Avançar para o conteúdo principal

Perdido no universo Marvel? É esta a ordem pela qual deve ver os filmes e as séries

Se apanhou agora a onda dos super-heróis, segure-se bem: há muitas (mesmo muitas) coisas para ver – e por ordem cronológica, como os verdadeiros fanáticos

Com a chegada do filme Vingadores: Guerra do Infinito prevista para finais deste ano, o Universo Cinematográfico Marvel (MCU) fará precisamente 10 anos. Com cada novo filme, surgiram novas interligações, sob a forma de easter eggs e referências dentro do próprio filme a outros filmes, histórias ou personagens do universo.

Como em qualquer bom universo, existem duas formas de assistir ao desenrolar do MCU: por ordem de saída e por ordem cronológica.

A maior parte das pessoas opta por seguir os eventos pela ordem em que são lançados ao público. Paraalém de ser mais conveniente, esta ordem vai ao encontro do ritmo proposto pelo produtor e jogamcom as cenas pós-créditos, que preparam o próximo filme que vai sair.

Se é esta a sua preferência, deve começar pelo Homem de Ferro e seguir para O Incrível Hulk, Homem de Ferro 2, Thor, Capitão América: O Primeiro Vingador, e terminar a primeira fase do MCU com Os Vingadores.

No entanto, alguns fãs - os mesmo a sério, principalmente - preferem ter uma noção cronológica dos acontecimentos. Ver os filmes por esta ordem pode ser, por vezes, um pouco confuso, visto não teremsido originalmente concebidos para ser assim apresentados. Mas o benefício de o fazer é óbvio: o universo é desenrolado história a história no tempo correto em que "aconteceram".

Posto isto, vamos ao que interessa: em baixo estão todas as peças do MCU por ordem cronológica - filmes, séries televisivas, produções da Netflix e até os one-shots, os mini-filmes que vêm como extra em alguns DVD.

FASE 1
A primeira fase do MCU introduz o universo das histórias e os principais personagens que as vão protagonizar. A ordem cronológica dos eventos é a seguinte:

Capitão América: O Primeiro Vingador
Agent Carter (temporadas 1 e 2)
Agent Carter (one-shot no DVD do Homem de Ferro 3)
Homem de Ferro
Homem de Ferro 2
O Incrível Hulk
O Consultor (one-shot no DVD do Thor)
Houve Algo Engraçado no Caminho do Martelo de Thor (one-shot no DVD Capitão América: O Primeiro Vingador)
Thor
Os Vingadores
Artigo 47 (one-shot no DVD de Os Vingadores)
FASE 2
A segunda fase começa após os eventos do filme Os Vingadores, depois da Batalha de Nova Iorque – em que Loki tenta conquistar a Terra com o exército alienígena de Chitauri. Aqui, são apresentados novos personagens e é explorada a queda da organização de super-heróis S.H.I.E.L.D.

Nesta fase, a ordem cronológica é quase coincidente com a ordem pela qual os produtos foram lançados - exceto o filme Guardiões da Galáxia Vol. 2, que foi lançado na fase três mas cujas ações se passam imediatamente a seguir ao primeiro Guardiões da Galáxia.

Passemos à ordem cronológica:

Homem de Ferro 3
Saúdem o Rei (one-shot no DVD Thor: O Mundo das Trevas)
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 1, episódios 1-7)
Thor: O Mundo das Trevas
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 1, episódios 8-16)
Capitão América: O Soldado do Inverno
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 1, episódios 17-22)
Guardiões da Galáxia
Guardiões da Galáxia Vol. 2
Demolidor (temporada 1)
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 2, episódios 1-19)
Vingadores: A Era de Ultron
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 2, episódios 20-22)
Homem-Formiga
Jessica Jones (temporada 1)
Demolidor (temporada 2)
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 3, episódios 1-19)
FASE 3
Se conseguiu chegar tão longe, parabéns. Para já, só tem mais uma fase de MCU pela frente.

A terceira fase relata os tempos de discórdia vividos após o ataque de Ultron ao planeta Terra – um vilão criado a partir de inteligência artificial que tentou extinguir a humanidade. Nesta fase, a opinião pública relativa aos super-heróis divide-se, o que leva os Vingadores a fragmentarem-se.

Seguir a cronologia desta fase não é pera doce. Por exemplo, a história do filme Doutor Estranho começa antes de Capitão América: Guerra Civil, mas termina depois deste. Ao mesmo tempo, a websérie Agents of S.H.I.E.L.D.: Slingshot retrata uma série de flashbacks e a quinta temporada de Agents of S.H.I.E.L.D. faz uso de viagens no tempo.

Os filmes Homem-Aranha: Regresso a Casa e Pantera Negra procedem imediatamente os eventos de Capitão América: Guerra Civil, enquanto que Thor: Ragnarok e Pantera Negra antecedem diretamente o ainda por estrear Vingadores: Guerra do Infinito.

