Avançar para o conteúdo principal

Estação de hidrogénio explode na Noruega e leva Toyota e Hyundai a suspender carros

Há ainda muitos aficionados que acreditam que o futuro dos combustíveis automóveis são as células de combustível a hidrogénio. Contudo, ano após ano, os passos dados não têm sido assim tão seguros. Além disso, acidentes como o que aconteceu na Noruega, onde explodiu uma estação de carregamento de hidrogénio, só vêm acicatar mais as preocupações em volta desta tecnologia.

Este acontecimento levantou já sérias dúvidas na Toyota e na Hyundai. Será o fim do sonho do hidrogénio como combustível limpo?


Imagem estação de hidrogénio que explodiu na Noruega. Toyota e Hyundai já agiram

Toyota e Hyundai suspendem venda de veículos a hidrogénio na Noruega
Segundo informações, uma estação de reabastecimento de hidrogénio explodiu na Noruega na segunda-feira passada. Posteriormente, a empresa que opera a estação suspendeu a operação noutros locais devido à explosão.

Agora, a Toyota e a Hyundai estão a interromper as vendas de veículos movidos a célula de combustível no país. Assim, está lançada a dúvida: será o fim dos veículos movidos a célula de combustível a hidrogénio como alternativa de “emissão zero”?


Problema que levou à explosão ainda não foi identificado
A estação de hidrogénio Uno-X, em Sandvika, em Bærum, explodiu na segunda-feira. Como resultado, duas pessoas ficaram feridas. Estas encontravam-se num veículo próximo (que não era movido a este combustível). Segundo a polícia, a explosão foi forte o suficiente para ativar os airbags do veículo sem qualquer impacto.

A causa da explosão é atualmente desconhecida e a restante da rede de reabastecimento está a ser desativada.

Jon André Løkke, CEO da Nel Hydrogen, a empresa que opera estas estações de reabastecimento de hidrogénio, comentou:

É cedo demais para especular sobre a causa e o que correu mal. A nossa principal prioridade é a utilização segura das estações que entregamos. Como precaução, colocamos temporariamente dez outras estações em modo inativo, antecipando mais informações.

No país, esta era uma importante rede de fornecimento. Sem ela, marcas como a Toyota e a Hyundai anunciaram que estão temporariamente a suspender as vendas de veículos com célula de combustível.

Toyota não arrisca e até empresta carro de substituição
O gerente de informações da Toyota da Noruega, Espen Olsen, disse à imprensa local que suspenderam as vendas de carros deste combustível e emprestam aos proprietários outro carro gratuitamente enquanto os postos de abastecimento estão fechados.

Não sabemos exatamente o que aconteceu na unidade Uno-X, então não queremos especular. Contudo, paramos a venda até que tenhamos percebido o que aconteceu, e por razões práticas, já que não é possível abastecer agora.

Explicou Olsen.

Assim, todos os clientes que possuem o Mirai, podem entregar o carro na marca e receber, por empréstimo, um veículo que não é movido a hidrogénio.


Mas será o fim da aposta na célula de combustível a hidrogénio?



A Toyota insiste que este incidente não os levará a mudar a visão que têm para o segmento automóvel. Continuam a acreditar nos veículos de células de combustível a hidrogénio:

Isso não muda a nossa visão do hidrogénio, e é importante ressaltar que os carros movidos a hidrogénio são pelo menos tão seguros quanto os carros comuns. Os tanques de hidrogénio são tão robustos que pode atirar com uma arma sem os destruir.

A Hyundai, a única outra fabricante que entrega veículos com célula de combustível na Noruega, fez anúncios e declarações semelhantes.

Desta forma, este tipo de acontecimento pode tornar-se numa grande golpe para a tecnologia. No entanto, as outras tecnologias “concorrentes” também não estão a salvo de problemas, estão, contudo, é mais seguras em termos de implantação. Estas duas marcas são as mais preponderantes no que toca à aposta no hidrogénio como alternativa à utilização de veículos totalmente elétricos.

https://pplware.sapo.pt/motores/estacao-de-hidrogenio-explode-na-noruega-toyota-e-hyundai-param-vendas-de-carros-de-celula-de-combustivel/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Paguei 61€ por 350 quilómetros de autonomia - Mais caro que gasolina!

  Se há coisa que começo a detestar enquanto testo carros elétricos no meu dia-a-dia, é mesmo o facto de ser impossível perceber o que se vai pagar em cada posto, por muitas contas e simulações que se tente fazer. Aliás, há alguns meses atrás, já contei a história que na minha terra (Salvaterra de Magos), o mesmíssimo posto da terra ao lado (Benavente), é 1 cêntimo mais caro por minuto. O mesmo posto, a mesma energia e potência (11kW), e por isso o mesmo tempo de carregamento.  É mais caro, só porque sim. Até porque o munícipio “ofereceu” o terreno para o carregador. Tal e qual como na terra ao lado. Isto é algo que se repete em todo o lado, e que apesar de estar melhor, ainda é um problema sério para quem apenas quer carregar o seu veículo elétrico para evitar ficar a pé. 61€? Como? Pois bem, há pouco tempo andei a testar um Polestar 3, que tem uma bateria de grandes dimensões (100kWh). Fui dar uma volta a Lisboa para aproveitar as campanhas de Black Friday, e claro, decidi d...