Avançar para o conteúdo principal

Depósitos de água congelada em Marte acessíveis com uma pá... NASA tem boas notícias para os astronautas


De acordo com o estudo publicado esta semana, em vários locais a água congelada está apenas a 2,5 cm abaixo da superfície, o que pode ser um importante fator na escolha do local de aterragem de futuras missões tripuladas.

Depósitos de água congelada em Marte acessíveis com uma pá... NASA tem boas notícias para os astronautas
A viagem espacial de astronautas até Marte parece estar mais próxima para a NASA. Um artigo publicado na terça-feira sugere que a apenas 2,5 cm abaixo da superfície se encontra água congelada, acessível apenas com uma pá, "uma consideração importante para qualquer potencial lugar de aterragem".

No comunicado disponível no site oficial da NASA, a agência espacial americana explica que, com pouco espaço disponível numa nave espacial, "qualquer missão humana em Marte terá que colher o que já está disponível, seja para beber água e produzir combustível para o foguete".

A esta aposta a NASA chama de "in situ resource utilization", considerando um fator importante na seleção de locais de aterragem de missões humanas. De acordo com a NASA, os satélites que orbitram Marte têm-se revelado essenciais para "ajudar os cientistas a determinarem os melhores locais para a primeira estação de investigação de Marte".

Por isso, não será de estranhar que os autores do artigo tenham utilizado dados de duas dessas naves espaciais, a Mars Reconnaissance Orbiter e Mars Odyssey Orbiter, para localizar água congelada que poderia estar ao alcance dos astronautas no planeta vermelho.

Água congelada subterrada em Marte

A caixa delineada representa o local ideal para enviar aos astronautas para dessenterrarem a água congelada.

Em comunicado, o principal autor do estudo e do Jet Propulsion Laboratory da NASA, garante que os astronautas não precisariam de uma retroescavadora para desenterrar a água congelada. "Poderiam usar uma pá", explica Sylvain Piqueux.

Mas o autor garante que ainda há mais a fazer. O membro da equipa da NASA vai continuar a analisar a questão durante as várias estações, de forma a analisar de que forma a abundância do recurso se altera ao longo do tempo.

Em 2020 a NASA quer levar até Marte um rover que está previsto que aterre em Marte em fevereiro de 2021. Na corrida à exploração ao planeta vermelho estão também a Space X e uma parceria entre a agência de exploração aeroespacial japonesa (JAXA) e as agências espaciais de Alemanha (DLR) e França (CNES).

https://tek.sapo.pt/noticias/ciencia/artigos/depositos-de-agua-congelada-em-marte-acessiveis-com-uma-pa-nasa-tem-boas-noticias-para-os-astronautas

Comentários

Notícias mais vistas:

Governo vai apoiar reconstrução de casas até 10.000 euros sem necessidade de documentação

 O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O mesmo montante estará disponível para situações relacionadas com agricultura e floresta exatamente no mesmo montante. Luís Montenegro falava no final da reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que durou cerca de três horas e decorreu na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento (Lisboa). De acordo com o primeiro-ministro, esses apoios para a reconstrução de casas serão acompanhados de vistorias das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e das Câmaras Municipais. "O mesmo procedimento tam...

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Isenção de portagens por uma semana para quem entra e sai em 4 nós de acesso da A8, A17, A14 e A19

  Isenção nas autoestradas A8, A17, A14 e A19 só se aplica a quem entra ou sai em quatro nós e não ao tráfego que atravessa as vias. Brisa vai acomodar 30% da receita perdida. Estado paga o resto. O Governo anunciou a isenção de portagens durante uma semana nos nós que servem as zonas afetadas pela depressão Kristin. Estas isenções vão abranger troços da A8, A17, A14 e A19 e vão começar a ser aplicadas à meia noite e estender-se até às 24 horas do dia 10 de fevereiro, a próxima terça-feira. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, durante uma visita a uma empresa de Pombal. O Ministério das Infraestruturas e Habitação esclareceu entretanto, em comunicado que troços vão ficar isentos de portagens até 10 de fevereiro. E acrescentou que o tráfego que atravesse as autoestradas entre os nós acima referidos não será isentado. Fica isento todo o tráfego que tenha origem ou destino: Na A8, entre o nó de Valado de Frades e o nó de Leiria Nascente (COL); Na A17, entre o n...