Avançar para o conteúdo principal

Supremo dá razão a funcionário do Continente que foi suspenso e multado em meio salário por não pagar saco de plástico



 Um funcionário do Continente, que em 2021 foi apanhado a levar um saco de plástico do supermercado sem o pagar, foi suspenso por 15 dias, perdendo também metade do seu salário e antiguidade. O caso foi levado ao Supremo Tribunal de Justiça, que, numa decisão de 8 de maio, anulou a sanção a disciplinar, por a considerar “desproporcional”, conta o “Jornal de Notícias”, esta quarta-feira.


Considerando o castigo demasiado severo, o trabalhador – que justificou que precisava do saco para transportar a farda de trabalho para casa – recorreu ao Tribunal de Sintra para contestar a decisão, pedindo uma indemnização no valor de 3500 euros. O tribunal considerou a punição “proporcional, adequada e necessária”.


O funcionário recorreu para a Relação de Lisboa, que lhe deu razão e condenou a ré a repor os dias de suspensão e a pagar as retribuições que lhe tinham sido retiradas.


Após a decisão da Relação, foi o Continente que decidiu recorrer para o Supremo, que concluiu que o prejuízo que a empresa viria a ter era desproporcional em relação à perda de meio salário do trabalhador, que “por si só já era reduzido”. A sanção aplicada foi de 367,5 euros, sendo o salário deste ”operador especializado" de 735 euros.


Sobre este processo, fonte oficial do Continente adiantou ao Expresso que “o colaborador em causa já não está ao serviço da empresa, tendo trabalhado na nossa organização durante 23 anos, até atingir a idade da sua reforma”. A mesma fonte esclareceu que “durante a sua colaboração com a empresa”, o trabalhador em causa “foi alvo de outros processos” e deles “foi motivado pela tentativa de furto de um produto que se encontrava à venda na loja”.


A empresa acrescenta “que a decisão disciplinar aplicada pela empresa foi confirmada pelo Tribunal de Cascais” e que “a sua licitude mereceu pareceres favoráveis por parte do Ministério Público junto do Tribunal da Relação de Lisboa e do Supremo Tribunal de Justiça”.


Supremo dá razão a funcionário do Continente que foi suspenso e multado em meio salário por não pagar saco de plástico - Expresso


Comentário do Wilson:

é por isso que sou mais Pingo Doce.

Comentários

Notícias mais vistas:

Carro Elétrico: Carregar fora de casa é um pesadelo!

 Eu já dei o meu testemunho várias vezes, mas volto a dizer… Não compreendo como é que uma pessoa pode comprar um carro elétrico sem ter a capacidade de o carregar em casa. É uma decisão que tem um potencial tremendo para ser um pesadelo. Pode não ser todos os dias, mas basta algo começar a correr mal, para ser um stress desmedido. Ou seja, sempre que testo um carro 100% elétrico que não cabe na minha garagem, já sei que me estou a meter a jeito para ter uma experiência francamente má. O dia de ontem foi exatamente isso. Carro Elétrico: Carregar fora de casa é um pesadelo! Portanto, tenho um Voyah Courage para teste (que diga-se de passagem, é um belo carro Chinês), que é obviamente um 100% elétrico. Dito tudo isto, não sendo possível carregar em casa, porque é demasiado grande, decidi que ia deixar o carro a carregar no único posto rápido ativo na minha zona de residência enquanto ia treinar ao ginásio. Sim, o único posto rápido, porque o posto do LIDL continua sem cabos, e o post...

Alerta WhatsApp: esquema está a limpar contas bancárias em Portugal e Espanha!

  Sankt-Petersburg, Russia, March 6, 2018: Whatsapp messenger application icon on Apple iPhone X smartphone screen close-up. Whatsapp messenger app icon. Social media icon. Social network Prepara-te, porque o teu smartphone acaba de se tornar o alvo principal de uma das redes de cibercrime mais persistentes da Europa. O que começou como um alerta vermelho da Guardia Civil em Espanha atravessou a fronteira e já está a fazer vítimas em Portugal. Não é um vírus sofisticado, nem um hack complexo: é o regresso do “Golpe 419”, mas agora com um polimento digital que está a enganar até os utilizadores mais atentos. Graças a isto este esquema está a limpar contas bancárias via WhatsApp. Alerta WhatsApp: esquema está a limpar contas bancárias em Portugal e Espanha! Se receberes uma mensagem de um advogado ou consultor no WhatsApp, para tudo. Podes estar a um passo de ver a tua conta bancária ser esvaziada. O Esquema: Como a Herança Milionária te deixa na miséria Embora o método seja antigo (...

Castelo de Leiria parece "um filme de terror"

 A quase totalidade das árvores do Castelo de Leiria foram destruídas pela depressão Kristin, que também fez cair um troço de muralha daquele monumento que, segundo a vice-presidente do município, "parece um filme de terror". "Perderam-se cerca de 90% das árvores e arbustos. Parece um filme de terror", disse à agência Lusa Anabela Graça, que assume os pelouros dos Equipamentos Culturais, Cultura e Educação. Monumento Nacional desde 1910, o Castelo de Leiria foi um dos equipamentos do património cultural do concelho mais afetados pela tempestade, tanto no interior como no exterior. Registam-se "danos consideráveis devido à queda de árvores", mantendo-se "uma preocupação muito grande, porque os solos estão muito desprotegidos com as chuvas". No edificado, as situações mais sensíveis são a Casa do Guarda, "recentemente reconstruída", atingida por uma árvore de grande porte, e a queda de um troço de muralha. "De imediato tivemos uma eq...