Avançar para o conteúdo principal

Nova tecnologia de anticolisão garante aprovação para controlo de drones “fora do campo de visão”



A reguladora americana FAA deu luz verde a voo de drone com capacidade de sair da “linha de visão”, o que são boas notícias para os planos da Amazon.

Nova tecnologia de anticolisão garante aprovação para controlo de drones “fora do campo de visão”
Um dos aspetos que impede as empresas de iniciar as operações de entregas, recorrendo a drones, é a falta da autorização para que estes se deslocassem para lá da linha de visão dos operadores. Essa limitação acaba de ser levantada pela FAA (Federal Aviation Administration) para um teste, autorizando a Universidade do Alasca a completar um voo para lá da linha de visão, avança a Reuters.

As regras impostas pela FAA obrigam a ter um operador no solo, a controlar o dispositivo sem tirar os olhos do mesmo. Mas neste voo de teste, realizado no Alasca sobre um oleoduto, foi utilizada uma nova tecnologia anticolisão produzida pela empresa irlandesa Automation, autorizada pela primeira vez pela entidade reguladora.

É a própria empresa, em comunicado, que refere a aprovação da FAA, depois do teste de cerca de 6 quilómetros, realizado a 31 de julho. Para este teste foi utilizado um drone multirotor de longo alcance e radares terrestres de gestão do espaço aéreo.

Ainda que não signifique uma autorização definitiva, é um bom passo nessa direção. E quem está a “esfregar as mãos” com esta notícia é Jeff Bezos, que desde 2013 está a desenvolver o serviço Prime Air, tendo em junho revelado um novo modelo de drone, capaz de voar até 24 quilómetros e carregar encomendas até 2,3 quilos. O objetivo é oferecer um serviço de entregas até 30 minutos ao destinatário.

Sobre o teste, o próprio administrador da FAA, Dan Elwell, refere que o programa faz avançar a indústria, para uma maior confiança na integração dos drones no espaço aéreo.

https://tek.sapo.pt/noticias/computadores/artigos/nova-tecnologia-de-anticolisao-garante-aprovacao-para-controlo-de-drones-fora-do-campo-de-visao

Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Visitei o Submarino Português Barracuda, da NATO, em Almada, Portugal

 Mergulha na fascinante história do Submarino Barracuda, agora aberto ao público em Almada! Descobre: Como era a vida a bordo deste submarino de guerra. Os segredos da navegação subaquática. Sistemas avançados de regeneração de oxigénio. 42 anos de missões e 800.000 milhas náuticas percorridas. Visita o Barracuda de terça a domingo, 10h-18h, perto de Lisboa, no Largo Alfredo Diniz, Cacilhas, Almada, às portas de Lisboa. Não percas esta oportunidade única de explorar o submarino mais antigo da NATO! Vê os meus outros passeios e viagens em  Wilson's discoveries   Se gostas de vistas aéreas para relaxar e conhecer, podes ver os meus voos de drone em  Relax in   Visitei o Submarino Português Barracuda, da NATO, em Almada, Portugal - YouTube

Dormir numa bagageira

José Soeiro  O aparato da tecnologia avançada organiza as mais indignas regressões sociais. Radical é uma bagageira ser o quarto de um trabalhador De visita a Lisboa, John chamou um Uber mal chegou ao aeroporto. O carro veio buscá-lo, conta-nos a última edição do Expresso, mas o motorista resistiu a pôr as malas do turista na bagageira. Insistência de um lado e renitência do outro, houve uma altercação, até que a PSP interveio e exigiu que o motorista abrisse a bagageira do carro. Dentro dela, estava um homem - um outro motorista, que faz daquela bagageira o seu quarto, recanto possível para repousar o corpo. Segundo o jornal, não é caso único. A situação é comum entre os migrantes do Indostão a trabalhar para a Uber. Eis a condição extrema dos trabalhadores da gig economy num país europeu do século XXI. Lisboa, paraíso dos nómadas digitais, capital da Web Summit, viveiro de “unicórnios”, sede do centro tecnológico europeu da Uber, “modelo de ouro” das plataformas: cidade sem teto ...