Avançar para o conteúdo principal

Está farto de chamadas comerciais ‘spam’? Decore estas três frases ‘mágicas’ que o podem safar



 As chamadas comerciais, muitas vezes referidas como chamadas spam, são aquelas em que empresas contactam os consumidores para tentar vender produtos ou serviços. Estas chamadas tornaram-se uma das maiores fontes de irritação para os utilizadores, principalmente porque, na maioria das vezes, os produtos oferecidos não são do interesse de quem atende. Além disso, essas chamadas tendem a acontecer nos momentos mais inconvenientes, como quando acabamos de fechar os olhos para uma sesta ou enquanto estamos a pagar as compras no supermercado.

Pior ainda, não se trata apenas de uma única chamada por dia; há casos em que os consumidores recebem várias dessas chamadas indesejadas em poucas horas, o que aumenta o nível de frustração. Com o crescimento da cibercriminalidade, as chamadas telefónicas tornaram-se também uma via popular para fraudes, o que faz com que os consumidores queiram eliminar este tipo de contactos para evitar confusões entre chamadas legítimas e tentativas de burla.

Apesar de em Portugal, como em Espanha, recorda o El Economista já haver regulamentação para estas chamadas, o spam telefónico continua a ser uma praga que pode ser enfrentada com a utilização de algumas frases específicas.


Como Acabar com as Chamadas Spam

Antes de mais, é importante assegurar que não subscreveu ou deu consentimento para receber este tipo de comunicações. Se tiver a certeza de que não autorizou estas chamadas, as seguintes frases podem ser eficazes para acabar com este incómodo:


1. “Removam o meu número da vossa base de dados”

Independentemente de ter dado ou não consentimento para comunicações comerciais, esta é a frase mais eficaz para pôr fim a estas chamadas. Tem o direito de desistir destas comunicações a qualquer momento, e as empresas são obrigadas a cumprir a sua solicitação durante a chamada.


2. “Não solicitei nenhum contacto comercial”

As empresas frequentemente encontram maneiras de contactar os consumidores, seja por chamada, SMS ou email. Se tiver a certeza de que não deu autorização para ser contactado, deve deixar claro que não deseja ser incomodado e lembrar a empresa de que estão a infringir a lei ao contactá-lo sem consentimento.


3. “É ilegal que me contactem a esta hora”

De acordo com a legislação de defesa dos consumidores, as chamadas comerciais só podem ser realizadas dentro de horários específicos. Fora destes horários, é proibido contactar os consumidores.

As chamadas só podem ser feitas de segunda a sexta-feira, excluindo feriados, entre as 9:00 e as 21:00. No entanto, as companhias telefónicas seguem um horário ainda mais restrito: podem ligar de segunda a sexta-feira, mas apenas entre as 10:00 e as 15:00, e novamente das 16:00 às 21:00.


Está farto de chamadas comerciais ‘spam’? Decore estas três frases ‘mágicas’ que o podem safar – Executive Digest (sapo.pt)


Comentários

Enviar um comentário

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A hora a que se deita pode ser mais importante do que o número de horas que dorme

Talvez se sinta tentado a dormir até mais tarde depois de uma noitada – mas os cientistas descobriram que é melhor para o seu cérebro e a para a sua saúde cardíaca manter um horário regular. Joyce Lee, The New York Times / Redux O segredo para dormir melhor pode não ser passar mais horas na cama.  Quando a maioria de nós se esforça por dormir melhor, costumamos focar-nos na duração: as sete a nove horas  recomendadas de repouso nocturno . No entanto, os cientistas especializados em sono e um corpo crescente de evidências sugere que  manter um horário de sono constante pode ser mais importante do que o número de horas que dormimos . Desde estudos populacionais de grande escala a ensaios clínicos cuidadosamente elaborados, os investigadores estão a descobrir que ir dormir e acordar todos os dias à mesma hora pode  melhorar a cognição e a saúde mental , contribuir para a saúde metabólica e a função imunitária,  fortalecer o coração  e  diminuir o risco de...

"Frankenstein": quão perigosa é e quais os sintomas da nova variante da Covid-19?

 Para além do nome científico XFG ou Stratus, a variante do vírus atualmente predominante é também conhecida por "Frankenstein". Nos últimos dias, tem sido noticiado que esta variante está alegadamente associada a uma "garganta de lâmina", ou seja, a uma dor de garganta mais grave. Como acontece todos os anos, estão a circular novas variantes do SARS-CoV-2 que causam infeções respiratórias. A variante XFG, atualmente predominante, é muitas vezes referida nos meios de comunicação social como a "variante Frankenstein", que tem como sintoma típico a chamada "garganta de lâmina de barbear". Os médicos relatam que os doentes se queixam de dores de garganta extremamente fortes - tão fortes que parecem estar a engolir lâminas de barbear. Vários meios de comunicação social deram conta deste quadro nos últimos dias. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou oficialmente a variante atual como uma "Variante sob Monitorização" (VUM) em 23 de...