Avançar para o conteúdo principal

Está farto de chamadas comerciais ‘spam’? Decore estas três frases ‘mágicas’ que o podem safar



 As chamadas comerciais, muitas vezes referidas como chamadas spam, são aquelas em que empresas contactam os consumidores para tentar vender produtos ou serviços. Estas chamadas tornaram-se uma das maiores fontes de irritação para os utilizadores, principalmente porque, na maioria das vezes, os produtos oferecidos não são do interesse de quem atende. Além disso, essas chamadas tendem a acontecer nos momentos mais inconvenientes, como quando acabamos de fechar os olhos para uma sesta ou enquanto estamos a pagar as compras no supermercado.

Pior ainda, não se trata apenas de uma única chamada por dia; há casos em que os consumidores recebem várias dessas chamadas indesejadas em poucas horas, o que aumenta o nível de frustração. Com o crescimento da cibercriminalidade, as chamadas telefónicas tornaram-se também uma via popular para fraudes, o que faz com que os consumidores queiram eliminar este tipo de contactos para evitar confusões entre chamadas legítimas e tentativas de burla.

Apesar de em Portugal, como em Espanha, recorda o El Economista já haver regulamentação para estas chamadas, o spam telefónico continua a ser uma praga que pode ser enfrentada com a utilização de algumas frases específicas.


Como Acabar com as Chamadas Spam

Antes de mais, é importante assegurar que não subscreveu ou deu consentimento para receber este tipo de comunicações. Se tiver a certeza de que não autorizou estas chamadas, as seguintes frases podem ser eficazes para acabar com este incómodo:


1. “Removam o meu número da vossa base de dados”

Independentemente de ter dado ou não consentimento para comunicações comerciais, esta é a frase mais eficaz para pôr fim a estas chamadas. Tem o direito de desistir destas comunicações a qualquer momento, e as empresas são obrigadas a cumprir a sua solicitação durante a chamada.


2. “Não solicitei nenhum contacto comercial”

As empresas frequentemente encontram maneiras de contactar os consumidores, seja por chamada, SMS ou email. Se tiver a certeza de que não deu autorização para ser contactado, deve deixar claro que não deseja ser incomodado e lembrar a empresa de que estão a infringir a lei ao contactá-lo sem consentimento.


3. “É ilegal que me contactem a esta hora”

De acordo com a legislação de defesa dos consumidores, as chamadas comerciais só podem ser realizadas dentro de horários específicos. Fora destes horários, é proibido contactar os consumidores.

As chamadas só podem ser feitas de segunda a sexta-feira, excluindo feriados, entre as 9:00 e as 21:00. No entanto, as companhias telefónicas seguem um horário ainda mais restrito: podem ligar de segunda a sexta-feira, mas apenas entre as 10:00 e as 15:00, e novamente das 16:00 às 21:00.


Está farto de chamadas comerciais ‘spam’? Decore estas três frases ‘mágicas’ que o podem safar – Executive Digest (sapo.pt)


Comentários

Enviar um comentário

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

BEN, o e-car português, já pode ser conduzido na Europa

  O novo e-car português BEN está já apto a ser conduzido em toda a Europa. O certificado de homologação da União Europeia já foi atribuído e em 2026 deverá começar a produção em larga escala. Está a chegar um novo e-car criado em Portugal . É o  BEN , desenvolvido no Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), que esta quinta-feira (18 de dezembro)  recebeu o certificado de homologação da União Europeia  - ou seja, na prática, já pode ser conduzido na Europa.   O modelo, de pequenas dimensões,  deverá entrar em produção em larga escala já no próximo ano , não só em Portugal, como também na Europa. Com um preço projetado de 8.000 euros , segundo um comunicado, decorrem negociações para que  em 2030 sejam fabricadas 20 mil unidades por ano  "de forma descentralizada". Trata-se de um e-car acessível, que é também o primeiro do género com contador de emissões de dióxido de carbono evitadas. A tecnologia AYR permite-lhe compensar as emissões origi...

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...