Avançar para o conteúdo principal

Perdido no universo Marvel? É esta a ordem pela qual deve ver os filmes e as séries

Se apanhou agora a onda dos super-heróis, segure-se bem: há muitas (mesmo muitas) coisas para ver – e por ordem cronológica, como os verdadeiros fanáticos

Com a chegada do filme Vingadores: Guerra do Infinito prevista para finais deste ano, o Universo Cinematográfico Marvel (MCU) fará precisamente 10 anos. Com cada novo filme, surgiram novas interligações, sob a forma de easter eggs e referências dentro do próprio filme a outros filmes, histórias ou personagens do universo.

Como em qualquer bom universo, existem duas formas de assistir ao desenrolar do MCU: por ordem de saída e por ordem cronológica.

A maior parte das pessoas opta por seguir os eventos pela ordem em que são lançados ao público. Paraalém de ser mais conveniente, esta ordem vai ao encontro do ritmo proposto pelo produtor e jogamcom as cenas pós-créditos, que preparam o próximo filme que vai sair.

Se é esta a sua preferência, deve começar pelo Homem de Ferro e seguir para O Incrível Hulk, Homem de Ferro 2, Thor, Capitão América: O Primeiro Vingador, e terminar a primeira fase do MCU com Os Vingadores.

No entanto, alguns fãs - os mesmo a sério, principalmente - preferem ter uma noção cronológica dos acontecimentos. Ver os filmes por esta ordem pode ser, por vezes, um pouco confuso, visto não teremsido originalmente concebidos para ser assim apresentados. Mas o benefício de o fazer é óbvio: o universo é desenrolado história a história no tempo correto em que "aconteceram".

Posto isto, vamos ao que interessa: em baixo estão todas as peças do MCU por ordem cronológica - filmes, séries televisivas, produções da Netflix e até os one-shots, os mini-filmes que vêm como extra em alguns DVD.

FASE 1
A primeira fase do MCU introduz o universo das histórias e os principais personagens que as vão protagonizar. A ordem cronológica dos eventos é a seguinte:

Capitão América: O Primeiro Vingador
Agent Carter (temporadas 1 e 2)
Agent Carter (one-shot no DVD do Homem de Ferro 3)
Homem de Ferro
Homem de Ferro 2
O Incrível Hulk
O Consultor (one-shot no DVD do Thor)
Houve Algo Engraçado no Caminho do Martelo de Thor (one-shot no DVD Capitão América: O Primeiro Vingador)
Thor
Os Vingadores
Artigo 47 (one-shot no DVD de Os Vingadores)
FASE 2
A segunda fase começa após os eventos do filme Os Vingadores, depois da Batalha de Nova Iorque – em que Loki tenta conquistar a Terra com o exército alienígena de Chitauri. Aqui, são apresentados novos personagens e é explorada a queda da organização de super-heróis S.H.I.E.L.D.

Nesta fase, a ordem cronológica é quase coincidente com a ordem pela qual os produtos foram lançados - exceto o filme Guardiões da Galáxia Vol. 2, que foi lançado na fase três mas cujas ações se passam imediatamente a seguir ao primeiro Guardiões da Galáxia.

Passemos à ordem cronológica:

Homem de Ferro 3
Saúdem o Rei (one-shot no DVD Thor: O Mundo das Trevas)
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 1, episódios 1-7)
Thor: O Mundo das Trevas
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 1, episódios 8-16)
Capitão América: O Soldado do Inverno
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 1, episódios 17-22)
Guardiões da Galáxia
Guardiões da Galáxia Vol. 2
Demolidor (temporada 1)
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 2, episódios 1-19)
Vingadores: A Era de Ultron
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 2, episódios 20-22)
Homem-Formiga
Jessica Jones (temporada 1)
Demolidor (temporada 2)
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 3, episódios 1-19)
FASE 3
Se conseguiu chegar tão longe, parabéns. Para já, só tem mais uma fase de MCU pela frente.

A terceira fase relata os tempos de discórdia vividos após o ataque de Ultron ao planeta Terra – um vilão criado a partir de inteligência artificial que tentou extinguir a humanidade. Nesta fase, a opinião pública relativa aos super-heróis divide-se, o que leva os Vingadores a fragmentarem-se.

