Avançar para o conteúdo principal

Até 90% mais ecológica. A gasolina renovável que pode salvar o motor de combustão?




 A maior produtora mundial de Diesel renovável vai testar uma gasolina "mais verde" na Suécia que pode emitir até 90% menos gases de efeito de estufa.


dutora mundial de Diesel renovável e combustível de aviação sustentável (SAF), vai começar a testar na Suécia uma nova gasolina renovável que tem potencial para emitir até 90% menos gases de efeito de estufa.


A empresa finlandesa, especializada em combustíveis mais “amigos do ambiente”, quer ser a primeira a desenvolver uma gasolina renovável para uso comercial no parque automóvel existente, sem que tenha que ser feita qualquer alteração aos modelos nem à cadeia de distribuição.


Tal como acontece com o “MY Renewable Diesel”, um gasóleo feito — pela Neste — à base de ingredientes como o óleo de cozinha usado ou restos de gordura que resultam do processamento de carne e peixe, também esta gasolina “mais verde” é produzida recorrendo sobretudo a matérias-primas renováveis.


MY Renewable Diesel, da Neste.


Na sua composição encontramos mais de 75% de ingredientes de base biológica, sendo que a restante percentagem é formada por componentes que também estão presentes na gasolina dita “convencional” , de forma a que o produto final cumpra a norma EN 228.


Mas se no “MY Renewable Diesel” a empresa finlandesa garante que consegue níveis de emissões de gases de efeito de estufa de até menos 90%, para já a fórmula desta gasolina renovável não vai além dos 65%. Contudo, a Neste acredita ser possível igualar a eficiência do Diesel, ou seja, atingir os mesmos 90%.


Para atingir esse nível é necessário “apurar” a fórmula, algo que será agora feito em laboratório e nos testes de estrada na Suécia, que serão levados a cabo pela Powertrain Engineering Sweden AB, empresa que fornece a Volvo e outros fabricantes automóveis com grupos motrizes e sistemas híbridos.


O objetivo passa por estudar as propriedades deste combustível e fazer os ajustes necessários antes da derradeira fase de testes, que antecede a comercialização.


"Estamos a acompanhar com muito interesse o desenvolvimento de combustíveis renováveis, como a gasolina renovável da Neste, e acreditamos que tem um grande potencial. A combinação dos nossos produtos com a gasolina renovável da Neste vai permitir aos proprietários de veículos a gasolina reduzir as emissões de gases de efeito de estufa em até 65%."

Michael Fleiss, diretor executivo da Powertrain Engineering Sweden AB


Recorde-se que a União Europeia aprovou recentemente a redução de pelo menos 55% dos gases com efeito de estufa até 2030, comparativamente com os níveis de 1990.


Por Miguel Dias em:

https://www.razaoautomovel.com/2021/05/gasolina-renovavel-mais-ecologica-suecia

Comentários

Notícias mais vistas:

China desmantela 300 barragens para restaurar ecossistema do Yangtsé

 Foram removidas 300 das 357 barragens e desativadas 342 das 373 pequenas centrais hidroelétricas no rio Chishui, permitindo que espécies raras de peixes retomassem os ciclos naturais de reprodução. A China desmantelou 300 barragens e encerrou a maioria das centrais hidroelétricas no Chishui — um importante afluente do rio Yangtsé — para proteger espécies de peixes ameaçadas e restaurar o ecossistema, informou esta sexta-feira a imprensa oficial. De acordo com a agência noticiosa oficial Xinhua, até dezembro foram removidas 300 das 357 barragens existentes no Chishui, também conhecido como rio Vermelho. Além disso, foram desativadas 342 das 373 pequenas centrais hidroelétricas, permitindo que várias espécies raras de peixes retomassem os ciclos naturais de reprodução. Com mais de 400 quilómetros de extensão, o Chishui atravessa as províncias de Yunnan, Guizhou e Sichuan, no sudoeste da China, sendo considerado pelos ecologistas como um dos últimos refúgios para espécies raras e end...

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)