Avançar para o conteúdo principal

Tesla terá lasers em vez de escovas para limpar os para-brisas


A Tesla estará a desenvolver tecnologia inovadora para remoção de mosquitos e outros resíduos dos para-brisas dos seus automóveis: utiliza lasers em vez das velhinhas escovas…

A marca de Elon Musk apresentou uma nova proposta de patente que descreve uma tecnologia inovadora para limpeza de superfícies vidradas nos seus modelos. O fabricante de automóveis elétricos pretende substituir as convencionais escovas por muito mais eficaz sistema de lasers na remoção de detritos acumulados durante uma viagem.

O documento com o esquema do engenhoso dispositivo terá escapado ao controlo dos responsáveis da marca de Elon Musk, acabando publicado na Internet. Nele pode confirmar-se a assinatura de Phiroze Dalal, especialista em imagens industriais da Tesla, além de uma suscita descrição do que será um sistema de limpeza composto por um feixe ótico que através de laser procede à remoção da sujidade numa determinada. Tudo comandado por um circuito de controlo que programa uma série de parâmetros para que o sistema funcione com base nas informações enviadas por sensores que estão espalhados por várias partes do automóvel, incluindo os vidros laterais. Com isso, o laser realiza a remoção automática dos detritos que poderiam atrapalhar a visibilidade, sem necessidade de acionar as escovas. Este é um tipo de tecnologia que pode ser bastante útil em veículos equipados com tecnologia de condução autónoma, garantindo a limpeza das lentes de câmara e sensores associados ao sistema.

Sobre mais esta inovação que parece estar a merecer a atenção dos técnicos da marca norte-americana pouco mais se sabe. A Tesla não apresentou para já qualquer explicação ou comentário sobre as imagens registadas na patente.

https://www.motor24.pt/marcas/tesla-tera-lasers-em-vez-de-escovas-para-limpar-os-para-brisas/756595/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...