Avançar para o conteúdo principal

Guaidó denuncia golge de Maduro e reelege-se presidente do parlamento em sessão paralela


Luis Parra foi eleito presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, depois de Juan Guaidó ter sido impedido de entrar no Parlamento pelas autoridades. Guaidó denunciou “golpe parlamentar” e foi reeleito em votação improvisada em sede de jornal.

Os deputados chavistas elegeram Luis Parra como presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, este domingo, perante o protesto de Juan Guaidó, que foi impedido pela polícia de entrar no edifício, numa acção que já foi condenada por vários países, incluindo Portugal.

Os deputados da oposição, no entanto, juntaram-se na sede de um jornal pró-oposição e reelegeram Juan Guaidó, que é reconhecido por cerca de 60 países como o líder legítimo do país. “Hoje a ditadura cometeu outro erro”, disse Guaidó na sede do El Nacional. O político já foi felicitado pelo secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo.

Nas imagens partilhadas nas redes sociais, é possível ver-se Juan Guaidó a tentar transpor os muros do edifício do parlamento de Caracas e a ser puxado por elementos da Guarda Nacional Bolivariana, que reprimiram com violência os acompanhantes do líder da oposição.

Com vários deputados da oposição ao regime do Presidente Nicolas Maduro detidos fora do parlamento pela polícia, Luis Parra, antigo elemento do partido Primeiro Justiça (opositor de Maduro e rival de Guaidó) foi escolhido como presidente da Assembleia Nacional — segundo a Reuters, a votação foi de mão no ar e sem contagem de votos individuais.

Os apoiantes de Juan Guaidó, que esperava ser reeleito no cargo, classificaram esta eleição como “um golpe parlamentar”, denunciando a ilegalidade do acto, por falta de quórum para realizar a eleição.

Guaidó tentou garantir que todos os deputados opositores do regime pudessem aceder à sessão, mas um grupo da Polícia Nacional Bolivariana filtrou a entrada de muitos deles, considerando que não estavam “legalmente habilitados” para participar na votação. “Se não entram todos, não entra nenhum”, disse Juan Guaidó.

Luis Parra fez o juramento de posse como presidente da Assembleia Nacional entre gritos e empurrões de vários deputados da oposição, mas com o apoio da bancada chavista.

Portugal considera “inadmissível” eleição de novo presidente do parlamento venezuelano
https://www.publico.pt/2020/01/06/politica/noticia/portugal-considera-inadmissivel-eleicao-novo-presidente-parlamento-venezuelano-1899330

A presidência da Assembleia Nacional é um cargo relevante por ter sido invocada por Juan Guaidó para as iniciativas para derrubar o regime de Nicolas Maduro, numa crise política e social que dura há cerca de um ano. Foi enquanto presidente da Assembleia Nacional que Guaidó se autoproclamou Presidente interino da Venezuela, a 23 de Janeiro de 2019, tendo sido reconhecido por cerca de 60 países (incluindo Portugal), entrando em rota de colisão com Nicolas Maduro, num confronto que ainda permanece.

Com o apoio da comunidade internacional, Juan Guaidó tem pedido a Maduro para convocar eleições nacionais “livres e transparentes”, perante a recusa do Presidente, que considera ilegítima a actuação do agora ex-líder da Assembleia Nacional

https://www.publico.pt/2020/01/05/mundo/noticia/guaido-perde-lideranca-assembleia-nacional-barrado-policia-1899313

Também foi notícia no Finantial Times:
https://www.ft.com/content/172589be-2ffb-11ea-9703-eea0cae3f0de

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...