A Linear Labs diz ter reinventado a arquitectura dos motores eléctricos, criando motores com muito maior binário e potência, e bastante mais eficientes que os habituais.
O motor eléctrico tem-se mantido praticamente inalterado desde a sua invenção, mas a Linear Labs diz ter conseguido grandes avanços com o seu novo motor eléctrico HET (Hunstable Electric Turbine). Os motores eléctricos actuais têm que ser normalmente associados a uma caixa de redução, para disponibilizarem uma rotação de saída adequada para automóveis enquanto mantêm rotações na gama de maior eficiência. Com os motores HET, a empresa diz que será possível dispensar a caixa de redução, já que o seu motor será capaz de disponibilizar muito mais binário a baixas rotações, mas também maior potência a rotações mais elevadas.
O "truque" é utilizar até quatro rotores em conjunto com uma bobina de formato inovador, que consegue "transformar" os campos magnéticos em função das necessidades.
Com este sistema, a Linear Labs diz será possível ter motores que funcionam suavemente a baixas rotações e que também podem funcionar a rotações elevadas; dispensando a caixa de redução mecânica (menor peso, custo e complexidade) e também sendo até 20% mais eficiente que um motor eléctrico convencional.
... Se for realmente tão bom quanto é anunciado, é de imaginar que não demore muito até começarmos a ver este tipo de motor ser aplicado em veículos.
https://abertoatedemadrugada.com/2019/08/motor-electrico-het-promete-revolucao.html?m=1
Comentários
Enviar um comentário