Avançar para o conteúdo principal

Stella Era, o carro que abastece o elétrico do vizinho!



Ainda é apenas uma espécie de solução do futuro, de invenção estilística com funcionalidades adicionais instaladas em automóvel com conceito que procura ir além do transporte de passageiros entre os pontos A e B. Mas virá aí (mais uma) revolução rodoviária?

O Stella Era é o primeiro elétrico com carregamento solar e capacidade para funcionar como estação de carregamento para outros veículos elétricos!

A Solar Team Eindhoven, equipa composta por um grupo de estudantes de engenharia da Universidade Técnica daquela cidade holandesa, assina este protótipo, o quarto de uma família de veículos urbano ecológicos.

Construído com materiais de alta tecnologia para manter um baixo peso, com cerca de 5 metros de comprimento e acomodação para quatro passageiros, o protótipo holandês tem como elementos em maior destaque o teto e o capot, pois albergam 5 m² de células fotovoltaicas integradas num vidro de segurança extremamente sólido e que permite carregamento direto a partir da energia do sol.

Segundo os mentores do projeto Stella, o Era incorpora todos os ensinamentos e experiências acumulados em anos de experiência no desenvolvimento da tecnologia. Tem atualmente capacidade para percorrer 1800 km num dia ensolarado de verão nos Países Baixos. Com lotação esgotada a bordo, essa autonomia desce para ainda incríveis 1200 km. Para além da referida capacidade de abastecer outro veículo, a energia excedente gerada pode ser fornecida de volta à rede elétrica ou usada para alimentar algum aparelho ou eletrodoméstico.

A equipa de engenheiros também desenvolveu tecnologia que permite que o protótipo consiga calcular de forma totalmente autónoma a rota ideal para um destino predefinido mediante as condições meteorológicas, maximizando o tempo de exposição solar. Além de uma aplicação que poderia ser utilizada para os proprietários venderem energia para outros veículos elétricos.

A Solar Team Eindhoven não revelou muitos mais detalhes técnicos sobre o seu veículo mais inovador, remetendo a apresentação de novidades para outubro, altura em que participará em mais uma edição do World Solar Challenge, competição que a cada dois anos reúne as equipas mais avançadas do mundo com o objetivo de completar a mais longa distância por estrada utilizando apenas a energia solar para carregar baterias. Em 2017, na Austrália, a equipa holandesa venceu a competição ao percorrer mais de 3000 quilómetros.

https://www.motor24.pt/motores/ecologia/stella-era-o-carro-que-abastece-o-eletrico-do-vizinho/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...