Avançar para o conteúdo principal

Stella Era, o carro que abastece o elétrico do vizinho!



Ainda é apenas uma espécie de solução do futuro, de invenção estilística com funcionalidades adicionais instaladas em automóvel com conceito que procura ir além do transporte de passageiros entre os pontos A e B. Mas virá aí (mais uma) revolução rodoviária?

O Stella Era é o primeiro elétrico com carregamento solar e capacidade para funcionar como estação de carregamento para outros veículos elétricos!

A Solar Team Eindhoven, equipa composta por um grupo de estudantes de engenharia da Universidade Técnica daquela cidade holandesa, assina este protótipo, o quarto de uma família de veículos urbano ecológicos.

Construído com materiais de alta tecnologia para manter um baixo peso, com cerca de 5 metros de comprimento e acomodação para quatro passageiros, o protótipo holandês tem como elementos em maior destaque o teto e o capot, pois albergam 5 m² de células fotovoltaicas integradas num vidro de segurança extremamente sólido e que permite carregamento direto a partir da energia do sol.

Segundo os mentores do projeto Stella, o Era incorpora todos os ensinamentos e experiências acumulados em anos de experiência no desenvolvimento da tecnologia. Tem atualmente capacidade para percorrer 1800 km num dia ensolarado de verão nos Países Baixos. Com lotação esgotada a bordo, essa autonomia desce para ainda incríveis 1200 km. Para além da referida capacidade de abastecer outro veículo, a energia excedente gerada pode ser fornecida de volta à rede elétrica ou usada para alimentar algum aparelho ou eletrodoméstico.

A equipa de engenheiros também desenvolveu tecnologia que permite que o protótipo consiga calcular de forma totalmente autónoma a rota ideal para um destino predefinido mediante as condições meteorológicas, maximizando o tempo de exposição solar. Além de uma aplicação que poderia ser utilizada para os proprietários venderem energia para outros veículos elétricos.

A Solar Team Eindhoven não revelou muitos mais detalhes técnicos sobre o seu veículo mais inovador, remetendo a apresentação de novidades para outubro, altura em que participará em mais uma edição do World Solar Challenge, competição que a cada dois anos reúne as equipas mais avançadas do mundo com o objetivo de completar a mais longa distância por estrada utilizando apenas a energia solar para carregar baterias. Em 2017, na Austrália, a equipa holandesa venceu a competição ao percorrer mais de 3000 quilómetros.

https://www.motor24.pt/motores/ecologia/stella-era-o-carro-que-abastece-o-eletrico-do-vizinho/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di