Avançar para o conteúdo principal

Estas 10 profissões estão em risco de desaparecer (já na próxima década)



 À medida que a tecnologia continua a avançar, o uso da inteligência artificial (IA) ganha relevância em vários sectores. O Kobocents pediu ao ChatGPT os dez principais empregos que serão substituídos primeiro pela IA.


Embora a ascensão da IA ​​tenha aberto novas oportunidades, também levantou preocupações sobre a segurança no emprego. Muitos trabalhos que antes eram realizados por humanos estão agora a ser automatizados e é provável que mais empregos sejam substituídos pela IA no futuro.


Embora alguns não surpreendam, pois podem ser facilmente automatizados, outros podem soar um pouco exagerados.


Contabilistas


Os contabilistas são responsáveis ​​​​por manter registos financeiros e equilibrar contas. No entanto, com o surgimento dos softwares de contabilidade baseados em IA, os trabalhos de contabilidade estão a tornar-se menos procurados. O software de contabilidade baseado em IA pode reconciliar contas automaticamente, rastrear despesas e gerar relatórios financeiros.


Recepcionistas


Os recepcionistas são responsáveis ​​por receber clientes, atender telefones e direccionar chamadas. No entanto, com o aumento dos assistentes virtuais alimentados por IA, estes empregos estão a tornar-se cada vez mais redundantes. Assistentes virtuais com tecnologia de IA podem realizar todas essas tarefas e muito mais.


Revisores


Os revisores são responsáveis ​​​​por verificar se há erros de gramática, pontuação e ortografia nos documentos. No entanto, com os avanços na tecnologia de processamento de linguagem natural (PNL), o software alimentado por IA pode agora realizar esta tarefa com mais precisão e eficiência do que os humanos.


Operadores de telemarketing


Telemarketing é um trabalho que envolve fazer ligações de vendas para potenciais clientes. No entanto, com o surgimento da IA, os empregos de telemarketing estão a tornar-se cada vez mais obsoletos. Os chatbots com tecnologia de IA agora podem atender às dúvidas dos clientes e até mesmo fazer vendas em nome de empresas.


Administrativo de data entry


Os administrativos de data entry são responsáveis ​​​​por inserir informações em sistemas de computador. No entanto, com os avanços na tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), a IA agora pode automatizar essa tarefa. A tecnologia OCR alimentada por IA pode ler manuscritos e convertê-los em texto digital, tornando estes profissionais redundantes.


Operador de caixas de banco


Os operadores de caixas de banco são responsáveis ​​por lidar com transacções em dinheiro e atendimento ao cliente. No entanto, com o aumento dos serviços bancários móveis e dos chatbots com tecnologia de IA, esta função está a tornar-se cada vez mais redundante. O mobile banking permite que os clientes lidem com as transacções por conta própria, enquanto os chatbots com tecnologia de IA podem lidar com as dúvidas dos clientes.


Agentes de viagem


Os agentes de viagens são responsáveis ​​pelo planeamento e reserva de viagens para os clientes. No entanto, com o surgimento das plataformas de reserva de viagens online e dos agentes de viagens com tecnologia de IA, os empregos de agente de viagens estão a tornar-se menos procurados. Os agentes de viagens com tecnologia de IA podem realizar as mesmas tarefas do que um agente de viagens humano e com mais eficiência.


Operários de fábrica


Os trabalhadores da fábrica são responsáveis ​​pela montagem dos produtos nas linhas de montagem. No entanto, com o surgimento da robótica e da automação, os empregos dos operários de fábrica estão a tornar-se cada vez mais automatizados. Os robôs podem trabalhar 24 horas por dia, sem fazer pausas, o que os torna mais eficientes do que os trabalhadores humanos.


Operadores de atendidmento ao cliente


Os representantes de atendimento ao cliente são responsáveis ​​por lidar com dúvidas e reclamações dos clientes. No entanto, com o surgimento dos chatbots alimentados por IA, os trabalhos de operadores de call center estão a tornar-se cada vez mais redundantes. Os chatbots com tecnologia de IA podem lidar com dúvidas e reclamações dos clientes 24 horas por dia, sete dias por semana, o que os torna mais eficientes do que os profissionais humanos.


Motoristas


Os motoristas são responsáveis ​​pelo transporte de pessoas e mercadorias de um local para outro. No entanto, com o desenvolvimento dos veículos autónomos, o trabalho dos motoristas está a tornar-se cada vez mais automatizado. Os veículos autónomos podem conduzir-se sozinhos, o que os torna mais eficientes e seguros do que os motoristas humanos.


Estas 10 profissões estão em risco de desaparecer (já na próxima década) – Human Resources (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di