Avançar para o conteúdo principal

Cientista que criou bebés geneticamente modificados condenado a três anos de prisão


Foram ainda condenados outros dois cientistas que ajudaram no processo de edição genética de três bebés

He Jiankui, o cientista chinês que em 2018 criou os primeiros bebés geneticamente modificados, foi condenado a três anos de prisão por «práticas médicas ilegais», descreve o jornal The New York Times. Ficou provado que o investigador falsificou documentos de aprovação de conselhos de ética para conseguir recrutar casais para a experiência.

Aos pais das crianças – o pai tinha de ser portador do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) e a mãe não – o cientista dizia que queria prevenir infeções do vírus da SIDA nos recém-nascidos. He Jiankui anunciou em novembro de 2018, numa conferência em Hong Kong, ter editado geneticamente dois bebés gémeos – conhecidos por Lulu e Nana.

Por causa do julgamento, feito num tribunal da província de Shenzhen, na China, ficou ainda confirmado que He Jiankui editou geneticamente um terceiro bebé – uma possibilidade que já tinha sido referida em meados deste ano.

Além dos três anos de prisão, o cientista chinês terá ainda de pagar uma multa equivalente a 385 mil euros. Além de He Jiankui, outros dois cientistas foram condenados por terem ajudado no processo de edição genética dos bebés: Zhang Renli vai cumprir dois anos de prisão e Qin Jinzhou foi condenado a uma pena suspensa de um ano e meio.

O tribunal chinês considerou que os três réus «violaram deliberadamente a regulação nacional das investigações científicas e médicas, e passaram o limite da ética científica e médica», acusando-os ainda de procurarem «fama e lucro».

De acordo com os dados apresentados por He Jiankui, os bebés foram concebidos através de fertilização in vitro e a edição genética foi feita recorrendo a um sistema conhecido por Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas (CRISPR no acrónimo em inglês), que permite editar o ADN e foi suficiente para “desativar” o gene que o VIH usa para entrar nas células do corpo.

De recordar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) defendeu a proibição das técnicas de alteração genética em bebés humanos e pediu a governos e à comunidade científica que travem o desenvolvimento destas experiências pelo impacto que podem ter no futuro da espécie humana.

http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2019-12-30-Cientista-que-criou-bebes-geneticamente-modificados-condenado-a-tres-anos-de-prisao

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di