Avançar para o conteúdo principal

Reator nuclear de Bill Gates e Warren Buffett vai custar mais de 800 milhões de euros

 O primeiro reator Natrium, construído pela TerraPower e PacifiCorp no estado do Wyoming, promete tecnologia nuclear de nova geração


Bill Gates © Getty Images via AFP


O mega projeto para construir um reator nuclear avançado no estado norte-americano do Wyoming vai custar mil milhões de dólares, ou 819 milhões de euros, às empresas de Bill Gates e Warren Buffett. A TerraPower de Gates e a PacifiCorp de Buffett vão juntar forças para desenvolver um reator nuclear que dizem ter tecnologia mais avançada e limpa que a energia nuclear tradicional. O projeto, intitulado Natrium, deverá ser construído numa antiga central a carvão que está parada, mas a localização final só será anunciada no final do ano.


"O Natrium foi desenhado para operar uma mudança dramática no desempenho, segurança e custo", disse Bill Gates no evento onde o projeto foi anunciado. "Acreditamos que o Natrium vai mudar o jogo para a indústria energética."


Segundo as empresas, detidas por dois amigos multimilionários que estão entre as pessoas mais ricas do mundo, o reator de 345 MW é arrefecido a sódio com um sistema de armazenamento de energia à base de sal fundido. A tecnologia de armazenamento pode aumentar a produção de energia para 500 MW durante cerca de cinco horas e meia, se necessário, o que será suficiente para alimentar 400 mil casas.


"Esta adição inovadora permite à central Natrium integrar-se perfeitamente com energias renováveis e levar a uma descarbonização mais rápida e económica da geração de eletricidade", disseram as empresas no anúncio do projeto. "Além disso, a nova arquitetura da tecnologia separa e simplifica grandes estruturas, reduzindo a complexidade, o custo e o calendário de construção, ao mesmo tempo que fornece eletricidade segura e fiável."


Este anúncio acontece na sequência de um financiamento inicial atribuído pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, em outubro de 2020, para a demonstração do potencial da tecnologia Natrium. Esses fundos foram apropriados através do Programa de Demonstração de Reatores Avançados e o processo levou à assinatura de um acordo de cooperação entre o Departamento de Energia e a TerraPower já em maio de 2021.


"Juntamente com a PacifiCorp, estamos a criar a rede energética do futuro, onde as tecnologias nucleares avançadas oferecerão empregos bem pagos e energia limpa durante muitos anos", disse o CEO da TerraPower, Chris Levesque, no comunicado de anúncio do projeto. "A tecnologia Natrium foi desenhada para resolver um desafio que as utilities enfrentam quando trabalham para melhorar a fiabilidade e estabilidade da rede, ao mesmo tempo que vão ao encontro dos objetivos de redução de emissões e descarbonização."


A tecnologia do sistema Natrium é desenvolvida pela TerraPower e pela GE Hitachi, mas a equipa de demonstração do projeto incluiu membros da PacifiCorp, da Bechtel, Energy Northwest, Duke Energy e cerca de uma dúzia de outras empresas, universidades e laboratórios.


Por Ana Rita Guerra em:

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/tecnologia/reator-nuclear-de-bill-gates-e-warren-buffett-vai-custar-mais-de-800-milhoes-de-euros-13800762.html

Comentários

Notícias mais vistas:

O que acontece com processos contra Trump após ele ser eleito

 Trump é a primeira pessoa com uma condenação criminal a ser eleita presidente dos Estados Unidos Depois de semanas de campanha e uma disputa acirrada, o republicano Donald Trump foi declarado o vencedor das eleições presidenciais dos Estados Unidos. Primeiro ex-presidente a ser condenado criminalmente, Trump também será o primeiro presidente a tomar posse com vários processos criminais pendentes contra ele. Sua ascensão ao cargo mais alto dos Estados Unidos, enquanto enfrenta dezenas de acusações criminais, mergulhou o país em um território desconhecido. Veja a seguir o que pode acontecer com cada uma das quatro batalhas judiciais de Trump quando ele assumir o comando da Casa Branca. Condenação no caso de suborno em Nova York Donald Trump já foi condenado por 34 acusações criminais relacionadas à falsificação de registros financeiros empresariais no Estado de Nova York. Em maio, um júri de nova-iorquinos o considerou culpado das acusações referentes à ocultação de um pagamento para co

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédia, a

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)