Avançar para o conteúdo principal

Até 90% mais ecológica. A gasolina renovável que pode salvar o motor de combustão?




 A maior produtora mundial de Diesel renovável vai testar uma gasolina "mais verde" na Suécia que pode emitir até 90% menos gases de efeito de estufa.


dutora mundial de Diesel renovável e combustível de aviação sustentável (SAF), vai começar a testar na Suécia uma nova gasolina renovável que tem potencial para emitir até 90% menos gases de efeito de estufa.


A empresa finlandesa, especializada em combustíveis mais “amigos do ambiente”, quer ser a primeira a desenvolver uma gasolina renovável para uso comercial no parque automóvel existente, sem que tenha que ser feita qualquer alteração aos modelos nem à cadeia de distribuição.


Tal como acontece com o “MY Renewable Diesel”, um gasóleo feito — pela Neste — à base de ingredientes como o óleo de cozinha usado ou restos de gordura que resultam do processamento de carne e peixe, também esta gasolina “mais verde” é produzida recorrendo sobretudo a matérias-primas renováveis.


MY Renewable Diesel, da Neste.


Na sua composição encontramos mais de 75% de ingredientes de base biológica, sendo que a restante percentagem é formada por componentes que também estão presentes na gasolina dita “convencional” , de forma a que o produto final cumpra a norma EN 228.


Mas se no “MY Renewable Diesel” a empresa finlandesa garante que consegue níveis de emissões de gases de efeito de estufa de até menos 90%, para já a fórmula desta gasolina renovável não vai além dos 65%. Contudo, a Neste acredita ser possível igualar a eficiência do Diesel, ou seja, atingir os mesmos 90%.


Para atingir esse nível é necessário “apurar” a fórmula, algo que será agora feito em laboratório e nos testes de estrada na Suécia, que serão levados a cabo pela Powertrain Engineering Sweden AB, empresa que fornece a Volvo e outros fabricantes automóveis com grupos motrizes e sistemas híbridos.


O objetivo passa por estudar as propriedades deste combustível e fazer os ajustes necessários antes da derradeira fase de testes, que antecede a comercialização.


"Estamos a acompanhar com muito interesse o desenvolvimento de combustíveis renováveis, como a gasolina renovável da Neste, e acreditamos que tem um grande potencial. A combinação dos nossos produtos com a gasolina renovável da Neste vai permitir aos proprietários de veículos a gasolina reduzir as emissões de gases de efeito de estufa em até 65%."

Michael Fleiss, diretor executivo da Powertrain Engineering Sweden AB


Recorde-se que a União Europeia aprovou recentemente a redução de pelo menos 55% dos gases com efeito de estufa até 2030, comparativamente com os níveis de 1990.


Por Miguel Dias em:

https://www.razaoautomovel.com/2021/05/gasolina-renovavel-mais-ecologica-suecia

Comentários

Notícias mais vistas:

Está farto de chamadas comerciais ‘spam’? Decore estas três frases ‘mágicas’ que o podem safar

 As chamadas comerciais, muitas vezes referidas como chamadas spam, são aquelas em que empresas contactam os consumidores para tentar vender produtos ou serviços. Estas chamadas tornaram-se uma das maiores fontes de irritação para os utilizadores, principalmente porque, na maioria das vezes, os produtos oferecidos não são do interesse de quem atende. Além disso, essas chamadas tendem a acontecer nos momentos mais inconvenientes, como quando acabamos de fechar os olhos para uma sesta ou enquanto estamos a pagar as compras no supermercado. Pior ainda, não se trata apenas de uma única chamada por dia; há casos em que os consumidores recebem várias dessas chamadas indesejadas em poucas horas, o que aumenta o nível de frustração. Com o crescimento da cibercriminalidade, as chamadas telefónicas tornaram-se também uma via popular para fraudes, o que faz com que os consumidores queiram eliminar este tipo de contactos para evitar confusões entre chamadas legítimas e tentativas de burla. Ape...

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...

Aníbal Cavaco Silva

Diogo agostinho  Num país que está sem rumo, sem visão e sem estratégia, é bom recordar quem já teve essa capacidade aliada a outra, que não se consegue adquirir, a liderança. Com uma pandemia às costas, e um país político-mediático entretido a debater linhas vermelhas, o que vemos são medidas sem grande coerência e um rumo nada perceptível. No meio do caos, importa relembrar Aníbal Cavaco Silva. O político mais bem-sucedido eleitoralmente no Portugal democrático. Quatro vezes com mais de 50% dos votos, em tempos de poucas preocupações com a abstenção, deve querer dizer algo, apesar de hoje não ser muito popular elogiar Cavaco Silva. Penso que é, sem dúvida, um dos grandes nomes da nossa Democracia. Nem sempre concordei com tudo. É assim a vida, é quase impossível fazer tudo bem. Penso que tem responsabilidade na ascensão de António Guterres e José Sócrates ao cargo de Primeiro-Ministro, com enormes prejuízos económicos, financeiros e políticos para o país. Mas isso são outras ques...