Avançar para o conteúdo principal

Cientista que criou bebés geneticamente modificados condenado a três anos de prisão


Foram ainda condenados outros dois cientistas que ajudaram no processo de edição genética de três bebés

He Jiankui, o cientista chinês que em 2018 criou os primeiros bebés geneticamente modificados, foi condenado a três anos de prisão por «práticas médicas ilegais», descreve o jornal The New York Times. Ficou provado que o investigador falsificou documentos de aprovação de conselhos de ética para conseguir recrutar casais para a experiência.

Aos pais das crianças – o pai tinha de ser portador do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) e a mãe não – o cientista dizia que queria prevenir infeções do vírus da SIDA nos recém-nascidos. He Jiankui anunciou em novembro de 2018, numa conferência em Hong Kong, ter editado geneticamente dois bebés gémeos – conhecidos por Lulu e Nana.

Por causa do julgamento, feito num tribunal da província de Shenzhen, na China, ficou ainda confirmado que He Jiankui editou geneticamente um terceiro bebé – uma possibilidade que já tinha sido referida em meados deste ano.

Além dos três anos de prisão, o cientista chinês terá ainda de pagar uma multa equivalente a 385 mil euros. Além de He Jiankui, outros dois cientistas foram condenados por terem ajudado no processo de edição genética dos bebés: Zhang Renli vai cumprir dois anos de prisão e Qin Jinzhou foi condenado a uma pena suspensa de um ano e meio.

O tribunal chinês considerou que os três réus «violaram deliberadamente a regulação nacional das investigações científicas e médicas, e passaram o limite da ética científica e médica», acusando-os ainda de procurarem «fama e lucro».

De acordo com os dados apresentados por He Jiankui, os bebés foram concebidos através de fertilização in vitro e a edição genética foi feita recorrendo a um sistema conhecido por Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas (CRISPR no acrónimo em inglês), que permite editar o ADN e foi suficiente para “desativar” o gene que o VIH usa para entrar nas células do corpo.

De recordar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) defendeu a proibição das técnicas de alteração genética em bebés humanos e pediu a governos e à comunidade científica que travem o desenvolvimento destas experiências pelo impacto que podem ter no futuro da espécie humana.

http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2019-12-30-Cientista-que-criou-bebes-geneticamente-modificados-condenado-a-tres-anos-de-prisao

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...