Avançar para o conteúdo principal

Petro venezuelano: primeira criptomoeda governamental do mundo fracassa



 A primeira criptomoeda do mundo lançada por um governo, está fadada ao fracasso. Isso porque o governo da Venezuela anunciou o fim do Petro. De acordo com informações da mídia venezuelana, o governo pode estar perto de encerrar as operações do Petro, devido a escândalos de corrupção e até mesmo tráfico internacional de drogas e armas.


Segundo informações, três pessoas ligadas à Superintendência Nacional de Criptoativos e Atividades Conexas (Sunacrip), órgão regulador de criptomoedas no país, afirmaram que a instituição decidiu liquidar a moeda digital cinco anos após sua criação.


A decisão chega em meio a uma crise que assola a Sunacrip após alegações de corrupção envolvendo o ex-chefe do órgão, Joselit Ramirez. O escândalo diz respeito a um possível esquema de corrupção de US$ 20 bilhões relacionado à venda de petróleo venezuelano.


A nova diretoria de reestruturação da Sunacrip teria decidido também liquidar as dívidas com os grandes detentores do Petro, incluindo grandes lojas de departamento que começaram a aceitar a criptomoeda como forma de pagamento.


Petro fracassa

O Petro, cujo preço de mercado já apresentava queda antes mesmo da divulgação dessas informações, foi usado como unidade de conta para a emissão de documentos nacionais, como passaportes e a cobrança de impostos e multas. Ainda é incerto se a Sunacrip usará o valor definido pelo governo para esses pagamentos e liquidações.


A eventual descontinuação da Petro marcaria o fim de uma era. A moeda digital foi promovida pelo governo venezuelano como uma ferramenta para contornar as sanções impostas pelos governos Obama e Trump contra empresas estatais importantes, como a PDVSA.


Aaron Olmos, economista venezuelano, argumentou que a eliminação da Petro criaria um precedente ruim.


“O desaparecimento do Petro significaria o desmantelamento de algo que era parte da proposta econômica de 2018… essa ideia histórica de uma moeda lastreada em petróleo terminou em algo que o governo não conseguiu controlar devido à mesma gestão pública ineficiente”, explicou Olmos.


Além disso, o fim da criptomoeda venezuelana seria um ponto-chave nas negociações entre o governo Biden e o governo de Nicolás Maduro.


Apesar de ter sido inicialmente considerada para acordos internacionais, a moeda digital nunca foi usada para tal finalidade, devido à proibição imposta pelo presidente Trump em 2018, que impediu cidadãos americanos de comprar o Petro.


A liquidadação do Petro também seria parte do processo de reestruturação do governo da Sunacrip, após a prisão de seu ex-chefe, Joselit Ramirez.


Em maio, a blockchain do Petro enfrentou problemas operacionais e parou várias vezes, com relatos de centenas de carteiras bloqueadas. As implicações dessa crise ainda são incertas para a economia venezuelana e o cenário das criptomoedas no país.


Petro venezuelano: primeira criptomoeda governamental do mundo fracassa (criptofacil.com)


Comentários

Notícias mais vistas:

Governo vai apoiar reconstrução de casas até 10.000 euros sem necessidade de documentação

 O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O mesmo montante estará disponível para situações relacionadas com agricultura e floresta exatamente no mesmo montante. Luís Montenegro falava no final da reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que durou cerca de três horas e decorreu na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento (Lisboa). De acordo com o primeiro-ministro, esses apoios para a reconstrução de casas serão acompanhados de vistorias das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e das Câmaras Municipais. "O mesmo procedimento tam...

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Isenção de portagens por uma semana para quem entra e sai em 4 nós de acesso da A8, A17, A14 e A19

  Isenção nas autoestradas A8, A17, A14 e A19 só se aplica a quem entra ou sai em quatro nós e não ao tráfego que atravessa as vias. Brisa vai acomodar 30% da receita perdida. Estado paga o resto. O Governo anunciou a isenção de portagens durante uma semana nos nós que servem as zonas afetadas pela depressão Kristin. Estas isenções vão abranger troços da A8, A17, A14 e A19 e vão começar a ser aplicadas à meia noite e estender-se até às 24 horas do dia 10 de fevereiro, a próxima terça-feira. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, durante uma visita a uma empresa de Pombal. O Ministério das Infraestruturas e Habitação esclareceu entretanto, em comunicado que troços vão ficar isentos de portagens até 10 de fevereiro. E acrescentou que o tráfego que atravesse as autoestradas entre os nós acima referidos não será isentado. Fica isento todo o tráfego que tenha origem ou destino: Na A8, entre o nó de Valado de Frades e o nó de Leiria Nascente (COL); Na A17, entre o n...