O motor de combustão a "1 tempo" dos espanhóis da INNengine está um passo mais próximo da produção, mas não vai equipar, para já, automóveis.
A INNengine é uma empresa espanhola que deu a conhecer um motor de combustão revolucionário em 2019, anunciando-o como o primeiro motor a “1 tempo”.
Este motor continua a ter pistões e cilindros, mas apresenta uma configuração distinta e várias inovações, sendo muito mais compacto e leve que os motores de pistões e cilindros que temos hoje. Devido a isso, promete não só níveis de eficiência superiores, como uma maior performance.
Pistões opostos
Demos a conhecer pela primeira vez este motor inovador em 2020. O protótipo apresentava-se com 500 cm3, quatro cilindros e… oito pistões. Não leram mal, são oito pistões para quatro cilindros.
Tal só é possível porque o motor da INNengine é de pistões opostos — e não cilindros opostos como os da Porsche ou Subaru —, onde dois pistões estão em lados opostos do mesmo cilindro e movimentam-se um contra o outro.
Se os motores de pistões opostos não são uma novidade absoluta — foram inventados em 1882 —, o motor da INNengine distingue-se destes por prescindir da cambota tradicional. Aliás, das duas cambotas que são necessárias neste tipo de motores.
A INNengine substituiu-as por uma espécie de discos — um em cada extremidade do motor —, com uma superfície ondulada, que controlam o movimento dos pistões. Esta solução permite não só dizer adeus às cambotas, como às bielas e engrenagens associadas.
Esta redução significativa do número de componentes permitiu reduzir o volume e massa do motor, o que potencia o aumento de eficiência.
1 tempo
Agora, como é que este motor pode ser de “1 tempo”, se precisamos sempre de, no mínimo, dois tempos para conseguirmos um ciclo completo de combustão?
Os motores de combustão dos automóveis de hoje são todos a quatro tempos (admissão, compressão, combustão, escape). E isso traduz-se em duas revoluções da cambota por cada ciclo de combustão.
Os motores a dois tempos — que mais associamos a motorizadas —, completam um ciclo de combustão por cada revolução da cambota.
Como curiosidade, os motores Diesel a dois tempos estão atualmente entre os mais eficientes a combustão, com valores que já superam os 50%. Podemos encontrá-los atualmente nos gigantes dos mares.
O funcionamento do motor a “1 tempo” da INNengine é em tudo idêntico ao de dois tempos, mas devido à sua configuração, consegue um ciclo completo de combustão por cada meia revolução da «cambota», ou dois ciclos de combustão por cada revolução. Daí a INNengine chamar-lhe “1 tempo”.
Sempre a evoluir
Em 2021 a INNengine instalou um protótipo do seu motor num Mazda MX-5 NB e os números que deu a conhecer são… impressionantes.
Tem apenas 500 cm3 e 38 kg, mas debita 120 cv, faz 6000 rpm e tem um binário à volta de 150 Nm. E sem o auxílio de qualquer tipo de sobrealimentação.
Isto são números que não destoariam de um quatro cilindros com 1500 cm3. A única dúvida que permanece é sobre a sua eficiência e consumo de combustível.
O único dado avançado pela INNengine refere-se ao consumo específico de combustível ao freio do motor (do inglês: Brake-specific fuel consumption, abreviado para BSFC), que é a taxa que mede a conversão de combustível em trabalho: à volta de 195 g/kW.
O caminho para chegar à produção
Poderíamos dizer que este inovador motor de combustão parece chegar tarde demais tendo em consideração a marcha incessante da eletrificação. Mas não é bem assim.
Provavelmente já não o veremos servir como o único meio de propulsão de um veículo, mas a INNengine vê potencial no seu motor como um extensor de autonomia, tomando o lugar dos atuais motores a quatro tempos. É mais compacto, leve e eficiente que estes, além de que é perfeitamente equilibrado, com quase ausência de vibrações.
Nesse sentido a empresa espanhola já trabalha numa evolução do seu E-REX, com 700 cm3, que deverá mostrar já no próximo ano.
Para mais, estará pronto para funcionar com combustíveis sintéticos ou com hidrogénio para ser neutro em carbono.
Uma opção que vai de encontro à excepção criada pela União Europeia para os motores de combustão interna pós-2035, ao mesmo tempo que o desenvolvimento contempla a futura Euro 7.
Antes dos automóveis, os aviões… telecomandados
Até esse dia chegar, veremos uma versão do motor da INNengine chegar ao mercado este ano, não a um automóvel, mas sim ao mundo do aeromodelismo.
A INNengine já abriu as encomendas do REX-B, uma versão simplificada do e-REX. Tecnicamente, é como se fosse meio motor, ou seja, tem apenas quatro pistões ao invés de oito.
O REX-B demarca-se pelas suas especificações. Com apenas 125 cm3 debita 22,7 cv às 6000 rpm, um valor muito acima dos “125” a dois tempos. Pesa apenas 4,59 kg e tem 214 mm de comprimento por 146 mm de diâmetro.
Motor de combustão revolucionário a "1 tempo" mais perto da produção (razaoautomovel.com)
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