Avançar para o conteúdo principal

TAP pagou mais de nove milhões de euros em indemnizações a administradores entre 2019 e 2022



 A transportadora aérea desembolsou 9,3 milhões de euros a 14 administradores que saíram da empresa entre 2019 e 2022. As contas, que incluem já o valor pago a Alexandra Reis, constam de um relatório da consultora EY entregue à CPI.


A TAP pagou 9,3 milhões de euros em indemnizações a 14 administradores que saíram da companhia entre 2019 e 2022. A revelação foi feita esta quarta-feira, 14, pelo deputado da Iniciativa Liberal, Bernardo Blanco.


Durante a audição do ex-secretário de Estado das Infraestruturas, na Comissão Parlamentar de Inquérito à Tutela Política da Gestão da TAP (CPI), o deputado detalhou algumas da conclusões que constam de um relatório pedido pela TAP à consultora EY sobre as indemnizações pagas na transportadora aérea.


A TAP desembolsou 8,5 milhões de euros a 13 administradores sendo que a quantia ultrapassa os nove milhões de euros considerando já o pagamento a Alexandra Reis. Bernardo Blanco adiantou ainda que o documento, que já foi entregue à CPI, refere que foram pagos mais de 40 milhões de euros em indemnizações superiores a 100 mil euros a 296 pessoas.


Questionado pelo deputado da Iniciativa Libera, Hugo Mendes disse não conhecer o relatório nem ter informação sobre o valor das indemnizações pagas a administradores.


"A TAP tinha 83 milhões de euros provisionados para este processo [para a saída de trabalhadores por rescisões de mútuo acordo no âmbito do processo de reestruturação]. Havia um teto máximo de 250 mil euros, que acredito que tenha sido atingido por muitos pilotos", justificou.


"De administradores não tenho conhecimento de nada. Acho estranho que alguma dessa indemnização tenha acontecido a partir do momento em que Estado recupera o controlo [da companhia, em 2020]", apontou.


O ex-secretário de Estado das Infraestruturas, que apresentou a demissão em conjunto com Pedro Nuno Santos, a 29 de dezembro de 2022, a propósito da polémica indemnização paga a Alexandra Reis, inaugura esta quarta-feira a última semana de audições da CPI. Amanhã será a vez do ex-ministro das Infraestruturas e da Habitação regressar ao Parlamento, depois de na semana passada ter prestado declaração na Comissão de Economia. Por fim, na sexta-feira, será a vez do ministro das Finanças, Fernando Medina, que encerrará o ciclo das audições presenciais da CPI à TAP.


TAP pagou mais de nove milhões de euros em indemnizações a administradores entre 2019 e 2022 (dinheirovivo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di