Avançar para o conteúdo principal

Perdido no universo Marvel? É esta a ordem pela qual deve ver os filmes e as séries

Se apanhou agora a onda dos super-heróis, segure-se bem: há muitas (mesmo muitas) coisas para ver – e por ordem cronológica, como os verdadeiros fanáticos

Com a chegada do filme Vingadores: Guerra do Infinito prevista para finais deste ano, o Universo Cinematográfico Marvel (MCU) fará precisamente 10 anos. Com cada novo filme, surgiram novas interligações, sob a forma de easter eggs e referências dentro do próprio filme a outros filmes, histórias ou personagens do universo.

Como em qualquer bom universo, existem duas formas de assistir ao desenrolar do MCU: por ordem de saída e por ordem cronológica.

A maior parte das pessoas opta por seguir os eventos pela ordem em que são lançados ao público. Paraalém de ser mais conveniente, esta ordem vai ao encontro do ritmo proposto pelo produtor e jogamcom as cenas pós-créditos, que preparam o próximo filme que vai sair.

Se é esta a sua preferência, deve começar pelo Homem de Ferro e seguir para O Incrível Hulk, Homem de Ferro 2, Thor, Capitão América: O Primeiro Vingador, e terminar a primeira fase do MCU com Os Vingadores.

No entanto, alguns fãs - os mesmo a sério, principalmente - preferem ter uma noção cronológica dos acontecimentos. Ver os filmes por esta ordem pode ser, por vezes, um pouco confuso, visto não teremsido originalmente concebidos para ser assim apresentados. Mas o benefício de o fazer é óbvio: o universo é desenrolado história a história no tempo correto em que "aconteceram".

Posto isto, vamos ao que interessa: em baixo estão todas as peças do MCU por ordem cronológica - filmes, séries televisivas, produções da Netflix e até os one-shots, os mini-filmes que vêm como extra em alguns DVD.

FASE 1
A primeira fase do MCU introduz o universo das histórias e os principais personagens que as vão protagonizar. A ordem cronológica dos eventos é a seguinte:

Capitão América: O Primeiro Vingador
Agent Carter (temporadas 1 e 2)
Agent Carter (one-shot no DVD do Homem de Ferro 3)
Homem de Ferro
Homem de Ferro 2
O Incrível Hulk
O Consultor (one-shot no DVD do Thor)
Houve Algo Engraçado no Caminho do Martelo de Thor (one-shot no DVD Capitão América: O Primeiro Vingador)
Thor
Os Vingadores
Artigo 47 (one-shot no DVD de Os Vingadores)
FASE 2
A segunda fase começa após os eventos do filme Os Vingadores, depois da Batalha de Nova Iorque – em que Loki tenta conquistar a Terra com o exército alienígena de Chitauri. Aqui, são apresentados novos personagens e é explorada a queda da organização de super-heróis S.H.I.E.L.D.

Nesta fase, a ordem cronológica é quase coincidente com a ordem pela qual os produtos foram lançados - exceto o filme Guardiões da Galáxia Vol. 2, que foi lançado na fase três mas cujas ações se passam imediatamente a seguir ao primeiro Guardiões da Galáxia.

Passemos à ordem cronológica:

Homem de Ferro 3
Saúdem o Rei (one-shot no DVD Thor: O Mundo das Trevas)
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 1, episódios 1-7)
Thor: O Mundo das Trevas
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 1, episódios 8-16)
Capitão América: O Soldado do Inverno
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 1, episódios 17-22)
Guardiões da Galáxia
Guardiões da Galáxia Vol. 2
Demolidor (temporada 1)
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 2, episódios 1-19)
Vingadores: A Era de Ultron
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 2, episódios 20-22)
Homem-Formiga
Jessica Jones (temporada 1)
Demolidor (temporada 2)
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 3, episódios 1-19)
FASE 3
Se conseguiu chegar tão longe, parabéns. Para já, só tem mais uma fase de MCU pela frente.

A terceira fase relata os tempos de discórdia vividos após o ataque de Ultron ao planeta Terra – um vilão criado a partir de inteligência artificial que tentou extinguir a humanidade. Nesta fase, a opinião pública relativa aos super-heróis divide-se, o que leva os Vingadores a fragmentarem-se.