Prossigamos então à última - e mais contorcida – volta, organizada da forma mais compreensível possível:

Capitão América: Guerra Civil
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 3, episódios 20-22)
Luke Cage (temporada 1)
Doutor Estranho
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 4, episódios 1-8)
Agents of S.H.I.E.L.D.: Slingshot (websérie)
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 4, episódios 9-22)
Punho de Ferro (temporada 1)
Os Defensores (temporada 1)
Homem-Aranha: Regresso a Casa
O Justiceiro (temporada 1)
Inhumans (temporada 1)
Thor: Ragnarok
Fugitivos (temporada 1)
Agents of S.H.I.E.L.D. (temporada 5, episódios 1-10)
Pantera Negra
Parabéns, chegou finalmente ao fim da história do MCU até à data. Se viu todos os títulos anunciados acima perdeu – ou ganhou – quase 9 dias da sua vida com a Marvel. Mas não desanime, ainda há mais para vir:

No que toca a filmes, podemos contar com Vingadores: Guerra do Infinito, Homem-Formiga e a Vespa, Capitão Marvel, a quarta instalação de Vingadores ainda sem título, Homem-Aranha: Regresso a Casa 2 e Guardiões da Galáxia Vol. 3.

Já nas séries, sairão as próximas temporadas de Jessica Jones, Luke Cage, Demolidor, O Justiceiro e Punho de Ferro, assim como resto da quinta temporada de Agents of S.H.I.E.L.D. Estão também agendados os lançamentos de duas novas séries, Cloak & Dagger e New Warriors.

http://visao.sapo.pt/actualidade/cultura/2018-02-17-Perdido-no-universo-Marvel--E-esta-a-ordem-pela-qual-deve-ver-os-filmes-e-as-series

Comentários

Notícias mais vistas:

Arrendamento. Senhorio pode dar preferência a inquilino português?

  Segundo a DECO PROteste, o "direito à habitação está consagrado na Constituição Portuguesa" e a "lei do arrendamento define que nenhum inquilino pode ser discriminado no acesso ao arrendamento" por este motivo. N ão,  um senhorio não pode dar preferência a inquilino português , porque o direito à habitação está consagrado na Constituição, esclarece a  DECO PROteste .    " Não. O direito à habitação está consagrado na Constituição Portuguesa. A lei do arrendamento define que nenhum inquilino pode ser discriminado no acesso ao arrendamento por motivos de sexo, ascendência ou origem étnica, língua, território de origem, nacionalidade, religião, crença, convicções políticas ou ideológicas, género, orientação sexual, idade ou deficiência ", adianta a organização de defesa do consumidor.  Mais: "Os  anúncios de imóveis para arrendamento não podem conter qualquer restrição, especificação ou preferência baseada em categorias discriminatórias ".  Arrend...

Há um remédio antigo que pode proteger os cérebros da doença de Alzheimer

 Numa nova e importante descoberta, que já dura há quase uma década, investigadores da Harvard Medical School dizem ter encontrado uma chave que pode desvendar muitos dos mistérios da doença de Alzheimer e do envelhecimento do cérebro - o humilde metal lítio. O lítio é mais conhecido pela medicina como um estabilizador de humor administrado a pessoas com perturbação bipolar e depressão. Foi aprovado pelo regulador norte-americano, a Food and Drug Administration, em 1970, mas foi utilizado pelos médicos para tratar perturbações do humor quase um século antes. Agora, pela primeira vez, os investigadores demonstraram que o lítio está naturalmente presente no organismo em pequenas quantidades e que as células necessitam dele para funcionar normalmente - tal como a vitamina C ou o ferro. Parece também desempenhar um papel fundamental na manutenção da saúde do cérebro. Numa série de experiências publicadas recentemente na revista Nature, os investigadores das universidades norte-american...

O erro de usar dois monitores que pode fazer mais mal do que bem

 Nos últimos anos, tornou-se quase moda ver setups com dois monitores tanto em escritórios modernos como em secretárias de gamers e freelancers. A promessa parece irresistível: mais espaço para trabalhar, mais produtividade e menos tempo perdido a alternar entre janelas. Mas e se eu te dissesse que usar dois monitores pode estar a sabotar a tua concentração, a tua postura e até a tua saúde sem te dares conta? Sim, aquilo que muitos consideram um upgrade pode, na verdade, ser um erro silencioso que faz mais mal do que bem. O mito da produtividade com dois monitores É verdade que alguns estudos mostram ganhos de produtividade quando se utilizam dois monitores. A lógica é simples: um ecrã para a tarefa principal e outro para referências, e-mails ou comunicações. Parece perfeito… até olhares mais de perto para a realidade. Com dois monitores, também ganhas: Mais distrações: quantas vezes abres o segundo ecrã “só para espreitar” o e-mail, as redes sociais ou o chat? A tentação está semp...