Avançar para o conteúdo principal

Nova tecnologia de anticolisão garante aprovação para controlo de drones “fora do campo de visão”



A reguladora americana FAA deu luz verde a voo de drone com capacidade de sair da “linha de visão”, o que são boas notícias para os planos da Amazon.

Nova tecnologia de anticolisão garante aprovação para controlo de drones “fora do campo de visão”
Um dos aspetos que impede as empresas de iniciar as operações de entregas, recorrendo a drones, é a falta da autorização para que estes se deslocassem para lá da linha de visão dos operadores. Essa limitação acaba de ser levantada pela FAA (Federal Aviation Administration) para um teste, autorizando a Universidade do Alasca a completar um voo para lá da linha de visão, avança a Reuters.

As regras impostas pela FAA obrigam a ter um operador no solo, a controlar o dispositivo sem tirar os olhos do mesmo. Mas neste voo de teste, realizado no Alasca sobre um oleoduto, foi utilizada uma nova tecnologia anticolisão produzida pela empresa irlandesa Automation, autorizada pela primeira vez pela entidade reguladora.

É a própria empresa, em comunicado, que refere a aprovação da FAA, depois do teste de cerca de 6 quilómetros, realizado a 31 de julho. Para este teste foi utilizado um drone multirotor de longo alcance e radares terrestres de gestão do espaço aéreo.

Ainda que não signifique uma autorização definitiva, é um bom passo nessa direção. E quem está a “esfregar as mãos” com esta notícia é Jeff Bezos, que desde 2013 está a desenvolver o serviço Prime Air, tendo em junho revelado um novo modelo de drone, capaz de voar até 24 quilómetros e carregar encomendas até 2,3 quilos. O objetivo é oferecer um serviço de entregas até 30 minutos ao destinatário.

Sobre o teste, o próprio administrador da FAA, Dan Elwell, refere que o programa faz avançar a indústria, para uma maior confiança na integração dos drones no espaço aéreo.

https://tek.sapo.pt/noticias/computadores/artigos/nova-tecnologia-de-anticolisao-garante-aprovacao-para-controlo-de-drones-fora-do-campo-de-visao

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di