Avançar para o conteúdo principal

LaMDA e MUM: Estas inovações da Google vão dar que falar


Sundar Pichai | Google


Uma destas tecnologias, promete criar um Google 'em esteroides': será capaz de interpretar texto, imagens, vídeos em simultâneo, assim como angariar informação de fontes de informação de 75 idiomas diferentes, tudo num modelo multitarefa


O Android 12 é, provavelmente, a novidade que a esmagadora maioria dos consumidores quer conhecer depois do grande evento anual de programadores da Google – mas isso não significa que essa tenha sido a demonstração tecnológica mais impressionante feita pela empresa. Em dois momentos distintos, a Google falou em novas tecnologias que, acredita, vão ser uma parte importante do seu futuro: LaMDA e MUM. Na prática, são dois novos sistemas que podem mudar de forma radical a forma como falamos com computadores, smartphones e outros gadgets.


Comecemos pelo LaMDA, acrónimo de Language Model for Dialogue Applications, algo como modelo linguístico para aplicações de diálogo, em tradução livre. Este é um novo modelo de Inteligência Artificial (IA) que permite aos sistemas da Google darem respostas com ‘sensibilidade’, mas ao mesmo tempo mais abertas, por forma a fazer fluir a conversa de forma … natural.


“O LaMDA é capaz de manter uma conversa, independentemente daquilo que estamos a falar. E não precisamos de recalibrar o modelo”, disse Sundar Pichai, diretor executivo da Google e da Alphabet, na sessão de abertura na qual esta nova tecnologia foi apresentada. “É um grande passo em frente na linguagem [artificial]”, sublinhou o executivo.


Numa demonstração gravada, o sistema foi capaz de manter uma conversa sobre o planeta Plutão, referindo alguns factos – como a sua baixa temperatura ou o facto de ser apelidado como um planeta anão –, para manter a conversa com o utilizador. Mas não se limitava a ‘debitar’ factos, envolvia-os num discurso mais trabalhado. Depois do LaMDA fazer uma pequena descrição de Plutão, o segundo interlocutor respondeu com “Parece maravilhoso”, uma resposta que em condições normais terminaria a conversa, pois não pede por nova informação. Mas o LaMDA continuou: “Garanto-te que vale a pena a viagem. Contudo, vais precisar de trazer o teu casaco, porque faz muito frio”. Pode ver a demonstração completa da Google no vídeo abaixo:



O LaMDA ainda é considerado como um projeto de investigação dentro da Google, mas já está prometido que será aplicado a alguns dos produtos bandeira da empresa americana, como o Assistente Google, o motor de busca e as ferramentas de trabalho do Google Workspace (como a Docs e Slides). Mas há outro acrónimo da Google do qual vai ouvir falar várias vezes nos próximos tempos.


Um Google em esteróides

MUM: Multitask Unified Model ou modelo unificado multitarefa, em tradução livre. Dito assim pode não parecer muito entusiasmante, mas na prática é o projeto que vai ‘turbinar’ a principal ferramenta da Google, o motor de busca, dando-lhe uma muito maior capacidade de responder às pesquisas dos utilizadores.


Antes de perceber o MUM, importa perceber o BERT, uma mudança feita no Google, em 2019, e que aumentou a eficácia do motor de busca em 10%. O BERT tem por base uma tecnologia chamada de Transformadores – na prática, é um mecanismo de IA que não analisa apenas as palavras que constituem a pesquisa do utilizador, faz também uma correlação entre a posição dessas palavras, isto é, relaciona cada palavra com as palavras que surgem antes e depois. O resultado é uma maior capacidade de interpretação de linguagem natural e, por consequência, uma maior eficácia na devolução de resultados de pesquisa.


