Avançar para o conteúdo principal

Cientista que criou bebés geneticamente modificados condenado a três anos de prisão


Foram ainda condenados outros dois cientistas que ajudaram no processo de edição genética de três bebés

He Jiankui, o cientista chinês que em 2018 criou os primeiros bebés geneticamente modificados, foi condenado a três anos de prisão por «práticas médicas ilegais», descreve o jornal The New York Times. Ficou provado que o investigador falsificou documentos de aprovação de conselhos de ética para conseguir recrutar casais para a experiência.

Aos pais das crianças – o pai tinha de ser portador do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) e a mãe não – o cientista dizia que queria prevenir infeções do vírus da SIDA nos recém-nascidos. He Jiankui anunciou em novembro de 2018, numa conferência em Hong Kong, ter editado geneticamente dois bebés gémeos – conhecidos por Lulu e Nana.

Por causa do julgamento, feito num tribunal da província de Shenzhen, na China, ficou ainda confirmado que He Jiankui editou geneticamente um terceiro bebé – uma possibilidade que já tinha sido referida em meados deste ano.

Além dos três anos de prisão, o cientista chinês terá ainda de pagar uma multa equivalente a 385 mil euros. Além de He Jiankui, outros dois cientistas foram condenados por terem ajudado no processo de edição genética dos bebés: Zhang Renli vai cumprir dois anos de prisão e Qin Jinzhou foi condenado a uma pena suspensa de um ano e meio.

O tribunal chinês considerou que os três réus «violaram deliberadamente a regulação nacional das investigações científicas e médicas, e passaram o limite da ética científica e médica», acusando-os ainda de procurarem «fama e lucro».

De acordo com os dados apresentados por He Jiankui, os bebés foram concebidos através de fertilização in vitro e a edição genética foi feita recorrendo a um sistema conhecido por Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas (CRISPR no acrónimo em inglês), que permite editar o ADN e foi suficiente para “desativar” o gene que o VIH usa para entrar nas células do corpo.

De recordar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) defendeu a proibição das técnicas de alteração genética em bebés humanos e pediu a governos e à comunidade científica que travem o desenvolvimento destas experiências pelo impacto que podem ter no futuro da espécie humana.

http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2019-12-30-Cientista-que-criou-bebes-geneticamente-modificados-condenado-a-tres-anos-de-prisao

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

Componentes baratos para PC? Estas são as armadilhas a evitar!

  Com as placas gráficas a preços cada vez mais altos, apesar de pouco ou nada mudarem de um ano para o outro, é normal tentar cortar nos outros componentes quando se monta um PC gaming. Mas atenção: o barato pode sair caro! Poupanças mal pensadas em peças como motherboard, memória, PSU ou até a caixa, podem transformar um setup promissor numa máquina cheia de problemas. Aqui ficam 7 sinais de alerta que deves ter em conta antes de carregar no “comprar”. 1. CPUs dual-core Há 20 anos eram topo de gama. Hoje, são… fósseis tecnológicos. - Advertisement - Processadores com dois núcleos ou apenas 4 threads estão muito abaixo do mínimo aceitável para 2025, e pior ainda se quiser montar uma máquina capaz de aguentar alguns anos. No mínimo, olha para um Intel Core i3-12100F ou um AMD Ryzen 5 5500, ambos muito mais equilibrados. Se o orçamento apertar, o Ryzen 5 5600G traz gráficos integrados decentes para aguentar enquanto não compras uma gráfica dedicada. 2. RAM single-channel Colocar só ...