Avançar para o conteúdo principal

Encontrado o elo perdido que permite carregar um telemóvel num minuto e um carro em 10



 Iões a movimentar-se com grande rapidez no interior dos poros de um supercondensador


Uma equipa de investigadores descobriu dados cruciais sobre a forma como os iões se movem através dos minúsculos poros de um supercondensador — um dispositivo de armazenamento de energia com potencial para um carregamento muito mais rápido do que as baterias convencionais.


Imagine se o seu computador portátil ou smartphone pudesse ser carregado num minuto — ou se um carro elétrico pudesse ser totalmente alimentado em 10 minutos.


Um novo estudo, conduzido por uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, e publicado esta sexta-feira na Proceedings of the National Academy of Sciences, pode torná-lo possível brevemente.


No decorrer do estudo, os cientistas descobriram a forma como os iões, as partículas carregadas eletricamente numa bateria, se movimentam num rede complexa de poros minúsculos.


A descoberta pode permitir melhorar a eficiência do movimento dos iões nos eletrólitos e aumentar a sua velocidade, abrindo portas ao desenvolvimento de novos superconsensadores, com tempos de carga muito mais curtos.


Os supercondensadores são capazes de armazenar uma quantidade bastante maior de energia elétrica do que os condensadores tradicionais, e podem já ser carregados muito rapidamente, quando comparados com as baterias comuns.


“Há várias técnicas de engenharia química usadas para estudar o fluxo em materiais porosos, como reservatórios de petróleo e filtragem de água, mas não tinham sido até agora usadas em sistemas de armazenamento de energia”, explica Ankur Gupta, professor de Química e Engenharia Biológica da Universidade da Califórnia e autor principal do estudo.


A descoberta é importante não só para o armazenamento de energia em veículos e dispositivos eletrónicos, mas também para as redes elétricas, uma vez que as varações na procura de energia obrigam a um armazenamento eficiente para evitar o desperdício durante os períodos de baixa procura e garantir um fornecimento rápido durante a procura elevada.


Os superconsensadores, dispositivos de armazenamento de energia que se baseiam na acumulação de iões nos seus poros, têm tempos de carregamento rápidos e uma vida útil mais longa do que as baterias.


“O principal atrativo dos superconsensadores reside na sua velocidade“, explica Gupta. “Então, como podemos acelerar o seu carregamento e libertação de energia? Através de um movimento mais eficiente dos iões“.


“Esse é o grande passo que demos com o nosso trabalho”, afirma Ankur Gupta. “Encontrámos o elo que faltava“.


Encontrado o elo perdido que permite carregar um telemóvel num minuto e um carro em 10 - ZAP Notícias (aeiou.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di