Avançar para o conteúdo principal

Análise: Insta360 One X, uma câmara 360° capaz de mais do que imagina



Já todos vimos conteúdos de vídeo ou fotos a 360°, mas a verdade é que esse tipo de conteúdo não desperta muita atenção. Há muitas formas de utilizar conteúdo 360° e a câmara Insta360 One X fá-lo com muita classe.

Ainda que continuem a ser produzidos conteúdos de realidade aumentada, o interesse por parte do público parece ser residual. Qualquer câmara 360 consegue produzir conteúdo no formato padronizado, compatível com a maioria dos softwares de edição. Também esse tipo de conteúdo é compatível com as principais plataformas de vídeo, como YouTube ou Facebook, e assim pode ser partilhado ao mundo com toda a facilidade.

No entanto, os conteúdos 360° têm muito mais que se lhe diga e há um mundo de possibilidades. Sem mais rodeios, veja o vídeo onde mostramos tudo.

Insta360 One X – Características e funcionalidades
A Insta360 One X tem uma resolução máxima de vídeo de 5,7K a 30fps, produzida pela composição das duas câmaras. Portanto, abrange toda a área esférica circundante.

Em vídeo, tem os modos normal (5.7K@30/50fps e 3K@100fps), bullet time, time lapse e HDR. Tem ainda com a possibilidade de escolher captação em Log, ideal para fazer depois os ajustes na cor (LUT). Em fotografia, a resolução é de 18MP, tem os modos standard, HDR e em captação em intervalos. Tem também a possibilidade de captar em RAW. Tanto o modo vídeo como foto têm opções de ISO, exposição, tempo de abertura e balanço de brancos.

A Insta360 One X tem ainda Wi-Fi 5GHz, que permite não só ver a captação em tempo real no smartphone, como também fazer todas as configurações e fazer o download de conteúdos. Além disso, tem também bluetooth para utilizar um dispositivo para captura remota.

Pode também ser ligada por cabo USB diretamente ao smartphone. Isso permite quer a transferência de conteúdos e configuração, quer a transmissão live em várias plataformas. Assim, estão disponíveis o Facebook, Youtube, Weibo ou outros, utilizando o protocolo RTMP.

Modos de captura
Todos os modos de captura, na verdade, são bem conhecidos, com exceção para o Bullet time. E em que consiste esse modo?! Consiste então na captura de vídeo numa taxa elevada de frames (100fps), de uma área fixa da câmara. Ora, fazendo essa captura enquanto a câmara gira rapidamente, o efeito conseguido pode ser engraçado.


Além disso, a forma como a imagem captada pelos 2 sensores é composta, é capaz de eliminar o selfie stick. Nesse sentido, faz parecer que o utilizador não está realmente a agarrar a câmara. Isto permite assim ângulos que parecem impossíveis, e só os mais atentos acabam por reparar nisso:

A One X tem ainda uma grande capacidade de estabilização, superior (por exemplo) a qualquer câmara GoPro. Por utilizar um giroscópio de 6 eixos e por captar a 360°, os movimentos muito bruscos conseguem ser “absorvidos”. É apenas necessário que as condições de luminosidade sejam favoráveis.

Qualidade de construção e interação
A Insta360 One X tem uma qualidade de construção irrepreensível. Os materiais demonstram boa qualidade e a base com rosca para o tripé é metálica.

A existência dos 2 botões na câmara, para captura, mudança de modo e configuração são muito positivos. No entanto, essa interação, embora funcional, é pouco intuitiva e exige alguma prática.

Podemos então selecionar fotografia, vídeo ou opções. Nas opções, podemos configurar todos os modos de captura, nos vários parâmetros disponíveis. Além disso, é possível alternar entre os modos de captura, tudo sem a necessidade de ligar ao smartphone.

Aplicações
App mobile – Android e iOS
A app mobile é muito completa e permite editar os vídeos 360° com uma complexidade pouco comum. E digo isto, sobretudo, porque é no smartphone que tudo acontece.

Tem uma interface agradável, é intuitiva, e é extremamente completa. Permite toda a configuração, o controlo da câmara e a edição de vídeo e fotos 360. Além disso, tem também uma rede social de partilha de conteúdos 360, que é excelente para tirar algumas ideias e ver o que outros utilizadores andam a produzir.

Tem ainda uma secção com Tutoriais que explicam como usar a Insta360 One X, onde são mostradas algumas técnicas que permitem chegar a resultados impressionantes. A aplicação é gratuita, pode explorar estas secções sem qualquer restrição.

Computador – PC e Mac
Já no computador, a aplicação Insta360 Studio 2019 permite trabalhar mais a sério. A grande surpresa é que o seu funcionamento não é exclusivo para vídeo criado pelas câmaras Insta360.

Dessa forma, é possível editar vídeo 360 criado com outras câmaras, o que é realmente interessante considerando que, por exemplo, o Premiere Pro não é tão competente a editar vídeo 360 como este Studio 2019. Da mesma forma, trata-se também de uma aplicação gratuita.

