Avançar para o conteúdo principal

Carros Elétricos banidos de drag strip texana devido ao… risco de incêndio



Os automóveis elétricos foram banidos das Friday Night Drags na Texas Motor Speeway porque a organização tem receio de que se… incendeiem.

Desde que começaram a surgir nas drag strip de todo o mundo que os automóveis elétricos assumiram um papel de destaque, deixando para trás toda e qualquer concorrência e por vezes até “humilhando” modelos bem mais potentes.

No entanto, esse domínio vai deixar de ser uma realidade na Texas Motor Speedway. De acordo com o site Teslarati, a pista texana decidiu proibir a participação de automóveis elétricos nas suas célebres Friday Night Drags.

Antes que comeces a pensar que esta foi uma forma de “proteger” os veículos de combustão, a razão apresentada para esta proibição foi o receio de que os automóveis elétricos se possam incendiar e o tempo que demoraria a apagar um hipotético incêndio.


Apesar de reconhecermos que quando um veículo elétrico se incendeia é muito difícil extinguir o fogo (lembras-te do BMW i8 na Holanda?), não deixa de ser curioso proibir a participação de automóveis elétricos devido ao risco de incêndio em provas onde há carros que carregam metade do seu peso em… nitro.


Ao que tudo indica, adeptos e proprietários dos potentes ‘muscle cars’ não lidam bem com a superioridade arrasadora dos elétricos nas americanas ‘drag races’.

Quem está familiarizado com o mundo das provas de arranque, percebe que estes eventos à americana foram sempre um palco de eleição para os adeptos dos icónicos ‘muscle cars’, com os seus potentes V8 a gasolina.

Acontece que, nos últimos tempos, por Terras de Tio Sam, uma nova vaga de protagonistas começa a impor-se. São automóveis 100% elétricos, como os modelos recentes da Tesla, que dispõem, por exemplo, de um modo Ludicrous, específico para arranques insanos, capazes de deixar toda a concorrência ‘pregada’ ao asfalto!

Não é segredo que a capacidade de aceleração de um elétrico, sobretudo no arranque, pela disponibilidade quase imediata do binário máximo, é muito superior à da generalidade dos automóveis equipados com motores de combustão equivalentes. E há quem não lide bem com o fenómeno…

Segundo denunciou o fórum Teslarati, o desconforto entre os mais puristas terá mesmo subido de tom no famoso Texas Motor Speedway, com a organização a proibir a participação de qualquer automóvel elétrico nos seus Friday Night Drags.

David Hart, relações públicas do evento, contrariou de imediato esta teoria, alegando tratar-se de uma questão de segurança: «Excluímos este tipo de automóveis, porque na eventualidade de um acidente resultar em incêndio, os nossos veículos de emergência não estão apetrechados com o equipamento necessário para combater com eficácia o fogo num veículo elétrico», escreveu em resposta à denúncia dos fãs da Tesla. «Como devem saber, extintores convencionais de nada servem para combater o fogo em baterias de iões de lítio.», acrescentou.

Resultado: nas Friday Night Drags, elétrico não entra!

https://www.motor24.pt/noticias/tesla-proibidos-de-competir-para-evitar-vergonhas/

https://www.razaoautomovel.com/2019/08/arranque-a-frio-eletricos-proibidos-drag-strip

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...

Os professores

 As últimas semanas têm sido agitadas nas escolas do ensino público, fruto das diversas greves desencadeadas por uma percentagem bastante elevada da classe de docentes. Várias têm sido as causas da contestação, nomeadamente o congelamento do tempo de serviço, o sistema de quotas para progressão na carreira e a baixa remuneração, mas há uma que é particularmente grave e sintomática da descredibilização do ensino pelo qual o Estado é o primeiro responsável, e que tem a ver com a gradual falta de autoridade dos professores. A minha geração cresceu a ter no professor uma referência, respeitando-o e temendo-o, consciente de que os nossos deslizes, tanto ao nível do estudo como do comportamento, teriam consequências bem gravosas na nossa progressão nos anos escolares. Hoje, os alunos, numa maioria demasiado considerável, não evidenciam qualquer tipo de respeito e deferência pelo seu professor e não acatam a sua autoridade, enfrentando-o sem nenhum receio. Esta realidade é uma das princip...