Avançar para o conteúdo principal

Avião despeja combustível sobre crianças ao fazer aterragem de emergência


Um avião comercial de passageiros despejou combustível sobre várias escolas, na terça-feira, enquanto fazia uma aterragem de emergência no aeroporto de Los Angeles, Estados Unidos.

O aparelho da Delta Airlines teve de regressar ao aeroporto do qual tinha descolado devido a um problema mecânico. A companhia aérea admitiu, em comunicado, que o avião libertou combustível para reduzir o peso da aeronave na aterragem.

Pelo menos 60 pessoas, a maior parte crianças, foram assistidas por irritação cutânea e problemas respiratórios, não havendo casos graves a registar, avança a BBC. As vítimas têm ligação a pelo menos seis escolas das proximidades. Numa escola primária na cidade de Cudahy, a 26 quilómetros do aeroporto, duas turmas estavam no recreio quando o combustível foi libertado. "Estou muito chateada. Esta é uma escola primária, há crianças pequenas aqui", disse ao "Los Angeles Times" a autarca local, Elizabeth Alcantar.


Sky News

@SkyNews
Dozens of children have been treated for skin complaints after an airliner making an emergency landing at Los Angeles International Airport dumped fuel on schools.

The fire department was called to treat children and adults with minor injuries.

More here http://po.st/ToOH5L

Embedded video


As regras estipuladas pela autoridade norte-americana de aviação estipulam que o combustível dos aviões pode ser despejado em aterragens de emergência, mas apenas quando estiverem reúnidas determinadas condições.

"A Administração Federal de Aviação está a investigar minuciosamente as circunstâncias por detrás deste incidente. Existem procedimentos especiais para o despejo de combustível dirigidas a aeronaves que operam dentro e fora de qualquer aeroporto principal dos EUA", indicou uma porta-voz da autoridade à agência Reuters, acrescentando que se exige que o combustível seja despejado sobre "áreas despovoadas designadas, geralmente em altitudes mais altas, para que o combustível atomize [se reduza a átomo] e se disperse antes de atingir o solo".

A BBC escreve que muitos aviões, especialmente os que são usados para grandes voos, descolam com mais peso do que o limite máximo permitido para aterragem, devido à quantidade de combustível que transportam, sendo esse peso reduzido à medida que o combustível é consumido durante o voo.

Mas quando, por alguma razão, o voo tem de ser interrompido, o avião ainda pode estar muito pesado para pousar em segurança. É nessa situação que o piloto pode tomar a rara decisão de despejar combustível e reduzir rapidamente o peso do aparelho. Apenas alguns aviões têm essa capacidade, concretizada através de válvulas nas asas, que permitem que o combustível seja bombeado numa quantidade específica.

https://www.jn.pt/mundo/aviao-despeja-combustivel-sobre-escolas-ao-fazer-aterragem-de-emergencia-11708842.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di