única solução para garantir a conectividade e o emprego na aviação, hotelaria e turismo no país. É mentira! Nos últimos 20 anos assistiu-se à falência de inúmeras companhias aéreas. 11 de Setembro, SARS, preço do petróleo, crise financeira, guerras e concorrência das companhias de baixo custo, entre tantos outros fatores externos, serviram de pano de fundo para algo que faz parte das vicissitudes de qualquer empresa: má gestão e falta de liquidez para enfrentar a mudança. Concentremo-nos em três casos europeus recentes de companhias ditas “de bandeira” que fecharam as portas e no que, de facto, aconteceu. Poucos meses após a falência da Swissair, em 2001, constatou-se um fenómeno curioso: um número elevado de salões de beleza (manicure, pedicure, cabeleireiros) abriram igualmente falência. A razão é simples, mas só mais tarde seria compreendida: muitos desses salões sustentavam-se das assi...