Avançar para o conteúdo principal

Nova geração de baterias de estado sólido fornecerá 100 milhões de carros eléctricos



O mercado dos carros elétricos sofre ainda da “ansiedade da autonomia”. Conforme percebemos pelas opiniões dos possíveis e atuais clientes dos veículos elétricos, a questão da autonomia continua a ser a maior barreira à adoção em larga escala de veículos elétricos (VE). No entanto, melhorias contínuas e significativas na tecnologia de baterias irão pavimentar o caminho para uma base instalada de VEs de 100 milhões até 2028, de acordo com a empresa de consultoria do mercado global de tecnologia, a ABI Research.

A nova geração de baterias de estado sólido fornecerá também potências de carga superiores a 500 kW.



Imagem de um Tesla Model S sem energia: autonomia mostra ser o problema dos elétricos

A autonomia é um dos principais argumentos contra os carros elétricos
Para aliviar a “ansiedade de alcance”, a bateria do veículo elétrico (EVB) vai precisar de uma carga mais segura, mais barata e mais rápida. Além disso, é urgente que tenha uma alta densidade de energia para um maior alcance. Conforme temos acompanhado, existem avanços contínuos na tecnologia das células, e essa evolução terá de aliviar a ansiedade e permitir que os elétricos ganhem tração de forma substancial.

Baterias de iões-lítio (Li-ion) são o padrão atual para os VEs, mas estas têm ciclos de vida curtos e têm um histórico de superaquecimento.

Investigações recentes sobre produtos químicos à base de lítio têm girado em torno do uso de diferentes baterias à base de lítio para fornecer melhor resistência ao fogo, cargas mais rápidas e maior vida útil. No entanto, embora a bateria de iões de lítio continue a progredir, serão as tecnologias de estado sólido e de lítio-silício que serão o verdadeiro divisor de águas do mercado EVB

Explicou James Hodgson, Analista Principal da ABI Research.


Gigantes do fabrico automóvel investem milhões nas novas baterias
Numerosos investimentos de OEMs, como Volkswagen, BMW Group e Daimler, foram feitos em empresas de tecnologia de estado sólido e de tecnologia de lítio-silício, incluindo QuantumScape, Solid Power, Enevate e Sila Nanotechnologies. Desta forma, estes investimentos sublinham a importância destas tecnologias para o futuro das baterias para veículos elétricos.

A única maneira de aumentar significativamente a densidade de energia é adicionar silício à bateria de iões de lítio. A abordagem atual de adicionar silício em pequenas percentagens incrementais (<10%) permitirá aumentar a densidade de energia para 300 Wh/kg nos próximos 3-5 anos. Explica Hodgson. Depois dos iões de lítio vira o lítio-silício De acordo com o relatório, entre 2023 e 2025, espera-se um aumento contínuo do silício nas baterias. Nesse sentido, será atingido o ponto em que os desenvolvimentos permitam a utilização de ânodos dominantes de silício. Dada a pesquisa que está a acontecer nas baterias de lítio-silício e a crescente percentagem de silício em baterias EV, a ABI Research acredita que este é o próximo passo lógico. As baterias de silício dominante provavelmente permitiriam densidades de energia de até 400 Wh/kg até 2025. Como resultado, a maioria dos veículos que utilizem esta tecnologia provavelmente terá potências de carga de 300 kW+. Os ânodos dominantes de silício serão a principal solução até 2026. Desta forma, só nessa altura (na melhor das hipóteses), estas arquiteturas de baterias de estado sólido começarão ser implantadas e comercializadas. No entanto, as baterias de estado sólido permitirão densidades de energia de pelo menos 500 Wh/kg, oferecendo uma potência de carga de 500 kW+. O lítio-silício em estado sólido são as futuras tecnologias EVB que irão melhorar o desempenho, armazenar mais energia e durar mais tempo a um custo menor. A adição de silício sozinho ao longo dos próximos 7 anos fará crescer a base instalada de EV de 8 milhões em 2019 para 40 milhões em 2025, à medida que a ‘ansiedade de alcance’ dos consumidores diminui lentamente. Conclui Hodgson. Estas descobertas constam do relatório de análise de aplicação de baterias de VEs e tecnologias de carregamento da ABI Research. https://pplware.sapo.pt/motores/baterias-estado-solido-carros-electricos/

Comentários

Notícias mais vistas:

EUA criticam prisão domiciliária de Bolsonaro e ameaçam responsabilizar envolvidos

 Numa ação imediatamente condenada pelos Estados Unidos, um juiz do Supremo Tribunal do Brasil ordenou a prisão domiciliária de Jair Bolsonaro por violação das "medidas preventivas" impostas antes do seu julgamento por uma alegada tentativa de golpe de Estado. Os EUA afirmam que o juiz está a tentar "silenciar a oposição", uma vez que o ex-presidente é acusado de violar a proibição imposta por receios de que possa fugir antes de se sentar no banco dos réus. Numa nota divulgada nas redes sociais, o Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos Estados Unidos recorda que, apesar do juiz Alexandre de Morais "já ter sido sancionado pelos Estados Unidos por violações de direitos humanos, continua a usar as instituições brasileiras para silenciar a oposição e ameaçar a democracia". Os Estados Unidos consideram que "impor ainda mais restrições à capacidade de Jair Bolsonaro de se defender publicamente não é um serviço público...

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...

Aníbal Cavaco Silva

Diogo agostinho  Num país que está sem rumo, sem visão e sem estratégia, é bom recordar quem já teve essa capacidade aliada a outra, que não se consegue adquirir, a liderança. Com uma pandemia às costas, e um país político-mediático entretido a debater linhas vermelhas, o que vemos são medidas sem grande coerência e um rumo nada perceptível. No meio do caos, importa relembrar Aníbal Cavaco Silva. O político mais bem-sucedido eleitoralmente no Portugal democrático. Quatro vezes com mais de 50% dos votos, em tempos de poucas preocupações com a abstenção, deve querer dizer algo, apesar de hoje não ser muito popular elogiar Cavaco Silva. Penso que é, sem dúvida, um dos grandes nomes da nossa Democracia. Nem sempre concordei com tudo. É assim a vida, é quase impossível fazer tudo bem. Penso que tem responsabilidade na ascensão de António Guterres e José Sócrates ao cargo de Primeiro-Ministro, com enormes prejuízos económicos, financeiros e políticos para o país. Mas isso são outras ques...