Avançar para o conteúdo principal

Encontrado o elo perdido que permite carregar um telemóvel num minuto e um carro em 10



 Iões a movimentar-se com grande rapidez no interior dos poros de um supercondensador


Uma equipa de investigadores descobriu dados cruciais sobre a forma como os iões se movem através dos minúsculos poros de um supercondensador — um dispositivo de armazenamento de energia com potencial para um carregamento muito mais rápido do que as baterias convencionais.


Imagine se o seu computador portátil ou smartphone pudesse ser carregado num minuto — ou se um carro elétrico pudesse ser totalmente alimentado em 10 minutos.


Um novo estudo, conduzido por uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, e publicado esta sexta-feira na Proceedings of the National Academy of Sciences, pode torná-lo possível brevemente.


No decorrer do estudo, os cientistas descobriram a forma como os iões, as partículas carregadas eletricamente numa bateria, se movimentam num rede complexa de poros minúsculos.


A descoberta pode permitir melhorar a eficiência do movimento dos iões nos eletrólitos e aumentar a sua velocidade, abrindo portas ao desenvolvimento de novos superconsensadores, com tempos de carga muito mais curtos.


Os supercondensadores são capazes de armazenar uma quantidade bastante maior de energia elétrica do que os condensadores tradicionais, e podem já ser carregados muito rapidamente, quando comparados com as baterias comuns.


“Há várias técnicas de engenharia química usadas para estudar o fluxo em materiais porosos, como reservatórios de petróleo e filtragem de água, mas não tinham sido até agora usadas em sistemas de armazenamento de energia”, explica Ankur Gupta, professor de Química e Engenharia Biológica da Universidade da Califórnia e autor principal do estudo.


A descoberta é importante não só para o armazenamento de energia em veículos e dispositivos eletrónicos, mas também para as redes elétricas, uma vez que as varações na procura de energia obrigam a um armazenamento eficiente para evitar o desperdício durante os períodos de baixa procura e garantir um fornecimento rápido durante a procura elevada.


Os superconsensadores, dispositivos de armazenamento de energia que se baseiam na acumulação de iões nos seus poros, têm tempos de carregamento rápidos e uma vida útil mais longa do que as baterias.


“O principal atrativo dos superconsensadores reside na sua velocidade“, explica Gupta. “Então, como podemos acelerar o seu carregamento e libertação de energia? Através de um movimento mais eficiente dos iões“.


“Esse é o grande passo que demos com o nosso trabalho”, afirma Ankur Gupta. “Encontrámos o elo que faltava“.


Encontrado o elo perdido que permite carregar um telemóvel num minuto e um carro em 10 - ZAP Notícias (aeiou.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

OE2026: 10 medidas com impacto (in)direto na carteira dos portugueses

  O Governo entregou e apresentou a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano, mas com poucas surpresas. As mudanças nos escalões de IRS já tinham sido anunciadas, bem como o aumento nas pensões. Ainda assim, há novidades nos impostos, alargamento de isenções, fim de contribuições extraordinárias e mais despesa com Defesa, 2026 vai ser “um ano orçamental exigente” e a margem disponível para deslizes está “próxima de zero”. A afirmação em jeito de aviso pertence ao ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e foi proferida na  apresentação da proposta de Orçamento do Estado  para o próximo ano. O excedente é de cerca de 230 milhões de euros, pelo que se o país não quer voltar a entrar num défice, a margem para mais medidas é "próxima de zero". "Os números são o que são, se não tivéssemos os empréstimos do PRR não estaríamos a fazer alguns projetos", apontou, acrescentando que não vai discutir o mérito da decisão tomada relativamente à 'bazuca europ...

Bruxelas obriga governo a acabar com os descontos no ISP

 Comissão Europeia recomendou o fim dos descontos no imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos O ministro das Finanças garantiu que o Governo está a trabalhar numa solução para o fim dos descontos no imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP), recomendado pela Comissão Europeia, que não encareça os preços dos combustíveis. “Procuraremos momentos de redução dos preços, para poder reverter estes descontos”, afirmou o ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, que apresentou esta quinta-feira a proposta de Orçamento do Estado para 2026, em Lisboa. O governante apontou que esta questão é colocada pela Comissão Europeia desde 2023, tendo sido “o único reparo” que a instituição fez na avaliação do Programa Orçamental de Médio Prazo, em outubro do ano passado, e numa nova carta recebida em junho, a instar o Governo a acabar com os descontos no ISP. O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, tinha já admitido "ajusta...