Avançar para o conteúdo principal

Cofundador do Facebook diz que Libra entregará controle monetário a empresas



O Facebook anunciou oficialmente sua própria criptomoeda, a Libra, na terça-feira (18), mas a notícia ainda está dando o que falar. Na última semana, a França propôs uma força-tarefa do G7, bloco ecônomico internacional, para estudar como os bancos centrais de todo o mundo poderiam estabelecer regras de combate à lavagem de dinheiro desta nova forma de pagamento digital.

Agora, em editorial publicado pelo Financial Times, o cofundador do Facebook Chris Hughes – o mesmo que causou polêmica ao defender o desmembramento da empresa – disse que a criptomoedda Libra acabaria entregando grande parte do controle da política monetária de bancos centrais para as empresas privadas

"Se os reguladores globais não agirem agora, em breve poderá ser tarde demais", escreveu Hughes. Ele também afirmou que as corporações que supervisionariam a nova moeda colocariam seus interesses privados (lucros e influência) à frente dos interesses públicos.

Participe do nosso GRUPO DE CUPONS E DESCONTOS NO WHATSAPP e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Mark Zuckerberg e Chris Hughes na Universidade de Harvard em 2004. (Foto: Rick Friedman / The New York Times)
Nesta semana, o Facebook anunciou planos para lançar uma nova criptomoeda global chamada Libra, um esforço para expandir os pagamentos digitais. Em busca de viabilizar a Libra Association, uma entidade com sede em Genebra que administrará a nova moeda digital, o Facebook chegou a fechar parceria com 28 empresas, entre eles MasterCard, PayPal e Uber. A expectativa é de que o lançamento da moeda digital aconteça no primeiro semestre de 2020.

Depois do artigo de Hughes defendendo o desmembramento do Facebook, em maio, cresceu a pressão sob a empresa e suas práticas de compartilhamento de dados, bem como discurso de ódio e desinformação em suas redes. Candidatos democratas à presidência dos Estados Unidos defenderam publicamente o rompimento da empresa, bem como uma regulamentação federal sobre privacidade.

https://canaltech.com.br/criptomoedas/co-fundador-do-facebook-diz-que-libra-entregara-controle-monetario-a-empresas-142387/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di