Avançar para o conteúdo principal

Encontrado o elo perdido que permite carregar um telemóvel num minuto e um carro em 10



 Iões a movimentar-se com grande rapidez no interior dos poros de um supercondensador


Uma equipa de investigadores descobriu dados cruciais sobre a forma como os iões se movem através dos minúsculos poros de um supercondensador — um dispositivo de armazenamento de energia com potencial para um carregamento muito mais rápido do que as baterias convencionais.


Imagine se o seu computador portátil ou smartphone pudesse ser carregado num minuto — ou se um carro elétrico pudesse ser totalmente alimentado em 10 minutos.


Um novo estudo, conduzido por uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, e publicado esta sexta-feira na Proceedings of the National Academy of Sciences, pode torná-lo possível brevemente.


No decorrer do estudo, os cientistas descobriram a forma como os iões, as partículas carregadas eletricamente numa bateria, se movimentam num rede complexa de poros minúsculos.


A descoberta pode permitir melhorar a eficiência do movimento dos iões nos eletrólitos e aumentar a sua velocidade, abrindo portas ao desenvolvimento de novos superconsensadores, com tempos de carga muito mais curtos.


Os supercondensadores são capazes de armazenar uma quantidade bastante maior de energia elétrica do que os condensadores tradicionais, e podem já ser carregados muito rapidamente, quando comparados com as baterias comuns.


“Há várias técnicas de engenharia química usadas para estudar o fluxo em materiais porosos, como reservatórios de petróleo e filtragem de água, mas não tinham sido até agora usadas em sistemas de armazenamento de energia”, explica Ankur Gupta, professor de Química e Engenharia Biológica da Universidade da Califórnia e autor principal do estudo.


A descoberta é importante não só para o armazenamento de energia em veículos e dispositivos eletrónicos, mas também para as redes elétricas, uma vez que as varações na procura de energia obrigam a um armazenamento eficiente para evitar o desperdício durante os períodos de baixa procura e garantir um fornecimento rápido durante a procura elevada.


Os superconsensadores, dispositivos de armazenamento de energia que se baseiam na acumulação de iões nos seus poros, têm tempos de carregamento rápidos e uma vida útil mais longa do que as baterias.


“O principal atrativo dos superconsensadores reside na sua velocidade“, explica Gupta. “Então, como podemos acelerar o seu carregamento e libertação de energia? Através de um movimento mais eficiente dos iões“.


“Esse é o grande passo que demos com o nosso trabalho”, afirma Ankur Gupta. “Encontrámos o elo que faltava“.


Encontrado o elo perdido que permite carregar um telemóvel num minuto e um carro em 10 - ZAP Notícias (aeiou.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Candidatura a empréstimos europeus inclui fragatas, investimento no Alfeite, blindados, satélites e drones

  O ministro da Defesa Nacional anunciou hoje que a candidatura portuguesa aos empréstimos europeus SAFE inclui a aquisição de fragatas, recuperação do Arsenal do Alfeite e a produção de blindados, munições, satélites e drones em Portugal. "Vamos investir em fragatas, em artilharia de campanha, em satélites, em veículos médios de combate, em viaturas estáticas, em munições, em sistemas antiaéreos e em drones, sendo que, no caso dos drones, o projeto do SAFE é liderado por Portugal", adiantou Nuno Melo, numa conferência de imprensa que decorreu no Instituto de Defesa Nacional (IDN), em Lisboa. No passado dia 28, o Conselho de Ministros aprovou a candidatura formal de Portugal ao programa europeu de empréstimos para a Defesa SAFE, no valor de 5,8 mil milhões de euros. Após a candidatura inicial, "abre-se agora um processo que é de contratação até ao final de fevereiro, quando então a Comissão Europeia confirmará em concreto tudo o que vai suceder", explicou Nuno Melo....

Um terço das empresas da UE na China ponderam desviar produção face a restrições

  Mais de um terço das empresas europeias na China estão a considerar desviar parte da cadeia de abastecimento para fora do país asiático, para mitigar o impacto do controlo das exportações implementado por Pequim. Lusa De acordo com um inquérito divulgado na segunda-feira pela Câmara de Comércio da União Europeia na China, 36% das empresas estão a considerar desenvolver capacidade de fornecimento fora da China e 32% planeiam obter `inputs` de outros mercados, enquanto 43% ainda não tomaram uma decisão estratégica. O inquérito, realizado entre 06 e 24 de novembro com respostas de 131 empresas, revela que a maioria já foi afetada ou espera ser afetada pelas medidas chinesas, que abrangem minerais de terras raras, tecnologias de baterias de lítio, materiais superduros e controlos extraterritoriais sobre produtos que incorporam componentes processados na China. De acordo com o relatório, o impacto mais imediato é nos prazos de entrega: 40% dos inquiridos indicaram que os procedimentos...