Autonomia
No que diz respeito à autonomia, esperava um pouco mais. Considerando as dimensões e peso da câmara, seria apetecível que a bateria tivesse um pouco mais capacidade. A autonomia em utilização contínua, sem ligação Wi-Fi é de cerca de 1h. No entanto, facilmente poderá ser menos, dependendo da forma como é utilizada.

E por falar em autonomia, partilho um pequeno dissabor que tive quando, após cerca de 2 semanas parada, saí de casa e ia para utilizá-la. Sim, ia, porque não a utilizei. No tempo que esteve parada, a bateria descarregou totalmente. Portanto, revela que há algum consumo energético quando está, supostamente, desligada. Nesse sentido, uma bateria extra será um bem precioso para quem não quer ser surpreendido.


Veredicto
Se pretende criar vídeo 360 com qualidade digna de mostrar ao mundo, a Insta360 One X é sem dúvida uma opção a considerar. Juntamente com todas as ferramentas que oferece, é uma solução a ter em conta para quem não quer gastar mais de 500€.

A qualidade de vídeo captado é boa e os modos HDR conseguem resultados interessantes. O slow-motion a 100fps também é algo que abre um leque de hipóteses de captação. Apenas a resolução das fotos poderia ser um pouco superior, para permitir extrair zonas específicas com maior qualidade.

Deixo uma pequena nota à bolsa de transporte que vem incluída. É de facto de qualidade, mas não protege integralmente a câmara. Isto é, falta-lhe uma aba na parte superior para que fique totalmente protegida.

Depois, a possibilidade de configurar o modo de operação a partir da própria câmara é ótima, mas como vimos não é muito intuitivo e é necessário alguma prática. O stick Insta360 é fantástico mas o tripé com bullet shot, na verdade, não acrescenta muito. Para esse efeito, o fio, que já vem incluído, é suficiente para experimentar a “brincadeira”.

Para terminar, está disponível uma panóplia de acessórios para a One X, desde caixas à prova de água e diversos tipos de suporte, mas também pode utilizar grande parte dos suportes que são utilizados, por exemplo, para câmaras de ação, já que esta câmara tem uma rosca universal de 3/8.

https://pplware.sapo.pt/gadgets/insta360-one-x-camara-360-android-ios/

Comentários

Notícias mais vistas:

Como uma entrevista matou João Rendeiro

João Rendeiro, após ser acusado de irregularidades no banco que fundou e presidia, o BPP, fugiu, não para um país que não tivesse acordo de extradição com Portugal mas para África do Sul onde tinha negócios. Acreditando na privacidade concedida por uma VPN, deu uma entrevista à CNN Portugal (TVI), via VPN. A partir dessa entrevista as autoridades portuguesas identificaram a localização de João Rendeiro que nunca acreditou que as autoridades sul-africanas o prendessem pois considerava as acusações infundadas e não graves ao ponto de dar prisão. No entanto João Rendeiro foi preso e, não acreditando na justiça portuguesa, recusou a extradição para Portugal acreditando que seria libertado, o tempo foi passando e ele teve de viver numa das piores prisões do mundo acabando por ter uma depressão que o levou ao suicídio. Portanto, acreditando no anonimato duma VPN, deu uma entrevista que o levou à morte. Este foi o meu comentário, agora o artigo da Leak: A falsa proteção da VPN: IPTV pode pôr-...

"Assinatura" típica do Kremlin: desta vez foi pior e a Rússia até atacou instalações da UE

Falamos de "um dos maiores ataques combinados" contra a Ucrânia, que também atingiu representações de países da NATO Kiev foi novamente bombardeada durante a noite. Foi o segundo maior ataque aéreo da Rússia desde a invasão total à Ucrânia. Morreram pelo menos 21 pessoas, incluindo quatro crianças, de acordo com as autoridades. Os edifícios da União Europeia e do British Council na cidade foram atingidos pelos ataques, o que levou a UE e o Reino Unido a convocarem os principais diplomatas russos. Entre os mortos encontram-se crianças de 2, 17 e 14 anos, segundo o chefe da Administração Militar da cidade de Kiev. A força aérea ucraniana afirmou que o Kremlin lançou 629 armas de ataque aéreo contra o país durante a noite, incluindo 598 drones e 31 mísseis. Yuriy Ihnat, chefe de comunicações da Força Aérea, disse à CNN que os foi “um dos maiores ataques combinados” contra o país. O ministério da Defesa da Rússia declarou que atacou “empresas do complexo militar-industrial e base...

Avião onde viajava Von der Leyen afetado por interferência de GPS da Rússia

 O GPS do avião onde viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi afetado por uma interferência que as autoridades suspeitam ser de origem russa, no domingo, forçando uma aterragem com mapas analógicos. Não é claro se o avião seria o alvo deliberado. A aeronave aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Plovdiv, no sul da Bulgária, sem ter de alterar a rota. "Podemos de facto confirmar que houve bloqueio do GPS", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, numa conferência de imprensa em Bruxelas. "Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que se deveu a uma interferência flagrante da Rússia". A região tem sofrido muitas destas atividades, afirmou o executivo comunitário, acrescentando que sancionou várias empresas que se acredita estarem envolvidas. O governo búlgaro confirmou o incidente. "Durante o voo que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para Plovdiv, o s...