Avançar para o conteúdo principal

Estação de hidrogénio explode na Noruega e leva Toyota e Hyundai a suspender carros

Há ainda muitos aficionados que acreditam que o futuro dos combustíveis automóveis são as células de combustível a hidrogénio. Contudo, ano após ano, os passos dados não têm sido assim tão seguros. Além disso, acidentes como o que aconteceu na Noruega, onde explodiu uma estação de carregamento de hidrogénio, só vêm acicatar mais as preocupações em volta desta tecnologia.

Este acontecimento levantou já sérias dúvidas na Toyota e na Hyundai. Será o fim do sonho do hidrogénio como combustível limpo?


Imagem estação de hidrogénio que explodiu na Noruega. Toyota e Hyundai já agiram

Toyota e Hyundai suspendem venda de veículos a hidrogénio na Noruega
Segundo informações, uma estação de reabastecimento de hidrogénio explodiu na Noruega na segunda-feira passada. Posteriormente, a empresa que opera a estação suspendeu a operação noutros locais devido à explosão.

Agora, a Toyota e a Hyundai estão a interromper as vendas de veículos movidos a célula de combustível no país. Assim, está lançada a dúvida: será o fim dos veículos movidos a célula de combustível a hidrogénio como alternativa de “emissão zero”?


Problema que levou à explosão ainda não foi identificado
A estação de hidrogénio Uno-X, em Sandvika, em Bærum, explodiu na segunda-feira. Como resultado, duas pessoas ficaram feridas. Estas encontravam-se num veículo próximo (que não era movido a este combustível). Segundo a polícia, a explosão foi forte o suficiente para ativar os airbags do veículo sem qualquer impacto.

A causa da explosão é atualmente desconhecida e a restante da rede de reabastecimento está a ser desativada.

Jon André Løkke, CEO da Nel Hydrogen, a empresa que opera estas estações de reabastecimento de hidrogénio, comentou:

É cedo demais para especular sobre a causa e o que correu mal. A nossa principal prioridade é a utilização segura das estações que entregamos. Como precaução, colocamos temporariamente dez outras estações em modo inativo, antecipando mais informações.

No país, esta era uma importante rede de fornecimento. Sem ela, marcas como a Toyota e a Hyundai anunciaram que estão temporariamente a suspender as vendas de veículos com célula de combustível.

Toyota não arrisca e até empresta carro de substituição
O gerente de informações da Toyota da Noruega, Espen Olsen, disse à imprensa local que suspenderam as vendas de carros deste combustível e emprestam aos proprietários outro carro gratuitamente enquanto os postos de abastecimento estão fechados.

Não sabemos exatamente o que aconteceu na unidade Uno-X, então não queremos especular. Contudo, paramos a venda até que tenhamos percebido o que aconteceu, e por razões práticas, já que não é possível abastecer agora.

Explicou Olsen.

Assim, todos os clientes que possuem o Mirai, podem entregar o carro na marca e receber, por empréstimo, um veículo que não é movido a hidrogénio.


Mas será o fim da aposta na célula de combustível a hidrogénio?



A Toyota insiste que este incidente não os levará a mudar a visão que têm para o segmento automóvel. Continuam a acreditar nos veículos de células de combustível a hidrogénio:

Isso não muda a nossa visão do hidrogénio, e é importante ressaltar que os carros movidos a hidrogénio são pelo menos tão seguros quanto os carros comuns. Os tanques de hidrogénio são tão robustos que pode atirar com uma arma sem os destruir.

A Hyundai, a única outra fabricante que entrega veículos com célula de combustível na Noruega, fez anúncios e declarações semelhantes.

Desta forma, este tipo de acontecimento pode tornar-se numa grande golpe para a tecnologia. No entanto, as outras tecnologias “concorrentes” também não estão a salvo de problemas, estão, contudo, é mais seguras em termos de implantação. Estas duas marcas são as mais preponderantes no que toca à aposta no hidrogénio como alternativa à utilização de veículos totalmente elétricos.

https://pplware.sapo.pt/motores/estacao-de-hidrogenio-explode-na-noruega-toyota-e-hyundai-param-vendas-de-carros-de-celula-de-combustivel/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di