Os automóveis elétricos foram banidos das Friday Night Drags na Texas Motor Speeway porque a organização tem receio de que se… incendeiem.
Desde que começaram a surgir nas drag strip de todo o mundo que os automóveis elétricos assumiram um papel de destaque, deixando para trás toda e qualquer concorrência e por vezes até “humilhando” modelos bem mais potentes.
No entanto, esse domínio vai deixar de ser uma realidade na Texas Motor Speedway. De acordo com o site Teslarati, a pista texana decidiu proibir a participação de automóveis elétricos nas suas célebres Friday Night Drags.
Antes que comeces a pensar que esta foi uma forma de “proteger” os veículos de combustão, a razão apresentada para esta proibição foi o receio de que os automóveis elétricos se possam incendiar e o tempo que demoraria a apagar um hipotético incêndio.
Apesar de reconhecermos que quando um veículo elétrico se incendeia é muito difícil extinguir o fogo (lembras-te do BMW i8 na Holanda?), não deixa de ser curioso proibir a participação de automóveis elétricos devido ao risco de incêndio em provas onde há carros que carregam metade do seu peso em… nitro.
Ao que tudo indica, adeptos e proprietários dos potentes ‘muscle cars’ não lidam bem com a superioridade arrasadora dos elétricos nas americanas ‘drag races’.
Quem está familiarizado com o mundo das provas de arranque, percebe que estes eventos à americana foram sempre um palco de eleição para os adeptos dos icónicos ‘muscle cars’, com os seus potentes V8 a gasolina.
Acontece que, nos últimos tempos, por Terras de Tio Sam, uma nova vaga de protagonistas começa a impor-se. São automóveis 100% elétricos, como os modelos recentes da Tesla, que dispõem, por exemplo, de um modo Ludicrous, específico para arranques insanos, capazes de deixar toda a concorrência ‘pregada’ ao asfalto!
Não é segredo que a capacidade de aceleração de um elétrico, sobretudo no arranque, pela disponibilidade quase imediata do binário máximo, é muito superior à da generalidade dos automóveis equipados com motores de combustão equivalentes. E há quem não lide bem com o fenómeno…
Segundo denunciou o fórum Teslarati, o desconforto entre os mais puristas terá mesmo subido de tom no famoso Texas Motor Speedway, com a organização a proibir a participação de qualquer automóvel elétrico nos seus Friday Night Drags.
David Hart, relações públicas do evento, contrariou de imediato esta teoria, alegando tratar-se de uma questão de segurança: «Excluímos este tipo de automóveis, porque na eventualidade de um acidente resultar em incêndio, os nossos veículos de emergência não estão apetrechados com o equipamento necessário para combater com eficácia o fogo num veículo elétrico», escreveu em resposta à denúncia dos fãs da Tesla. «Como devem saber, extintores convencionais de nada servem para combater o fogo em baterias de iões de lítio.», acrescentou.
Resultado: nas Friday Night Drags, elétrico não entra!
https://www.motor24.pt/noticias/tesla-proibidos-de-competir-para-evitar-vergonhas/
https://www.razaoautomovel.com/2019/08/arranque-a-frio-eletricos-proibidos-drag-strip
Comentários
Enviar um comentário