Seguir a cronologia desta fase não é pera doce. Por exemplo, a história do filme Doutor Estranho começa antes de Capitão América: Guerra Civil, mas termina depois deste. Ao mesmo tempo, a websérie Agents of S.H.I.E.L.D.: Slingshot retrata uma série de flashbacks e a quinta temporada de Agents of S.H.I.E.L.D. faz uso de viagens no tempo.

Os filmes Homem-Aranha: Regresso a Casa e Pantera Negra procedem imediatamente os eventos de Capitão América: Guerra Civil, enquanto que Thor: Ragnarok e Pantera Negra antecedem diretamente o ainda por estrear Vingadores: Guerra do Infinito.

Prossigamos então à última - e mais contorcida – volta, organizada da forma mais compreensível possível:

Capitão América: Guerra Civil
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 3, episódios 20-22)
Luke Cage (temporada 1)
Doutor Estranho
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 4, episódios 1-8)
Agents of S.H.I.E.L.D.: Slingshot (websérie)
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 4, episódios 9-22)
Punho de Ferro (temporada 1)
Os Defensores (temporada 1)
Homem-Aranha: Regresso a Casa
O Justiceiro (temporada 1)
Inhumans (temporada 1)
Thor: Ragnarok
Fugitivos (temporada 1)
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 5, episódios 1-10)
Pantera Negra
Parabéns, chegou finalmente ao fim da história do MCU até à data. Se viu todos os títulos anunciados acima perdeu – ou ganhou – quase 9 dias da sua vida com a Marvel. Mas não desanime, ainda há mais para vir:

No que toca a filmes, podemos contar com Vingadores: Guerra do Infinito, Homem-Formiga e a Vespa, Capitão Marvel, a quarta instalação de Vingadores ainda sem título, Homem-Aranha: Regresso a Casa 2 e Guardiões da Galáxia Vol. 3.

Já nas séries, sairão as próximas temporadas de Jessica Jones, Luke Cage, Demolidor, O Justiceiro e Punho de Ferro, assim como resto da quinta temporada de Agents of S.H.I.E.L.D. Estão também agendados os lançamentos de duas novas séries, Cloak & Dagger e New Warriors.

http://visao.sapo.pt/actualidade/cultura/2018-02-17-Perdido-no-universo-Marvel--E-esta-a-ordem-pela-qual-deve-ver-os-filmes-e-as-series

Comentários

Notícias mais vistas:

EUA criticam prisão domiciliária de Bolsonaro e ameaçam responsabilizar envolvidos

 Numa ação imediatamente condenada pelos Estados Unidos, um juiz do Supremo Tribunal do Brasil ordenou a prisão domiciliária de Jair Bolsonaro por violação das "medidas preventivas" impostas antes do seu julgamento por uma alegada tentativa de golpe de Estado. Os EUA afirmam que o juiz está a tentar "silenciar a oposição", uma vez que o ex-presidente é acusado de violar a proibição imposta por receios de que possa fugir antes de se sentar no banco dos réus. Numa nota divulgada nas redes sociais, o Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos Estados Unidos recorda que, apesar do juiz Alexandre de Morais "já ter sido sancionado pelos Estados Unidos por violações de direitos humanos, continua a usar as instituições brasileiras para silenciar a oposição e ameaçar a democracia". Os Estados Unidos consideram que "impor ainda mais restrições à capacidade de Jair Bolsonaro de se defender publicamente não é um serviço público...

Aníbal Cavaco Silva

Diogo agostinho  Num país que está sem rumo, sem visão e sem estratégia, é bom recordar quem já teve essa capacidade aliada a outra, que não se consegue adquirir, a liderança. Com uma pandemia às costas, e um país político-mediático entretido a debater linhas vermelhas, o que vemos são medidas sem grande coerência e um rumo nada perceptível. No meio do caos, importa relembrar Aníbal Cavaco Silva. O político mais bem-sucedido eleitoralmente no Portugal democrático. Quatro vezes com mais de 50% dos votos, em tempos de poucas preocupações com a abstenção, deve querer dizer algo, apesar de hoje não ser muito popular elogiar Cavaco Silva. Penso que é, sem dúvida, um dos grandes nomes da nossa Democracia. Nem sempre concordei com tudo. É assim a vida, é quase impossível fazer tudo bem. Penso que tem responsabilidade na ascensão de António Guterres e José Sócrates ao cargo de Primeiro-Ministro, com enormes prejuízos económicos, financeiros e políticos para o país. Mas isso são outras ques...

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...