O título, como o leitor calcula, é enganoso. O prestigiado ator americano não vai, claro, representar o mediano clube francês de futebol. Mas uma personagem que ele interpretou, de alguma forma, sim.
O Lens, campeão nacional em 1998 mas fora da Ligue 1 de 2014-15 a 2018-19, vem usando com resultados surpreendentemente positivos o inovador método do Oakland Athletics, clube de basebol que sob a gestão de Billy Beane, o tal representado por Pitt no filme "Moneyball", se tornou campeão da liga americana do oeste em 2002.
Quem viu o filme sabe que, antes de ganhar, o "A"s" abdicou dos seus olheiros tradicionais e passou a contratar jogadores com base em estatísticas e não em nomes, revolucionando o desporto norte-americano.
O Lens, entretanto, subiu de divisão no ano passado e ocupa hoje a quinta posição da Ligue 1 atrás apenas do multimilionário Paris Saint-Germain e dos ricos Lille, Monaco e Lyon, graças à xG Football Inteligence. A empresa brasileira acessa um banco de dados com mais de 900 mil jogadores de todos os lugares do mundo, cruza informações e entrega um relatório com até dez possíveis reforços do perfil desejado dentro da realidade financeira do clube.
Marcos Cardoso, diretor de produtos da xG Football Inteligence, explicou ao portal UOL como tudo começou. "Em 2017, o nosso sócio fundador estava na Europa conhecendo alguns clubes quando percebeu que muitos deles estavam nas mãos de milionários do mercado financeiro que não tinham a linguagem do futebol e precisavam de alguém que lhes mostrasse se os investimentos que faziam estavam a dar resultado".
"A ideia foi criar um algoritmo que mostrasse objetivamente se os jogadores e a equipa estão a render dentro do esperado, evoluindo também para um sistema de acompanhamento de atletas de outras equipas", explicou o Billy Beane, ou Brad Pitt, do Lens.
Por João Almeida Moreira em:
https://www.dinheirovivo.pt/geral/brad-pitt-no-lens-13736664.html
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