Avançar para o conteúdo principal

Depósitos de água congelada em Marte acessíveis com uma pá... NASA tem boas notícias para os astronautas


De acordo com o estudo publicado esta semana, em vários locais a água congelada está apenas a 2,5 cm abaixo da superfície, o que pode ser um importante fator na escolha do local de aterragem de futuras missões tripuladas.

Depósitos de água congelada em Marte acessíveis com uma pá... NASA tem boas notícias para os astronautas
A viagem espacial de astronautas até Marte parece estar mais próxima para a NASA. Um artigo publicado na terça-feira sugere que a apenas 2,5 cm abaixo da superfície se encontra água congelada, acessível apenas com uma pá, "uma consideração importante para qualquer potencial lugar de aterragem".

No comunicado disponível no site oficial da NASA, a agência espacial americana explica que, com pouco espaço disponível numa nave espacial, "qualquer missão humana em Marte terá que colher o que já está disponível, seja para beber água e produzir combustível para o foguete".

A esta aposta a NASA chama de "in situ resource utilization", considerando um fator importante na seleção de locais de aterragem de missões humanas. De acordo com a NASA, os satélites que orbitram Marte têm-se revelado essenciais para "ajudar os cientistas a determinarem os melhores locais para a primeira estação de investigação de Marte".

Por isso, não será de estranhar que os autores do artigo tenham utilizado dados de duas dessas naves espaciais, a Mars Reconnaissance Orbiter e Mars Odyssey Orbiter, para localizar água congelada que poderia estar ao alcance dos astronautas no planeta vermelho.

Água congelada subterrada em Marte

A caixa delineada representa o local ideal para enviar aos astronautas para dessenterrarem a água congelada.

Em comunicado, o principal autor do estudo e do Jet Propulsion Laboratory da NASA, garante que os astronautas não precisariam de uma retroescavadora para desenterrar a água congelada. "Poderiam usar uma pá", explica Sylvain Piqueux.

Mas o autor garante que ainda há mais a fazer. O membro da equipa da NASA vai continuar a analisar a questão durante as várias estações, de forma a analisar de que forma a abundância do recurso se altera ao longo do tempo.

Em 2020 a NASA quer levar até Marte um rover que está previsto que aterre em Marte em fevereiro de 2021. Na corrida à exploração ao planeta vermelho estão também a Space X e uma parceria entre a agência de exploração aeroespacial japonesa (JAXA) e as agências espaciais de Alemanha (DLR) e França (CNES).

https://tek.sapo.pt/noticias/ciencia/artigos/depositos-de-agua-congelada-em-marte-acessiveis-com-uma-pa-nasa-tem-boas-noticias-para-os-astronautas

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di