Avançar para o conteúdo principal

Elevador espacial promete levar-nos até Marte em apenas 40 dias. Projeto ambicioso pode estar pronto já em 2050



 A visão futurista de Roal Dahl de um grande elevador de vidro que catapulta as pessoas para as estrelas pode estar mais próxima da realidade do que imaginamos, graças aos planos audaciosos da Obayashi Corporation, uma empresa de engenharia japonesa.


Enquanto a SpaceX tem a atenção do mundo devido às suas missões interplanetárias, a Obayashi Corporation está a assumir o desafio de construir uma nova torre que poderá levar humanos até Marte. Conhecida por empreendimentos como a construção da Tokyo Skytree, a torre mais alta do mundo, a empresa propõe-se a criar um elevador espacial que promete revolucionar o turismo espacial.


Em vez de levar nove meses numa nave espacial para chegar ao Planeta Vermelho, o elevador espacial promete encurtar essa viagem para apenas 40 dias. O projeto envolve a construção de um Porto Terrestre ancorado no mar, a cerca de 10 km do centro, conectado por um túnel subaquático. Um contrapeso na extremidade oposta do elevador, no espaço, manterá o cabo no lugar.


A partir desse porto, os turistas espaciais poderão embarcar em viagens até a Lua, Marte e além. No entanto, a realização desse ambicioso projeto não é isenta de desafios. A construção está prevista para começar no próximo ano, mas estima-se que levará pelo menos 25 anos e cerca de 92 mil milhões de euros para ser concluída.


Um dos principais obstáculos enfrentados pela Obayashi Corporation é encontrar os materiais adequados para construir o elevador espacial. A empresa ainda não determinou o material que será usado para o cabo, pois há escassez de aço no mundo para um projeto desta magnitude. Uma alternativa seria o desenvolvimento de um material completamente novo, mas isso exigiria um trabalho significativo de pesquisa e desenvolvimento.


Além dos desafios técnicos, a torre também terá que resistir aos elementos, desde tornados até relâmpagos, enquanto se estende do solo até ao espaço. No entanto, apesar dos obstáculos, a empresa está determinada a tornar esse sonho uma realidade. Com planos de arrecadar fundos e procurar parcerias em diversos setores, a Obayashi Corporation está a apontar 2050 como a data para inaugurar o novo modo de viagem espacial.


Elevador espacial promete levar-nos até Marte em apenas 40 dias. Projeto ambicioso pode estar pronto já em 2050 – Executive Digest (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di