Avançar para o conteúdo principal

Construção. Licenciamentos caem 11% no primeiro trimestre


Os edifícios licenciados para construções novas registaram uma redução homóloga de 11,1%. © Pedro Correia/Global Imagens


 No arranque de 2023, verifica-se uma travagem no lançamento de novos projetos. Também o número de imóveis concluídos decresceu.


Nos primeiros três meses deste ano, obtiveram licença de construção 6,2 mil edifícios, o que representa uma redução homóloga de 10,9%. Os licenciamentos para construções novas caíram 11,1% e para reabilitação diminuíram 10,2%.


Dos 6,2 mil edifícios licenciados no primeiro trimestre, 76,1% eram construções novas e destes 81,7% destinavam-se a habitação familiar.


Segundo avança esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE), os edifícios concluídos apresentaram um decréscimo de 2,9% em relação ao primeiro trimestre de 2022. Contudo, aumentaram 9,4% face aos três primeiros meses de 2019, totalizando 3,7 mil edifícios.


O INE adianta que no período em análise "estima-se que tenham sido concluídos 3,7 mil edifícios em Portugal, incluindo construções novas, ampliações, alterações e reconstruções". A maioria corresponderam a construções novas (82,9%), das quais 77,1% para habitação familiar.


Já na comparação com o trimestre anterior, o número de edifícios licenciados cresceu 13,3%, mas o número de concluídos diminuiu 1,8%.


O Algarve e a Região Autónoma da Madeira foram os territórios que se destacaram no número total de edifícios licenciados no primeiro trimestre deste ano, apresentando incrementos homólogos de 12,2% e 1,6%, respetivamente.


As restantes regiões registaram uma diminuição nessa variável, com realce para a Área Metropolitana de Lisboa, o Norte e a Região Autónoma dos Açores com os maiores decréscimos (-15,7%, -13,3% e -12,8%, respetivamente).


Sónia Santos Pereira:

https://www.dinheirovivo.pt/economia/nacional/construcao-licenciamentos-caem-11-no-primeiro-trimestre--16515364.html


Comentário do Wilson:

Este é o resultado das medidas do governo para a habitação: menos habitação.



Comentários

Notícias mais vistas:

Um novo visitante interestelar está a caminho do nosso Sistema Solar

O cometa 3I/ATLAS é o terceiro  destes raros visitantes que oferece aos cientistas   uma rara oportunidade de estudar algo fora do nosso Sistema Solar. U m novo objeto vindo do espaço interestelar está a entrar no nosso Sistema Solar. É apenas o terceiro alguma vez detetado e, embora não represente perigo para a Terra, está a aproximar-se - e poderá ser o maior visitante extrassolar de sempre. A  NASA confirmou  esta quarta-feira a descoberta de um novo objeto interestelar que passará pelo nosso Sistema Solar. Não representa qualquer ameaça para a Terra, mas passará relativamente perto: dentro da órbita de Marte. Trata-se apenas do   terceiro objeto interestelar   alguma vez detetado pela humanidade. E este, além de estar a mover-se mais depressa do que os anteriores, poderá ser o maior. Um brilho vindo de Sagitário A 1 de julho, o telescópio  ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) , instalado em Rio Hurtado, no Chile, registou um brilho...

Binance Coin (BNB) lidera a revolução da biotech descentralizada

Binance Coin  irrompe na cena da  pesquisa biotech open source  graças a uma importante doação direta de Changpeng Zhao, fundador da Binance, a favor das iniciativas lideradas por Vitalik Buterin, criador do Ethereum.  Em 1 de junho foi anunciado o transferência de  10 milhões de dólares em BNB , um esforço voltado a redesenhar o modelo da pesquisa científica através dos princípios da  blockchain  e da descentralização. 🙏 Comovido por este post👇. Apenas fazendo minha pequena parte. A melhor maneira de atrair talentos motivados por missão é ter convicção em si mesmo. Pessoas com a mesma mentalidade naturalmente se unem. Além dos investimentos da YZiLabs, eu pessoalmente doei $10m (em BNB) para Vitalik há alguns meses para…  https://t.co/vGNdneoci7 — CZ 🔶 BNB (@cz_binance)  1 de julho de 2025 CZ doa $10 milhões em BNB a Vitalik Buterin para a pesquisa de biotecnologia open source A  doação pessoal  de Changpeng Zhao (CZ), conhecido...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook