Avançar para o conteúdo principal

Estas 10 profissões estão em risco de desaparecer (já na próxima década)



 À medida que a tecnologia continua a avançar, o uso da inteligência artificial (IA) ganha relevância em vários sectores. O Kobocents pediu ao ChatGPT os dez principais empregos que serão substituídos primeiro pela IA.


Embora a ascensão da IA ​​tenha aberto novas oportunidades, também levantou preocupações sobre a segurança no emprego. Muitos trabalhos que antes eram realizados por humanos estão agora a ser automatizados e é provável que mais empregos sejam substituídos pela IA no futuro.


Embora alguns não surpreendam, pois podem ser facilmente automatizados, outros podem soar um pouco exagerados.


Contabilistas


Os contabilistas são responsáveis ​​​​por manter registos financeiros e equilibrar contas. No entanto, com o surgimento dos softwares de contabilidade baseados em IA, os trabalhos de contabilidade estão a tornar-se menos procurados. O software de contabilidade baseado em IA pode reconciliar contas automaticamente, rastrear despesas e gerar relatórios financeiros.


Recepcionistas


Os recepcionistas são responsáveis ​​por receber clientes, atender telefones e direccionar chamadas. No entanto, com o aumento dos assistentes virtuais alimentados por IA, estes empregos estão a tornar-se cada vez mais redundantes. Assistentes virtuais com tecnologia de IA podem realizar todas essas tarefas e muito mais.


Revisores


Os revisores são responsáveis ​​​​por verificar se há erros de gramática, pontuação e ortografia nos documentos. No entanto, com os avanços na tecnologia de processamento de linguagem natural (PNL), o software alimentado por IA pode agora realizar esta tarefa com mais precisão e eficiência do que os humanos.


Operadores de telemarketing


Telemarketing é um trabalho que envolve fazer ligações de vendas para potenciais clientes. No entanto, com o surgimento da IA, os empregos de telemarketing estão a tornar-se cada vez mais obsoletos. Os chatbots com tecnologia de IA agora podem atender às dúvidas dos clientes e até mesmo fazer vendas em nome de empresas.


Administrativo de data entry


Os administrativos de data entry são responsáveis ​​​​por inserir informações em sistemas de computador. No entanto, com os avanços na tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), a IA agora pode automatizar essa tarefa. A tecnologia OCR alimentada por IA pode ler manuscritos e convertê-los em texto digital, tornando estes profissionais redundantes.


Operador de caixas de banco


Os operadores de caixas de banco são responsáveis ​​por lidar com transacções em dinheiro e atendimento ao cliente. No entanto, com o aumento dos serviços bancários móveis e dos chatbots com tecnologia de IA, esta função está a tornar-se cada vez mais redundante. O mobile banking permite que os clientes lidem com as transacções por conta própria, enquanto os chatbots com tecnologia de IA podem lidar com as dúvidas dos clientes.


Agentes de viagem


Os agentes de viagens são responsáveis ​​pelo planeamento e reserva de viagens para os clientes. No entanto, com o surgimento das plataformas de reserva de viagens online e dos agentes de viagens com tecnologia de IA, os empregos de agente de viagens estão a tornar-se menos procurados. Os agentes de viagens com tecnologia de IA podem realizar as mesmas tarefas do que um agente de viagens humano e com mais eficiência.


Operários de fábrica


Os trabalhadores da fábrica são responsáveis ​​pela montagem dos produtos nas linhas de montagem. No entanto, com o surgimento da robótica e da automação, os empregos dos operários de fábrica estão a tornar-se cada vez mais automatizados. Os robôs podem trabalhar 24 horas por dia, sem fazer pausas, o que os torna mais eficientes do que os trabalhadores humanos.


Operadores de atendidmento ao cliente


Os representantes de atendimento ao cliente são responsáveis ​​por lidar com dúvidas e reclamações dos clientes. No entanto, com o surgimento dos chatbots alimentados por IA, os trabalhos de operadores de call center estão a tornar-se cada vez mais redundantes. Os chatbots com tecnologia de IA podem lidar com dúvidas e reclamações dos clientes 24 horas por dia, sete dias por semana, o que os torna mais eficientes do que os profissionais humanos.


Motoristas


Os motoristas são responsáveis ​​pelo transporte de pessoas e mercadorias de um local para outro. No entanto, com o desenvolvimento dos veículos autónomos, o trabalho dos motoristas está a tornar-se cada vez mais automatizado. Os veículos autónomos podem conduzir-se sozinhos, o que os torna mais eficientes e seguros do que os motoristas humanos.


Estas 10 profissões estão em risco de desaparecer (já na próxima década) – Human Resources (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Aníbal Cavaco Silva

Diogo agostinho  Num país que está sem rumo, sem visão e sem estratégia, é bom recordar quem já teve essa capacidade aliada a outra, que não se consegue adquirir, a liderança. Com uma pandemia às costas, e um país político-mediático entretido a debater linhas vermelhas, o que vemos são medidas sem grande coerência e um rumo nada perceptível. No meio do caos, importa relembrar Aníbal Cavaco Silva. O político mais bem-sucedido eleitoralmente no Portugal democrático. Quatro vezes com mais de 50% dos votos, em tempos de poucas preocupações com a abstenção, deve querer dizer algo, apesar de hoje não ser muito popular elogiar Cavaco Silva. Penso que é, sem dúvida, um dos grandes nomes da nossa Democracia. Nem sempre concordei com tudo. É assim a vida, é quase impossível fazer tudo bem. Penso que tem responsabilidade na ascensão de António Guterres e José Sócrates ao cargo de Primeiro-Ministro, com enormes prejuízos económicos, financeiros e políticos para o país. Mas isso são outras questões

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging. A

Rendas antigas: Governo vai atribuir compensação a senhorios

 As associações que representam os senhorios mostraram-se surpreendidas com o "volte-face" do Governo. A Associação Lisbonense de Proprietários vai entregar uma petição no Parlamento, que já conta com quase 5.000 assinaturas, para acabar com o congelamento das rendas antigas. O Governo não vai, afinal, descongelar as rendas dos contratos de arrendamento anteriores a 1990, ao contrário do que está escrito na proposta do Orçamento do Estado. Após a polémica, o Ministério das Infraestruturas e da Habitação garantiu a criação de um mecanismo de compensação para os senhorios, mas não explicou como irá funcionar. Desde 2012 que está em vigor o novo regime de arrendamento urbano, que regula o mercado habitacional. Há mais de uma década que está suspensa a transição dos contratos anteriores a 1990 para o novo regime desde que os inquilinos cumpram um dos três critérios: terem 65 ou mais anos; incapacidade igual ou superior a 60%; ou um rendimento anual bruto corrigido inferior a cinc