Seguir a cronologia desta fase não é pera doce. Por exemplo, a história do filme Doutor Estranho começa antes de Capitão América: Guerra Civil, mas termina depois deste. Ao mesmo tempo, a websérie Agents of S.H.I.E.L.D.: Slingshot retrata uma série de flashbacks e a quinta temporada de Agents of S.H.I.E.L.D. faz uso de viagens no tempo.

Os filmes Homem-Aranha: Regresso a Casa e Pantera Negra procedem imediatamente os eventos de Capitão América: Guerra Civil, enquanto que Thor: Ragnarok e Pantera Negra antecedem diretamente o ainda por estrear Vingadores: Guerra do Infinito.

Prossigamos então à última - e mais contorcida – volta, organizada da forma mais compreensível possível:

Capitão América: Guerra Civil
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 3, episódios 20-22)
Luke Cage (temporada 1)
Doutor Estranho
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 4, episódios 1-8)
Agents of S.H.I.E.L.D.: Slingshot (websérie)
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 4, episódios 9-22)
Punho de Ferro (temporada 1)
Os Defensores (temporada 1)
Homem-Aranha: Regresso a Casa
O Justiceiro (temporada 1)
Inhumans (temporada 1)
Thor: Ragnarok
Fugitivos (temporada 1)
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 5, episódios 1-10)
Pantera Negra
Parabéns, chegou finalmente ao fim da história do MCU até à data. Se viu todos os títulos anunciados acima perdeu – ou ganhou – quase 9 dias da sua vida com a Marvel. Mas não desanime, ainda há mais para vir:

No que toca a filmes, podemos contar com Vingadores: Guerra do Infinito, Homem-Formiga e a Vespa, Capitão Marvel, a quarta instalação de Vingadores ainda sem título, Homem-Aranha: Regresso a Casa 2 e Guardiões da Galáxia Vol. 3.

Já nas séries, sairão as próximas temporadas de Jessica Jones, Luke Cage, Demolidor, O Justiceiro e Punho de Ferro, assim como resto da quinta temporada de Agents of S.H.I.E.L.D. Estão também agendados os lançamentos de duas novas séries, Cloak & Dagger e New Warriors.

http://visao.sapo.pt/actualidade/cultura/2018-02-17-Perdido-no-universo-Marvel--E-esta-a-ordem-pela-qual-deve-ver-os-filmes-e-as-series

Comentários

Notícias mais vistas:

Está farto de chamadas comerciais ‘spam’? Decore estas três frases ‘mágicas’ que o podem safar

 As chamadas comerciais, muitas vezes referidas como chamadas spam, são aquelas em que empresas contactam os consumidores para tentar vender produtos ou serviços. Estas chamadas tornaram-se uma das maiores fontes de irritação para os utilizadores, principalmente porque, na maioria das vezes, os produtos oferecidos não são do interesse de quem atende. Além disso, essas chamadas tendem a acontecer nos momentos mais inconvenientes, como quando acabamos de fechar os olhos para uma sesta ou enquanto estamos a pagar as compras no supermercado. Pior ainda, não se trata apenas de uma única chamada por dia; há casos em que os consumidores recebem várias dessas chamadas indesejadas em poucas horas, o que aumenta o nível de frustração. Com o crescimento da cibercriminalidade, as chamadas telefónicas tornaram-se também uma via popular para fraudes, o que faz com que os consumidores queiram eliminar este tipo de contactos para evitar confusões entre chamadas legítimas e tentativas de burla. Ape...

Os professores

 As últimas semanas têm sido agitadas nas escolas do ensino público, fruto das diversas greves desencadeadas por uma percentagem bastante elevada da classe de docentes. Várias têm sido as causas da contestação, nomeadamente o congelamento do tempo de serviço, o sistema de quotas para progressão na carreira e a baixa remuneração, mas há uma que é particularmente grave e sintomática da descredibilização do ensino pelo qual o Estado é o primeiro responsável, e que tem a ver com a gradual falta de autoridade dos professores. A minha geração cresceu a ter no professor uma referência, respeitando-o e temendo-o, consciente de que os nossos deslizes, tanto ao nível do estudo como do comportamento, teriam consequências bem gravosas na nossa progressão nos anos escolares. Hoje, os alunos, numa maioria demasiado considerável, não evidenciam qualquer tipo de respeito e deferência pelo seu professor e não acatam a sua autoridade, enfrentando-o sem nenhum receio. Esta realidade é uma das princip...

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...