Avançar para o conteúdo principal

Estas 10 profissões estão em risco de desaparecer (já na próxima década)



 À medida que a tecnologia continua a avançar, o uso da inteligência artificial (IA) ganha relevância em vários sectores. O Kobocents pediu ao ChatGPT os dez principais empregos que serão substituídos primeiro pela IA.


Embora a ascensão da IA ​​tenha aberto novas oportunidades, também levantou preocupações sobre a segurança no emprego. Muitos trabalhos que antes eram realizados por humanos estão agora a ser automatizados e é provável que mais empregos sejam substituídos pela IA no futuro.


Embora alguns não surpreendam, pois podem ser facilmente automatizados, outros podem soar um pouco exagerados.


Contabilistas


Os contabilistas são responsáveis ​​​​por manter registos financeiros e equilibrar contas. No entanto, com o surgimento dos softwares de contabilidade baseados em IA, os trabalhos de contabilidade estão a tornar-se menos procurados. O software de contabilidade baseado em IA pode reconciliar contas automaticamente, rastrear despesas e gerar relatórios financeiros.


Recepcionistas


Os recepcionistas são responsáveis ​​por receber clientes, atender telefones e direccionar chamadas. No entanto, com o aumento dos assistentes virtuais alimentados por IA, estes empregos estão a tornar-se cada vez mais redundantes. Assistentes virtuais com tecnologia de IA podem realizar todas essas tarefas e muito mais.


Revisores


Os revisores são responsáveis ​​​​por verificar se há erros de gramática, pontuação e ortografia nos documentos. No entanto, com os avanços na tecnologia de processamento de linguagem natural (PNL), o software alimentado por IA pode agora realizar esta tarefa com mais precisão e eficiência do que os humanos.


Operadores de telemarketing


Telemarketing é um trabalho que envolve fazer ligações de vendas para potenciais clientes. No entanto, com o surgimento da IA, os empregos de telemarketing estão a tornar-se cada vez mais obsoletos. Os chatbots com tecnologia de IA agora podem atender às dúvidas dos clientes e até mesmo fazer vendas em nome de empresas.


Administrativo de data entry


Os administrativos de data entry são responsáveis ​​​​por inserir informações em sistemas de computador. No entanto, com os avanços na tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), a IA agora pode automatizar essa tarefa. A tecnologia OCR alimentada por IA pode ler manuscritos e convertê-los em texto digital, tornando estes profissionais redundantes.


Operador de caixas de banco


Os operadores de caixas de banco são responsáveis ​​por lidar com transacções em dinheiro e atendimento ao cliente. No entanto, com o aumento dos serviços bancários móveis e dos chatbots com tecnologia de IA, esta função está a tornar-se cada vez mais redundante. O mobile banking permite que os clientes lidem com as transacções por conta própria, enquanto os chatbots com tecnologia de IA podem lidar com as dúvidas dos clientes.


Agentes de viagem


Os agentes de viagens são responsáveis ​​pelo planeamento e reserva de viagens para os clientes. No entanto, com o surgimento das plataformas de reserva de viagens online e dos agentes de viagens com tecnologia de IA, os empregos de agente de viagens estão a tornar-se menos procurados. Os agentes de viagens com tecnologia de IA podem realizar as mesmas tarefas do que um agente de viagens humano e com mais eficiência.


Operários de fábrica


Os trabalhadores da fábrica são responsáveis ​​pela montagem dos produtos nas linhas de montagem. No entanto, com o surgimento da robótica e da automação, os empregos dos operários de fábrica estão a tornar-se cada vez mais automatizados. Os robôs podem trabalhar 24 horas por dia, sem fazer pausas, o que os torna mais eficientes do que os trabalhadores humanos.


Operadores de atendidmento ao cliente


Os representantes de atendimento ao cliente são responsáveis ​​por lidar com dúvidas e reclamações dos clientes. No entanto, com o surgimento dos chatbots alimentados por IA, os trabalhos de operadores de call center estão a tornar-se cada vez mais redundantes. Os chatbots com tecnologia de IA podem lidar com dúvidas e reclamações dos clientes 24 horas por dia, sete dias por semana, o que os torna mais eficientes do que os profissionais humanos.


Motoristas


Os motoristas são responsáveis ​​pelo transporte de pessoas e mercadorias de um local para outro. No entanto, com o desenvolvimento dos veículos autónomos, o trabalho dos motoristas está a tornar-se cada vez mais automatizado. Os veículos autónomos podem conduzir-se sozinhos, o que os torna mais eficientes e seguros do que os motoristas humanos.


Estas 10 profissões estão em risco de desaparecer (já na próxima década) – Human Resources (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Esta cidade tem casas à venda por 12.000 euros, procura empreendedores e dá cheques bebé de 1.000 euros. Melhor, fica a duas horas de Portugal

 Herreruela de Oropesa, uma pequena cidade em Espanha, a apenas duas horas de carro da fronteira com Portugal, está à procura de novos moradores para impulsionar sua economia e mercado de trabalho. Com apenas 317 habitantes, a cidade está inscrita no Projeto Holapueblo, uma iniciativa promovida pela Ikea, Redeia e AlmaNatura, que visa incentivar a chegada de novos residentes por meio do empreendedorismo. Para atrair interessados, a autarquia local oferece benefícios como arrendamento acessível, com valores médios entre 200 e 300 euros por mês. Além disso, a aquisição de imóveis na região varia entre 12.000 e 40.000 euros. Novas famílias podem beneficiar de incentivos financeiros, como um cheque bebé de 1.000 euros para cada novo nascimento e um vale-creche que cobre os custos da educação infantil. Além das vantagens para famílias, Herreruela de Oropesa promove incentivos fiscais para novos moradores, incluindo descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IBI) e benefícios par...

"A NATO morreu porque não há vínculo transatlântico"

 O general Luís Valença Pinto considera que “neste momento a NATO morreu” uma vez que “não há vínculo transatlântico” entre a atual administração norte-americana de Donald Trump e as nações europeias, que devem fazer “um planeamento de Defesa”. “Na minha opinião, neste momento, a menos que as coisas mudem drasticamente, a NATO morreu, porque não há vínculo transatlântico. Como é que há vínculo transatlântico com uma pessoa que diz as coisas que o senhor Trump diz? Que o senhor Vance veio aqui à Europa dizer? O que o secretário da Defesa veio aqui à Europa dizer? Não há”, defendeu o general Valença Pinto. Em declarações à agência Lusa, o antigo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, entre 2006 e 2011, considerou que, atualmente, ninguém “pode assumir como tranquilo” que o artigo 5.º do Tratado do Atlântico Norte – que estabelece que um ataque contra um dos países-membros da NATO é um ataque contra todos - “está lá para ser acionado”. Este é um dos dois artigos que o gener...

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...