Avançar para o conteúdo principal

Petro venezuelano: primeira criptomoeda governamental do mundo fracassa



 A primeira criptomoeda do mundo lançada por um governo, está fadada ao fracasso. Isso porque o governo da Venezuela anunciou o fim do Petro. De acordo com informações da mídia venezuelana, o governo pode estar perto de encerrar as operações do Petro, devido a escândalos de corrupção e até mesmo tráfico internacional de drogas e armas.


Segundo informações, três pessoas ligadas à Superintendência Nacional de Criptoativos e Atividades Conexas (Sunacrip), órgão regulador de criptomoedas no país, afirmaram que a instituição decidiu liquidar a moeda digital cinco anos após sua criação.


A decisão chega em meio a uma crise que assola a Sunacrip após alegações de corrupção envolvendo o ex-chefe do órgão, Joselit Ramirez. O escândalo diz respeito a um possível esquema de corrupção de US$ 20 bilhões relacionado à venda de petróleo venezuelano.


A nova diretoria de reestruturação da Sunacrip teria decidido também liquidar as dívidas com os grandes detentores do Petro, incluindo grandes lojas de departamento que começaram a aceitar a criptomoeda como forma de pagamento.


Petro fracassa

O Petro, cujo preço de mercado já apresentava queda antes mesmo da divulgação dessas informações, foi usado como unidade de conta para a emissão de documentos nacionais, como passaportes e a cobrança de impostos e multas. Ainda é incerto se a Sunacrip usará o valor definido pelo governo para esses pagamentos e liquidações.


A eventual descontinuação da Petro marcaria o fim de uma era. A moeda digital foi promovida pelo governo venezuelano como uma ferramenta para contornar as sanções impostas pelos governos Obama e Trump contra empresas estatais importantes, como a PDVSA.


Aaron Olmos, economista venezuelano, argumentou que a eliminação da Petro criaria um precedente ruim.


“O desaparecimento do Petro significaria o desmantelamento de algo que era parte da proposta econômica de 2018… essa ideia histórica de uma moeda lastreada em petróleo terminou em algo que o governo não conseguiu controlar devido à mesma gestão pública ineficiente”, explicou Olmos.


Além disso, o fim da criptomoeda venezuelana seria um ponto-chave nas negociações entre o governo Biden e o governo de Nicolás Maduro.


Apesar de ter sido inicialmente considerada para acordos internacionais, a moeda digital nunca foi usada para tal finalidade, devido à proibição imposta pelo presidente Trump em 2018, que impediu cidadãos americanos de comprar o Petro.


A liquidadação do Petro também seria parte do processo de reestruturação do governo da Sunacrip, após a prisão de seu ex-chefe, Joselit Ramirez.


Em maio, a blockchain do Petro enfrentou problemas operacionais e parou várias vezes, com relatos de centenas de carteiras bloqueadas. As implicações dessa crise ainda são incertas para a economia venezuelana e o cenário das criptomoedas no país.


Petro venezuelano: primeira criptomoeda governamental do mundo fracassa (criptofacil.com)


Comentários

Notícias mais vistas:

Um novo visitante interestelar está a caminho do nosso Sistema Solar

O cometa 3I/ATLAS é o terceiro  destes raros visitantes que oferece aos cientistas   uma rara oportunidade de estudar algo fora do nosso Sistema Solar. U m novo objeto vindo do espaço interestelar está a entrar no nosso Sistema Solar. É apenas o terceiro alguma vez detetado e, embora não represente perigo para a Terra, está a aproximar-se - e poderá ser o maior visitante extrassolar de sempre. A  NASA confirmou  esta quarta-feira a descoberta de um novo objeto interestelar que passará pelo nosso Sistema Solar. Não representa qualquer ameaça para a Terra, mas passará relativamente perto: dentro da órbita de Marte. Trata-se apenas do   terceiro objeto interestelar   alguma vez detetado pela humanidade. E este, além de estar a mover-se mais depressa do que os anteriores, poderá ser o maior. Um brilho vindo de Sagitário A 1 de julho, o telescópio  ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) , instalado em Rio Hurtado, no Chile, registou um brilho...

Binance Coin (BNB) lidera a revolução da biotech descentralizada

Binance Coin  irrompe na cena da  pesquisa biotech open source  graças a uma importante doação direta de Changpeng Zhao, fundador da Binance, a favor das iniciativas lideradas por Vitalik Buterin, criador do Ethereum.  Em 1 de junho foi anunciado o transferência de  10 milhões de dólares em BNB , um esforço voltado a redesenhar o modelo da pesquisa científica através dos princípios da  blockchain  e da descentralização. 🙏 Comovido por este post👇. Apenas fazendo minha pequena parte. A melhor maneira de atrair talentos motivados por missão é ter convicção em si mesmo. Pessoas com a mesma mentalidade naturalmente se unem. Além dos investimentos da YZiLabs, eu pessoalmente doei $10m (em BNB) para Vitalik há alguns meses para…  https://t.co/vGNdneoci7 — CZ 🔶 BNB (@cz_binance)  1 de julho de 2025 CZ doa $10 milhões em BNB a Vitalik Buterin para a pesquisa de biotecnologia open source A  doação pessoal  de Changpeng Zhao (CZ), conhecido...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook