Avançar para o conteúdo principal

Avião despeja combustível sobre crianças ao fazer aterragem de emergência


Um avião comercial de passageiros despejou combustível sobre várias escolas, na terça-feira, enquanto fazia uma aterragem de emergência no aeroporto de Los Angeles, Estados Unidos.

O aparelho da Delta Airlines teve de regressar ao aeroporto do qual tinha descolado devido a um problema mecânico. A companhia aérea admitiu, em comunicado, que o avião libertou combustível para reduzir o peso da aeronave na aterragem.

Pelo menos 60 pessoas, a maior parte crianças, foram assistidas por irritação cutânea e problemas respiratórios, não havendo casos graves a registar, avança a BBC. As vítimas têm ligação a pelo menos seis escolas das proximidades. Numa escola primária na cidade de Cudahy, a 26 quilómetros do aeroporto, duas turmas estavam no recreio quando o combustível foi libertado. "Estou muito chateada. Esta é uma escola primária, há crianças pequenas aqui", disse ao "Los Angeles Times" a autarca local, Elizabeth Alcantar.


Sky News

@SkyNews
Dozens of children have been treated for skin complaints after an airliner making an emergency landing at Los Angeles International Airport dumped fuel on schools.

The fire department was called to treat children and adults with minor injuries.

More here http://po.st/ToOH5L

Embedded video


As regras estipuladas pela autoridade norte-americana de aviação estipulam que o combustível dos aviões pode ser despejado em aterragens de emergência, mas apenas quando estiverem reúnidas determinadas condições.

"A Administração Federal de Aviação está a investigar minuciosamente as circunstâncias por detrás deste incidente. Existem procedimentos especiais para o despejo de combustível dirigidas a aeronaves que operam dentro e fora de qualquer aeroporto principal dos EUA", indicou uma porta-voz da autoridade à agência Reuters, acrescentando que se exige que o combustível seja despejado sobre "áreas despovoadas designadas, geralmente em altitudes mais altas, para que o combustível atomize [se reduza a átomo] e se disperse antes de atingir o solo".

A BBC escreve que muitos aviões, especialmente os que são usados para grandes voos, descolam com mais peso do que o limite máximo permitido para aterragem, devido à quantidade de combustível que transportam, sendo esse peso reduzido à medida que o combustível é consumido durante o voo.

Mas quando, por alguma razão, o voo tem de ser interrompido, o avião ainda pode estar muito pesado para pousar em segurança. É nessa situação que o piloto pode tomar a rara decisão de despejar combustível e reduzir rapidamente o peso do aparelho. Apenas alguns aviões têm essa capacidade, concretizada através de válvulas nas asas, que permitem que o combustível seja bombeado numa quantidade específica.

https://www.jn.pt/mundo/aviao-despeja-combustivel-sobre-escolas-ao-fazer-aterragem-de-emergencia-11708842.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

Componentes baratos para PC? Estas são as armadilhas a evitar!

  Com as placas gráficas a preços cada vez mais altos, apesar de pouco ou nada mudarem de um ano para o outro, é normal tentar cortar nos outros componentes quando se monta um PC gaming. Mas atenção: o barato pode sair caro! Poupanças mal pensadas em peças como motherboard, memória, PSU ou até a caixa, podem transformar um setup promissor numa máquina cheia de problemas. Aqui ficam 7 sinais de alerta que deves ter em conta antes de carregar no “comprar”. 1. CPUs dual-core Há 20 anos eram topo de gama. Hoje, são… fósseis tecnológicos. - Advertisement - Processadores com dois núcleos ou apenas 4 threads estão muito abaixo do mínimo aceitável para 2025, e pior ainda se quiser montar uma máquina capaz de aguentar alguns anos. No mínimo, olha para um Intel Core i3-12100F ou um AMD Ryzen 5 5500, ambos muito mais equilibrados. Se o orçamento apertar, o Ryzen 5 5600G traz gráficos integrados decentes para aguentar enquanto não compras uma gráfica dedicada. 2. RAM single-channel Colocar só ...