Avançar para o conteúdo principal

Tribunal ordena fecho do Apolo 70

 É o centro comercial mais antigo de Portugal. Fechou por tempo indeterminado.


Apolo 70 © Carina Santos/GI


O centro comercial mais antigo de Portugal, o Apolo 70, fechou, este sábado, as portas por tempo indeterminado devido a uma ordem judicial, executada esta tarde por quatro agentes da PSP, segundo testemunhou a agência Lusa no local.


Segundo fonte da PSP, o espaço está encerrado por tempo indeterminado, na sequência de um litígio judicial que opõe a empresa concessionária do espaço, a Companhia Proprietária de Estabelecimentos Vários, COPEVE, e o proprietário do edifício onde o centro comercial está instalado.


Um dos funcionários de uma das lojas afirmou à agência Lusa que só a farmácia irá permanecer a funcionar com atendimento no exterior, estando os restantes espaços comerciais fechados e os arrendatários impedidos de lhes aceder.


Este sábado, era visível o movimento de funcionários da farmácia a retirarem caixas de medicamentos.


A agência Lusa tentou entrar no centro comercial, mas o agente de execução não autorizou nem se mostrou disponível para falar sobre este caso, contudo conseguiu chegar à fala com uma funcionária de uma das lojas, que se mostrou surpreendida, não pelo despejo, mas pela falta de aviso por parte da COPEVE.


"Já há muitos anos que se sabe que um dia isto iria acontecer. Não estávamos à espera que acontecesse de um dia para o outro. Não fomos alertados pela proprietária do 'shopping'", disse à Lusa Filomena Cerqueira, adiantando que apenas três lojas não estavam arrendadas.



"Pelo que sabemos, a COPEVE já não paga a renda do espaço há muito tempo, apesar de continuarmos a pagar-lhes. Também sabemos que a senhoria nunca quis ficar com espaço, já que não recebe o dinheiro das rendas, e que o queria vender", acrescentou.


Segundo esta funcionária, apenas hoje soube da ação de despejo, após ter sido notificada pelo agente de execução quando chegou ao local.


"Todas as lojas foram fotografadas, seladas individualmente. Recebemos um documento para ir buscar o material no próximo dia 10 (sábado)", disse.


Com uma área inicial de três mil metros quadrados e inaugurado em 1971, o Apolo 70 é um dos "ex-líbris" de Lisboa e foi o primeiro centro comercial do país.


Nos últimos anos, permanecia como um centro de comércio na zona, apesar da proximidade de outros centros comerciais mais modernos.


https://www.dinheirovivo.pt/empresas/tribunal-ordena-fecho-do-apolo-70-13902967.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Está farto de chamadas comerciais ‘spam’? Decore estas três frases ‘mágicas’ que o podem safar

 As chamadas comerciais, muitas vezes referidas como chamadas spam, são aquelas em que empresas contactam os consumidores para tentar vender produtos ou serviços. Estas chamadas tornaram-se uma das maiores fontes de irritação para os utilizadores, principalmente porque, na maioria das vezes, os produtos oferecidos não são do interesse de quem atende. Além disso, essas chamadas tendem a acontecer nos momentos mais inconvenientes, como quando acabamos de fechar os olhos para uma sesta ou enquanto estamos a pagar as compras no supermercado. Pior ainda, não se trata apenas de uma única chamada por dia; há casos em que os consumidores recebem várias dessas chamadas indesejadas em poucas horas, o que aumenta o nível de frustração. Com o crescimento da cibercriminalidade, as chamadas telefónicas tornaram-se também uma via popular para fraudes, o que faz com que os consumidores queiram eliminar este tipo de contactos para evitar confusões entre chamadas legítimas e tentativas de burla. Ape...

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...

Aníbal Cavaco Silva

Diogo agostinho  Num país que está sem rumo, sem visão e sem estratégia, é bom recordar quem já teve essa capacidade aliada a outra, que não se consegue adquirir, a liderança. Com uma pandemia às costas, e um país político-mediático entretido a debater linhas vermelhas, o que vemos são medidas sem grande coerência e um rumo nada perceptível. No meio do caos, importa relembrar Aníbal Cavaco Silva. O político mais bem-sucedido eleitoralmente no Portugal democrático. Quatro vezes com mais de 50% dos votos, em tempos de poucas preocupações com a abstenção, deve querer dizer algo, apesar de hoje não ser muito popular elogiar Cavaco Silva. Penso que é, sem dúvida, um dos grandes nomes da nossa Democracia. Nem sempre concordei com tudo. É assim a vida, é quase impossível fazer tudo bem. Penso que tem responsabilidade na ascensão de António Guterres e José Sócrates ao cargo de Primeiro-Ministro, com enormes prejuízos económicos, financeiros e políticos para o país. Mas isso são outras ques...