Avançar para o conteúdo principal

Estas 10 profissões estão em risco de desaparecer (já na próxima década)



 À medida que a tecnologia continua a avançar, o uso da inteligência artificial (IA) ganha relevância em vários sectores. O Kobocents pediu ao ChatGPT os dez principais empregos que serão substituídos primeiro pela IA.


Embora a ascensão da IA ​​tenha aberto novas oportunidades, também levantou preocupações sobre a segurança no emprego. Muitos trabalhos que antes eram realizados por humanos estão agora a ser automatizados e é provável que mais empregos sejam substituídos pela IA no futuro.


Embora alguns não surpreendam, pois podem ser facilmente automatizados, outros podem soar um pouco exagerados.


Contabilistas


Os contabilistas são responsáveis ​​​​por manter registos financeiros e equilibrar contas. No entanto, com o surgimento dos softwares de contabilidade baseados em IA, os trabalhos de contabilidade estão a tornar-se menos procurados. O software de contabilidade baseado em IA pode reconciliar contas automaticamente, rastrear despesas e gerar relatórios financeiros.


Recepcionistas


Os recepcionistas são responsáveis ​​por receber clientes, atender telefones e direccionar chamadas. No entanto, com o aumento dos assistentes virtuais alimentados por IA, estes empregos estão a tornar-se cada vez mais redundantes. Assistentes virtuais com tecnologia de IA podem realizar todas essas tarefas e muito mais.


Revisores


Os revisores são responsáveis ​​​​por verificar se há erros de gramática, pontuação e ortografia nos documentos. No entanto, com os avanços na tecnologia de processamento de linguagem natural (PNL), o software alimentado por IA pode agora realizar esta tarefa com mais precisão e eficiência do que os humanos.


Operadores de telemarketing


Telemarketing é um trabalho que envolve fazer ligações de vendas para potenciais clientes. No entanto, com o surgimento da IA, os empregos de telemarketing estão a tornar-se cada vez mais obsoletos. Os chatbots com tecnologia de IA agora podem atender às dúvidas dos clientes e até mesmo fazer vendas em nome de empresas.


Administrativo de data entry


Os administrativos de data entry são responsáveis ​​​​por inserir informações em sistemas de computador. No entanto, com os avanços na tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), a IA agora pode automatizar essa tarefa. A tecnologia OCR alimentada por IA pode ler manuscritos e convertê-los em texto digital, tornando estes profissionais redundantes.


Operador de caixas de banco


Os operadores de caixas de banco são responsáveis ​​por lidar com transacções em dinheiro e atendimento ao cliente. No entanto, com o aumento dos serviços bancários móveis e dos chatbots com tecnologia de IA, esta função está a tornar-se cada vez mais redundante. O mobile banking permite que os clientes lidem com as transacções por conta própria, enquanto os chatbots com tecnologia de IA podem lidar com as dúvidas dos clientes.


Agentes de viagem


Os agentes de viagens são responsáveis ​​pelo planeamento e reserva de viagens para os clientes. No entanto, com o surgimento das plataformas de reserva de viagens online e dos agentes de viagens com tecnologia de IA, os empregos de agente de viagens estão a tornar-se menos procurados. Os agentes de viagens com tecnologia de IA podem realizar as mesmas tarefas do que um agente de viagens humano e com mais eficiência.


Operários de fábrica


Os trabalhadores da fábrica são responsáveis ​​pela montagem dos produtos nas linhas de montagem. No entanto, com o surgimento da robótica e da automação, os empregos dos operários de fábrica estão a tornar-se cada vez mais automatizados. Os robôs podem trabalhar 24 horas por dia, sem fazer pausas, o que os torna mais eficientes do que os trabalhadores humanos.


Operadores de atendidmento ao cliente


Os representantes de atendimento ao cliente são responsáveis ​​por lidar com dúvidas e reclamações dos clientes. No entanto, com o surgimento dos chatbots alimentados por IA, os trabalhos de operadores de call center estão a tornar-se cada vez mais redundantes. Os chatbots com tecnologia de IA podem lidar com dúvidas e reclamações dos clientes 24 horas por dia, sete dias por semana, o que os torna mais eficientes do que os profissionais humanos.


Motoristas


Os motoristas são responsáveis ​​pelo transporte de pessoas e mercadorias de um local para outro. No entanto, com o desenvolvimento dos veículos autónomos, o trabalho dos motoristas está a tornar-se cada vez mais automatizado. Os veículos autónomos podem conduzir-se sozinhos, o que os torna mais eficientes e seguros do que os motoristas humanos.


Estas 10 profissões estão em risco de desaparecer (já na próxima década) – Human Resources (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Vai ficar tudo mais caro e a culpa é da Inteligência Artificial

  Temos ouvido alguns relatos de que o iPhone vai ficar mais caro, algumas placas gráficas vão ser canceladas, etc… Tudo porque o mundo da produção de chips não tem mãos a medir para o nível de procura atual. Mas, não é só o iPhone, não é só a memória, nem são apenas as placas gráficas.  O impacto da Inteligência Artificial vai chegar a tudo e a todos.  Os preços vão aumentar, e tu vais ter de o pagar. Vai ficar tudo mais caro e a culpa é da Inteligência Artificial Durante anos ouvimos que a inteligência artificial ia mudar o mundo, e aos poucos está de facto a mudar. Hoje em dia as pessoas já pesquisam no senhor Google como antigamente, editam fotos com algoritmos diferentes, e até trabalham lado a lado com chatbots. Mas o que ninguém disse é que, além de nos mudar a vida, também nos vai mudar o bolso. Nos últimos meses, as notícias têm vindo a confirmar o que já se adivinhava:  os preços dos chips e da memória estão a disparar . O motivo? O mesmo de sempre, escasse...

Os professores

 As últimas semanas têm sido agitadas nas escolas do ensino público, fruto das diversas greves desencadeadas por uma percentagem bastante elevada da classe de docentes. Várias têm sido as causas da contestação, nomeadamente o congelamento do tempo de serviço, o sistema de quotas para progressão na carreira e a baixa remuneração, mas há uma que é particularmente grave e sintomática da descredibilização do ensino pelo qual o Estado é o primeiro responsável, e que tem a ver com a gradual falta de autoridade dos professores. A minha geração cresceu a ter no professor uma referência, respeitando-o e temendo-o, consciente de que os nossos deslizes, tanto ao nível do estudo como do comportamento, teriam consequências bem gravosas na nossa progressão nos anos escolares. Hoje, os alunos, numa maioria demasiado considerável, não evidenciam qualquer tipo de respeito e deferência pelo seu professor e não acatam a sua autoridade, enfrentando-o sem nenhum receio. Esta realidade é uma das princip...