Avançar para o conteúdo principal

Perdido no universo Marvel? É esta a ordem pela qual deve ver os filmes e as séries

Se apanhou agora a onda dos super-heróis, segure-se bem: há muitas (mesmo muitas) coisas para ver – e por ordem cronológica, como os verdadeiros fanáticos

Com a chegada do filme Vingadores: Guerra do Infinito prevista para finais deste ano, o Universo Cinematográfico Marvel (MCU) fará precisamente 10 anos. Com cada novo filme, surgiram novas interligações, sob a forma de easter eggs e referências dentro do próprio filme a outros filmes, histórias ou personagens do universo.

Como em qualquer bom universo, existem duas formas de assistir ao desenrolar do MCU: por ordem de saída e por ordem cronológica.

A maior parte das pessoas opta por seguir os eventos pela ordem em que são lançados ao público. Paraalém de ser mais conveniente, esta ordem vai ao encontro do ritmo proposto pelo produtor e jogamcom as cenas pós-créditos, que preparam o próximo filme que vai sair.

Se é esta a sua preferência, deve começar pelo Homem de Ferro e seguir para O Incrível Hulk, Homem de Ferro 2, Thor, Capitão América: O Primeiro Vingador, e terminar a primeira fase do MCU com Os Vingadores.

No entanto, alguns fãs - os mesmo a sério, principalmente - preferem ter uma noção cronológica dos acontecimentos. Ver os filmes por esta ordem pode ser, por vezes, um pouco confuso, visto não teremsido originalmente concebidos para ser assim apresentados. Mas o benefício de o fazer é óbvio: o universo é desenrolado história a história no tempo correto em que "aconteceram".

Posto isto, vamos ao que interessa: em baixo estão todas as peças do MCU por ordem cronológica - filmes, séries televisivas, produções da Netflix e até os one-shots, os mini-filmes que vêm como extra em alguns DVD.

FASE 1
A primeira fase do MCU introduz o universo das histórias e os principais personagens que as vão protagonizar. A ordem cronológica dos eventos é a seguinte:

Capitão América: O Primeiro Vingador
Agent Carter (temporadas 1 e 2)
Agent Carter (one-shot no DVD do Homem de Ferro 3)
Homem de Ferro
Homem de Ferro 2
O Incrível Hulk
O Consultor (one-shot no DVD do Thor)
Houve Algo Engraçado no Caminho do Martelo de Thor (one-shot no DVD Capitão América: O Primeiro Vingador)
Thor
Os Vingadores
Artigo 47 (one-shot no DVD de Os Vingadores)
FASE 2
A segunda fase começa após os eventos do filme Os Vingadores, depois da Batalha de Nova Iorque – em que Loki tenta conquistar a Terra com o exército alienígena de Chitauri. Aqui, são apresentados novos personagens e é explorada a queda da organização de super-heróis S.H.I.E.L.D.

Nesta fase, a ordem cronológica é quase coincidente com a ordem pela qual os produtos foram lançados - exceto o filme Guardiões da Galáxia Vol. 2, que foi lançado na fase três mas cujas ações se passam imediatamente a seguir ao primeiro Guardiões da Galáxia.

Passemos à ordem cronológica:

Homem de Ferro 3
Saúdem o Rei (one-shot no DVD Thor: O Mundo das Trevas)
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 1, episódios 1-7)
Thor: O Mundo das Trevas
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 1, episódios 8-16)
Capitão América: O Soldado do Inverno
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 1, episódios 17-22)
Guardiões da Galáxia
Guardiões da Galáxia Vol. 2
Demolidor (temporada 1)
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 2, episódios 1-19)
Vingadores: A Era de Ultron
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 2, episódios 20-22)
Homem-Formiga
Jessica Jones (temporada 1)
Demolidor (temporada 2)
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 3, episódios 1-19)
FASE 3
Se conseguiu chegar tão longe, parabéns. Para já, só tem mais uma fase de MCU pela frente.

A terceira fase relata os tempos de discórdia vividos após o ataque de Ultron ao planeta Terra – um vilão criado a partir de inteligência artificial que tentou extinguir a humanidade. Nesta fase, a opinião pública relativa aos super-heróis divide-se, o que leva os Vingadores a fragmentarem-se.

Seguir a cronologia desta fase não é pera doce. Por exemplo, a história do filme Doutor Estranho começa antes de Capitão América: Guerra Civil, mas termina depois deste. Ao mesmo tempo, a websérie Agents of S.H.I.E.L.D.: Slingshot retrata uma série de flashbacks e a quinta temporada de Agents of S.H.I.E.L.D. faz uso de viagens no tempo.

Os filmes Homem-Aranha: Regresso a Casa e Pantera Negra procedem imediatamente os eventos de Capitão América: Guerra Civil, enquanto que Thor: Ragnarok e Pantera Negra antecedem diretamente o ainda por estrear Vingadores: Guerra do Infinito.

Prossigamos então à última - e mais contorcida – volta, organizada da forma mais compreensível possível:

Capitão América: Guerra Civil
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 3, episódios 20-22)
Luke Cage (temporada 1)
Doutor Estranho
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 4, episódios 1-8)
Agents of S.H.I.E.L.D.: Slingshot (websérie)
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 4, episódios 9-22)
Punho de Ferro (temporada 1)
Os Defensores (temporada 1)
Homem-Aranha: Regresso a Casa
O Justiceiro (temporada 1)
Inhumans (temporada 1)
Thor: Ragnarok
Fugitivos (temporada 1)
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 5, episódios 1-10)
Pantera Negra
Parabéns, chegou finalmente ao fim da história do MCU até à data. Se viu todos os títulos anunciados acima perdeu – ou ganhou – quase 9 dias da sua vida com a Marvel. Mas não desanime, ainda há mais para vir:

No que toca a filmes, podemos contar com Vingadores: Guerra do Infinito, Homem-Formiga e a Vespa, Capitão Marvel, a quarta instalação de Vingadores ainda sem título, Homem-Aranha: Regresso a Casa 2 e Guardiões da Galáxia Vol. 3.

Já nas séries, sairão as próximas temporadas de Jessica Jones, Luke Cage, Demolidor, O Justiceiro e Punho de Ferro, assim como resto da quinta temporada de Agents of S.H.I.E.L.D. Estão também agendados os lançamentos de duas novas séries, Cloak & Dagger e New Warriors.

http://visao.sapo.pt/actualidade/cultura/2018-02-17-Perdido-no-universo-Marvel--E-esta-a-ordem-pela-qual-deve-ver-os-filmes-e-as-series

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di