O BERT foi considerado como uma das maiores evoluções de sempre do Google. E segundo a empresa, o MUM será mil vezes superior (!) ao BERT. A grande diferença? O MUM é um sistema de interpretação de linguagem multimodal – enquanto o BERT só se baseia em texto, o MUM será capaz de analisar texto, imagens e vídeos para devolver a melhor resposta possível ao pedido do utilizador. Além disso, o MUM será capaz de treinar em 75 idiomas em simultâneo e além de entender linguagem natural, também será capaz de a gerar.


“Ainda estamos nos primeiros dias, mas estamos estamos entusiasmados por resolver questões complexas, independentemente de como as perguntas”, sublinhou Prabhakar Raghavan, vice-presidente de pesquisa da Google.


Numa demonstração gravada, um utilizador pergunta ao Google “Já subi o monte Adams e agora quero subir o monte Fuji no próximo outono, o que devo fazer de diferente para me preparar?”. Com o sistema MUM a funcionar, o Google irá perceber que informações precisa de dar – comparar diretamente a elevação dos montes, ir buscar informação meteorológica sazonal, sugerir equipamentos e artigos relevantes – e também vai buscar informação onde o utilizador, sozinho, não conseguiria – como blogues e sites em japonês. Além disso, se de seguida o utilizador carregar uma imagem de umas botas e perguntar “estas servem?”, o Google/MUM conseguirá não só interpretar a imagem, como associá-la às pesquisas anteriores relacionadas.


O objetivo da Google é simples: em vez de o utilizador ter que fazer várias pesquisas em separado para obter diferentes informações, só precisará de fazer uma única questão para receber uma resposta que cobre vários tópicos e da forma mais completa possível. É como se em vez de fazer uma pergunta ao Google, estivesse a fazer uma pergunta a um especialista em montanhismo que já fez aquela viagem.


https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/software/2021-05-20-google-lamda-mum-o-que-e/

Comentários

Notícias mais vistas:

Está farto de chamadas comerciais ‘spam’? Decore estas três frases ‘mágicas’ que o podem safar

 As chamadas comerciais, muitas vezes referidas como chamadas spam, são aquelas em que empresas contactam os consumidores para tentar vender produtos ou serviços. Estas chamadas tornaram-se uma das maiores fontes de irritação para os utilizadores, principalmente porque, na maioria das vezes, os produtos oferecidos não são do interesse de quem atende. Além disso, essas chamadas tendem a acontecer nos momentos mais inconvenientes, como quando acabamos de fechar os olhos para uma sesta ou enquanto estamos a pagar as compras no supermercado. Pior ainda, não se trata apenas de uma única chamada por dia; há casos em que os consumidores recebem várias dessas chamadas indesejadas em poucas horas, o que aumenta o nível de frustração. Com o crescimento da cibercriminalidade, as chamadas telefónicas tornaram-se também uma via popular para fraudes, o que faz com que os consumidores queiram eliminar este tipo de contactos para evitar confusões entre chamadas legítimas e tentativas de burla. Ape...

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...

Aníbal Cavaco Silva

Diogo agostinho  Num país que está sem rumo, sem visão e sem estratégia, é bom recordar quem já teve essa capacidade aliada a outra, que não se consegue adquirir, a liderança. Com uma pandemia às costas, e um país político-mediático entretido a debater linhas vermelhas, o que vemos são medidas sem grande coerência e um rumo nada perceptível. No meio do caos, importa relembrar Aníbal Cavaco Silva. O político mais bem-sucedido eleitoralmente no Portugal democrático. Quatro vezes com mais de 50% dos votos, em tempos de poucas preocupações com a abstenção, deve querer dizer algo, apesar de hoje não ser muito popular elogiar Cavaco Silva. Penso que é, sem dúvida, um dos grandes nomes da nossa Democracia. Nem sempre concordei com tudo. É assim a vida, é quase impossível fazer tudo bem. Penso que tem responsabilidade na ascensão de António Guterres e José Sócrates ao cargo de Primeiro-Ministro, com enormes prejuízos económicos, financeiros e políticos para o país. Mas isso são outras ques...