Avançar para o conteúdo principal

Justiça condena HashBrasil e Leonardo Janiszevski em mais de R$312 mil



O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, por meio de decisão do Juiz de Direito Sidney da Silva Braga, condenou Leonardo Janiszevski e a empresa que ele comandava, a HashBrasil, a devolverem, num prazo de até 30 dias a contar da data da intimação, 34 equipamentos (Antiminer S9) que haviam sido adquiridos por um cliente. Leonardo cuidaria da administração das mineradoras, ficando “responsável pela gerência e manutenção rotineira desses equipamentos, de modo que deveria repassar para o autor os Bitcoins produzidos com essas máquinas, deduzindo, como sua remuneração pelos serviços prestados, 18% do ‘valor total do resultado líquido da operação”.

O valor total da compra foi fixado em R$313.942,50, no entanto, passados oito meses da aquisição, o investidor não teria recebido nenhum Bitcoin e tampouco tinha conhecimento de como estavam seus equipamento e resolveu rescindir o contrato, “de modo que o autor pediu a entrega das máquinas adquiridas, no que não foi atendido. O autor argumenta que, após a solicitação, o réu confessou que não tem a propriedade dos equipamentos, sendo esses pertencentes à empresa Realbit Limited, sediada em Hong Kong, que cedia temporariamente os direitos dos computadores, sendo o réu mero intermediário”, diz o processo.

De acordo com os advogados do autor, Dr. Rafael Steinfeld e Dra. Amanda Lima, após a solicitação de devolução, o réu confessou que não tinha a propriedade dos equipamentos, sendo esses pertencentes à uma empresa sediada em Hong Kong, que cedia temporariamente os direitos de uso dos computadores, sendo o réu mero intermediário.

No processo, Janiszevski alegou que não realizava a administração dos equipamentos e que só havia assessorado Mitsuda na compra das máquinas e “sustenta que a conjuntura não foi favorável às negociações envolvendo Bitcoins, cujo preço despencou, e alega que, na verdade, o autor, que sempre soube dos riscos do negócio, visa apenas transferir para o réu a responsabilidade pelos riscos da operação financeira que realizou”.

A Justiça porém não acolheu os argumentos da defesa e julgou procedente a ação, condenando Janiszevski a devolver os equipamentos ou os recursos investidos acrescidos de correção monetária e juros de 1% ao mês.

“Julgo PROCEDENTE a presente ação, para o fim de declarar a rescisão dos contratos indicados na inicial e para condenar o réu a entregar ao autor, no prazo de 30 dias, os 34 computadores descritos nos contratos juntados com a inicial, sob pena de, decorrido tal prazo, ficar o réu condenado ao pagamento do valor de R$ 313.942,50, com correção
monetária, pelos índices da Tabela Prática de Atualização do E. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desde cada desembolso, além de juros de mora de 1% ao mês, a partir da citação”, conclui a decisão.

A HashBrasil, operada por Janiszevski, oferecia a compra e gestão de equipamentos de mineração alegando uma alta rentabilidade, no entanto, no ínicio de 2018, a Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (CVM) determinou a suspensão das atividades de Janiszevski e da HashBrasil com multa diária individual de R$5 mil, isso porém não impediu o autor de continuar oferecendo os serviços e até de conceder entrevistas dizendo que a mineração de Bitcoin ia de mal a pior.

https://www.criptofacil.com/justica-condena-hashbrasil-e-leonardo-janiszevski-em-mais-de-r312-mil/?fbclid=IwAR2X-fuOV_UpPuyYaM09FtkhAKpwTiTSMW7s10chPmfSPgmLS6dLvlXYwl0

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di